dcsimg

Cuidados ao contratar um seguro pirata

Talvez você não saiba, mas existem muitas empresas no mercado que oferecem “proteção veicular” como seguro auto, essa prática chama seguro pirata e deve ser evitada.

Há alguns anos tornou-se público uma fraude que há muito tempo vem levando o dinheiro de pessoas honestas que buscam se proteger de possíveis prejuízos, o conhecido seguro pirata.

Empresas que dizem oferecer proteção veicular, vendendo o serviço como se esse fosse um tradicional seguro veicular, e não garante proteção nenhuma, muito menos possibilidades de reembolso em casos de sinistros com perda total.

A SUSEP, órgão responsável pela regulamentação de todos os seguros nacionais, vem identificando e multando diversas empresas que oferecem esse serviço fraudulento, no entanto, ainda existem muitas delas em atividade no mercado.

Por isso, saber como identificá-las é fundamental. Pensando nisso, criamos esse artigo, com todos os cuidados que se deve ter ao contratar o seguro pirata, acompanhe e entenda melhor.

Cuidados ao contratar um seguro pirata

Como reconhecer uma empresa de seguro pirata

Uma maneira fácil de reconhecer esse tipo de empresa é verificando o funcionamento interno dela. Geralmente elas são empresas que possuem CNPJ, mas trabalham como cooperativas. Ou seja, formam grupos de clientes que seguem pagando suas parcelas normalmente, e juntam o dinheiro dessas mensalidades para cobrir eventuais sinistros que venha a acontecer.

De acordo com estimativas feitas pela SUSEP, apenas no ano de 2016, mais de um milhão de pessoas, em todo o território nacional, contratou esse tipo de serviço. E certamente a grande maioria dessas pessoas, fez essa contratação achando se tratar de um serviço sério.

Principal problema em aderir a um seguro pirata

O maior dos problemas em contratar os serviços de um seguro pirata, está relacionado às indenizações. A maioria dos clientes desse tipo de empresa, passa meses esperando para receber suas indenizações em casos de sinistro por perda total. E a maioria desses clientes nem mesmo chegam a receber algum valor.

Entenda a diferença em seguro veicular e o seguro pirata

O seguro pirata, não é a mesma coisa que o seguro veicular. Apesar das coberturas e serviços oferecidos serem semelhantes, a proteção veicular não possui nenhuma regulamentação que garanta a prestação dos serviços oferecidos pela empresa.

Geralmente os valores oferecidos por essas empresas são muito mais baixos que os valores de seguros autos reais, sendo que existem casos onde essa economia chega a 70%.

Outra diferença importante que merece ser mencionada, é quando o cliente contrata uma apólice de seguro auto, ele transfere toda a responsabilidade em relação aos riscos corridos com o veículo, para a empresa. Já no seguro pirata, não é assim que funciona. Quando você contrata esse tipo de serviço, assina um contrato baseado no mutualismo, que diz que, caso algum dano ou sinistro aconteça com seu veículo, todo o risco será compartilhado com os outros associados da cooperativa.

Por isso, fique atento ao pesquisar e contratar serviços como o seguro de carros. Pesquise bem a reputação da empresa antes de sair assinando qualquer contrato, apenas motivado pelos preços baixos. Busque saber se aquela empresa realmente possui bons índices em seus clientes!

Leia mais artigos sobre:

Comentários

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário