Topo

15 conselhos de um corretor para economizar no seguro auto

Economizar no seguro auto pode ser fácil desde que se tenham as orientações corretas. Quer conhecer algumas dessas orientações? Então fique atento aos 15 conselhos de um corretor que eu separei para garantir mais economia.

Atuando como corretor há muitos anos, é comum as pessoas me procurarem para fazer um seguro auto, no entanto, todas elas chegam sempre com o mesmo pedido: “Dê um jeitinho para ficar mais barato”.

Esse pedido é absolutamente comum, afinal, todo mundo quer ter um carro e pagar pouco para conseguir mantê-lo, mas infelizmente, dependendo dos pedidos, às vezes é quase impossível conseguir o valor que o cliente quer.

O seguroauto.org deseja que você adquira o melhor seguro para o seu carro. Veja como!

Mas perceba que eu disse ‘quase impossível’, isso porque existem algumas dicas muito úteis para economizar no seguro auto.

Não acredita? Então fique atento a este artigo, pois mostrarei aqui os 15 conselhos mais valiosos para economizar no seguro auto.

Todo esses foram adquiridos através de anos de experiência, portanto fique atento, não é sempre que vemos esses conselhos por aí.

10 conselhos de um corretor para economizar no seguro auto
Imagem: Getty

15 conselhos de um corretor para economizar no seguro auto

  1. Saiba escolher o corretor certo

Não querendo fazer autopromoção e nem dizer que sou o melhor, mas existem muitos corretores por aí que querem apenas ganhar dinheiro e não pensam no cliente.

A primeira coisa é verificar se ele é credenciado junto à SUSEP.

Para saber se ele é credenciado e trabalha seguindo as regras necessárias é simples, basta acessar o site da SUSEP e realizar a pesquisa.

Caso não seja, fuja dele, pois com certeza só te colocará em enrascadas.

Observe também se o profissional está interessado no que você precisa.

Alguns ficam empurrando um monte de cobertura que você não vai usar.

Não se esqueça de se certificar que ele sabe bem o que está te oferecendo e se te passou todas as informações.

Se ficar com alguma dúvida, pergunte sempre, mesmo que isso seja com bastante frequência.

Nada de ter vergonha de perguntar.

É lógico que não vale abusar (alguns clientes abusam da nossa boa vontade e, nem sempre a culpa é do profissional).

Simule o preço do seu seguro auto em nosso formulário.

Mas se o corretor acha ruim quando você pergunta, pode ser sinal de que ele não é um profissional muito adequado e que poderá não ser muito útil quando você precisar de ajuda com seu seguro.

  1. Faça diversas simulações

Acho bem improvável que com a atual economia as pessoas ainda compram sem pesquisar preço, a não ser, claro, que elas sejam milionárias e não liguem para o dinheiro.

Se esse for seu caso, me ensine como gastar dinheiro sem se preocupar com as finanças que eu até paro de trabalhar, mas acredito que não seja seu perfil, pois, se fosse você não estaria lendo esse texto sobre como economizar no seguro auto, né?

Então se você é igual a mim e acredita que dinheiro não dá em árvore, lembre-se que é importante pesquisar no maior número possível de seguradoras o preço do seguro para que o seu veículo fique protegido.

Dessa forma conseguirá ver melhor qual é a empresa mais vantajosa, sem que o seu bolso seja prejudicado.

Uma boa dica para isso é solicitar a cotação online, assim você economiza tempo e não precisa se deslocar indo em diversos locais ou perdendo horas pendurado no telefone.

Até porque, ninguém gosta de ficar ouvindo da atendente “só mais um momento”.

Ao escolher um site de seguros confiável para realizar as cotações, você sempre será atendido por um corretor especializado, por isso, não há com o que se preocupar.

Além desse profissional garantir que todas as informações que você precisa sejam devidamente fornecidas, ele ainda poderá cuidar da assistência posterior ao cliente.

  1. Saiba escolher suas coberturas

Muita gente sempre fica em dúvida quando pergunto qual tipo de seguro quer contratar.

Cote agora o preço do seu Seguro Auto!

A melhor cotação, com as melhores corretoras, pelos melhores preços.

Você sabe por que está contratando um seguro auto?

Para quem não sabe, vou falar: é para proteger o seu carro. Mas do quê?

No geral, as pessoas se preocupam muito com problemas como roubo e furto e, não querem ter um prejuízo nesses casos.

Por isso, coberturas que contemplem esses itens são fundamentais, tanto que fazem parte de qualquer seguro auto.

No entanto, existem outras coberturas que também são interessantes e podem fazer parte de um pacote mais completo ou entrarem como adicionais.

Entre elas, existem algumas que eu considero muito importantes como as coberturas contra colisões ou danos a terceiros, por exemplo, porque em um momento de distração pode acabar acontecendo uma batida e ninguém vai querer pagar pelo conserto do seu carro e do outro envolvido.

Já as demais devem ser verificadas com atenção, proteção para vidros e lanternas podem ser necessárias para quem sempre dá aquela batidinha nas pilastras e acaba quebrando a lanterna.

Cobertura contra desastres naturais é indicada para quem mora ou está sempre em áreas de enchentes, afinal, você não vai gostar de ver seu carro boiando e ainda ter que pagar por isso.

Por isso, é importantíssimo analisar cada cobertura individualmente e contratar apenas as que realmente são necessárias, fazendo isso você não desembolsará mais dinheiro do que realmente precisa.

Se você ainda tem dúvida sobre o tipo de seguro melhor para você, ouça os conselhos do seu corretor, mas faça este quiz sobre o que realmente precisa.

Isso te ajudará a escolher o seguro ideal, porque assim você poderá ter 100% de certeza que está fazendo a melhor escolha.

  1. Preencha o formulário sem preguiça

Na hora de preencher o formulário, muitas pessoas voltam a ser criança e fazem como se fosse uma prova na escola para qual não estudaram nada.

Assinalam qualquer resposta para terminar logo.

Preciso te lembrar que essa fase já passou, agora você tem mais de 18 anos, então nada de preguiça se quiser economizar no seguro auto.

Eu sei que as perguntas podem parecer meio chatas (e eu vejo isso pela cara que fazem quando eu preciso fazê-las pessoalmente), mas preencha o formulário com bastante atenção, dando as respostas mais precisas possíveis, porque elas afetarão o valor do seu seguro.

Esse é um bom motivo para não preencher de qualquer jeito, não é mesmo?

Informar quem dirige o carro, o local onde ele fica estacionado, a quilometragem média rodada e todas as outras informações podem te ajudar a diminuir o valor do seguro.

  1. Seja um bom motorista

Não estou falando para ser um bom motorista apenas para se gabar com os seus amigos, mas não ter multas e envolvimento em acidentes significa que você tem menor risco de precisar do seguro.

Então, se este é o seu caso aproveite e conte isso para o seu corretor a fim de economizar no seguro auto.

Dessa forma é possível usar o seu bom histórico para conseguir o que quer.

  1. Pense com cuidado na franquia

A franquia é aquele valor que o segurado deve pagar em caso de sinistro e, quanto maior ela for, menor o valor do seguro.

Aí sempre vem um espertinho pensando que colocar a franquia bem alta só trará benefícios porque o valor do seguro será menor.

Eu sempre ouço alguém falando: “Coloca a maior franquia porque assim pago baratinho no seguro”.

Isso é verdade, e pode até valer a pena, desde que não se sofra nenhum sinistro, porque se isso acontecer, você terá que pagar o valor de uma única vez e isso sim pode pesar no seu orçamento.

Então, pense com cuidado sobre a escolha da franquia na hora de fechar a contratação do seguro auto e busque o equilíbrio entre o valor do seguro e da franquia.

  1. Tenha um rastreador

Certamente você já ouviu ou leu em algum lugar que ter um rastreador veicular instalado no seu carro ajudará a pagar menos na contratação do seguro auto.

Sim, isso é verdade, e acontece porque carros com rastreadores têm uma maior chance de ser encontrados em casos de roubo e furto, ultrapassando os 90%.

Então, se colocar um rastreador no seu carro, independentemente do modelo, da tecnologia usada etc., você conseguirá sim diminuir os riscos que ele corre e (adivinha…) seu seguro terá uma boa redução no preço.

  1. Não perca tempo se quiser economizar no seguro auto

Eu não sei muito bem o porquê, mas o brasileiro tem mania de deixar tudo para última hora.

É importante que você não faça isso quando o assunto for contratar um seguro auto, pois, não terá tempo para pesquisar direito e negociar com o corretor o melhor preço.

O ideal é pesquisar antes mesmo de comprar um carro ou meses antes de seu seguro vencer, assim poderá fazer as comparações com calma.

Mas, se mesmo assim você é o tipo de pessoa que tem que enrolar o máximo que puder, faça de conta que a “última hora” é pelo menos um mês antes do seu prazo final e pesquise bastante antes de contratar ou renovar o seguro.

  1. Case-se!

Você pode até estar achando que isso não é o tipo de conselho que um corretor deveria dar para você economizar no seguro auto, mas é isso mesmo que você leu.

Motoristas casados tendem a se envolver menos em acidentes por serem considerados mais responsáveis, por isso, o valor do seguro auto diminui.

Então, se você já mora junto ou pensa em casar-se logo, que tal oficializar essa união, nem que seja ao menos no papel?

Você pode deixar até a festa para depois, pois, com o seguro mais em conta sobrará mais dinheiro.

  1. Saiba negociar

Você pode até pensar que saber negociar é obrigação apenas do corretor, afinal, é ele que quer vender o seguro, mas se você for esperto pode virar o jogo a seu favor.

A verdade é que, os corretores nunca vão lhe apresentar o melhor preço logo de cara, afinal, precisam ter uma margem para argumentar.

Além disso, se você aceitar logo de primeira, melhor para mim, minha comissão será maior…rs.

Mas, brincadeiras à parte, se você recusar a proposta inicial e solicitar uma nova cotação ou buscar negociar os valores é possível conseguir um preço melhor, afinal, eu e nenhum outro corretor vai querer perder a comissão inteira por um desconto.

Uma boa dica nesse caso é fazer uma proposta para pagamento à vista ou em um menor número de parcelas, assim o preço pode cair bastante.

Quanto mais negociar, mais barato vai conseguir o seu seguro de carro com preço justo.

  1. Se possível, pague o prêmio à vista

Outra boa maneira de conseguir bons descontos é pagando o valor do prêmio à vista.

Se você tem um dinheiro guardado (seja em uma poupança ou em uma cold wallet), use-o para pagar a contratação do seu seguro auto, assim você poderá negociar um desconto bem maior e conseguir um excelente preço.

  1. Contrate o seguro no nome da sua esposa

Se você é homem, casado e divide o carro com sua mulher, vale a pena considerar a possibilidade de contratar o seguro no nome dela.

Estatisticamente as mulheres sofre muito menos acidentes de trânsito que os homens.

Por isso, é comum que o valor do prêmio para elas seja menor.

Então, se vocês dividem o mesmo veículo, converse com seu corretor sobre essa possibilidade.

Mas, não se esqueça de colocar o condutor principal corretamente, se você usa mais o veículo será você, se for ela, coloque-a como condutor principal.

É importante que essa informação esteja correta, caso contrário se acontecer um sinistro e a seguradora descobrir o erro, vocês poderão perder a cobertura do seguro auto.

  1. Evite condutores adicionais

Por falar em quem conduz o carro, é comum encontrar famílias em que várias pessoas dirigem o mesmo carro.

Se isso acontece na sua família e outras pessoas costumam pegar o carro com muita frequência, é importante contar com elas na apólice, mas lembre-se que, a cada motorista adicional, o valor do seu seguro auto sobre consideravelmente.

Por isso, se for possível tente evitar a adição de muitos motoristas a apólice.

  1. Deixe seu carro em estacionamentos fechados

Muita gente não se atenta a esse fato, mas deixar o veículo estacionado na rua aumenta muito as chances de um furto, uma colisão ou mesmo a incidência de problemas com enchentes e queda de árvores.

Tudo isso, consequentemente torna o seguro auto mais caro, e acredite, em alguns casos pode compensar muito mais investir em estacionamento fechados.

Especialmente considerando os lugares por onde você circula.

  1. Utilize sua classe de bônus

Se você estiver buscando uma nova empresa de seguros para renovar a proteção do seu veículo, você provavelmente possui alguma pontuação na sua classe de bônus.

Esses pontos são adquiridos por ano, sempre que um segurado não abre um sinistro.

Se você tem algum, não hesite em informar o seu corretor, eles podem gerar excelentes descontos na contratação do seguro auto.

Espero que essas dicas possam ter ajudado fazendo com que você consiga economizar na hora de contratar o seu seguro, sem deixar que o seu carro tenha toda a cobertura que precisa, como ocorre no caso do seguro parcial contra roubo, que inclui apenas as mais básicas.

Corretor de seguros: o que faz, qual formação requer?

O corretor de seguros é um intermediário entre o motorista que deseja contratar uma proteção para seu veículo e a seguradora. Mas, além de oferecer seguro auto, ele também pode trabalhar nos ramos de saúde e residência. 

Ou seja, o corretor de seguros é o profissional que facilita as negociações entre as seguradoras e seus clientes. Assim, quem deseja contratar o seguro auto, plano de saúde, seguro residência e outros, basta contatá-lo. 

Além disso, quando o cliente já possui um seguro, ao precisar acioná-lo, basta entrar em contato com seu corretor de seguros. 

Então, além de corretor seguro auto, ele também atua em outras áreas. E para se tornar um corretor auto, não é preciso ensino superior. Mas, aqueles que realizam o curso tecnólogo da área de gestão adquirem um diferencial. 

Existe o Exame Nacional de Corretor de Seguros para que o candidato realize, bem como o registro na SUSEP. Dessa forma, o corretor de seguros estará habilitado para a profissão. 

O que você achou das dicas? Ainda tem alguma dúvida sobre economizar no seguro auto?

Se ainda precisar de ajuda, é só deixar seu comentário abaixo.

*Publicado em: 28/08/2019 e atualizado em 10/07/2020.

Avalie nosso post

Artigos relacionados

Seguro veicular barato: 5 dicas para contratar o seu!

Data: 05/04/23

Tempo estimado de leitura:

4 min
Categoria: Seguradoras Leia agora

3 dicas para uma corretora online alcançar o sucesso

Data: 27/03/23

Tempo estimado de leitura:

4 min
Categoria: Seguradoras Leia agora

Qual o melhor seguro para carros? 4 itens que você deve avaliar antes de contratar o seu!

Data: 22/03/23

Tempo estimado de leitura:

4 min
Categoria: Marcas de Carro Leia agora

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • A
    Angelo Santini says:

    Material de ótima qualidade! Sempre gosto de me informar sobre o mercado de seguros e o conteúdo do site tem sido fundamental na minha formação.


    • A
      Andréia Silveira says:

      Olá, Angelo!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      Ficamos contentes que nossos conteúdos estejam contribuindo.

      Atenciosamente!

  • A
    Abraão Rosa… says:

    Olá, bom dia, ótimas dicas mesmo.
    Gostaria de fazer uma cotação.


    • S
      Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Abraão,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário em nossa página clicando no link seguroauto.org/cote e aguarde um corretor parceiro entrar em contato com você para tirar suas dúvidas.

      Atenciosamente.

  • G
    Gilberto says:

    Muito boas as dicas!


  • H
    Helena Porto says:

    Oi,

    Nossa, muito obrigada, suas dicas são de grande valia, me ajudou muito.

    Muito obrigada!


    • S
      Sanaira Silveira says:

      Boa noite Helena,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Que bom que gostou das nossas dicas :)
      Para fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://seguroauto.org/cote/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • A
    Adelita do… says:

    Bom dia!

    Estamos precisando de dois seguros para ambulância do Samu.
    Podem me enviar algum contato para Navegantes – SC.

    Grata,
    Adelita.


    • S
      Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Adelita,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Já fez a cotação do seu seguro auto? Faça a sua solicitação através do formulário que está na home-page do nosso site, após o preenchimento, um de nossos corretores parceiros entrará em contato para tirar suas dúvidas.

      Abraço

  • M
    Maria Cecília says:

    Bom dia,

    A matéria é bem interessante e me ajudou.

    Obrigada.


    • S
      Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Maria,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Que bom que gostou do nosso artigo.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

      Abraço

  • A
    Avanildo Sales says:

    Oi, eu gostei dos conselhos, eu fiz seguro do meu carro mas o corretor não me orientou como gostaria, pois ele não explicou como fazer uma franquia individual de cada peça do veículo, um arranhão, um amassado que eu sofrer eu tenho que pagar sozinho, pois o seguro eu achei um pouco alto a franquia.

    Obrigado


    • S
      Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Avanildo,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

      Abraço

  • A
    Anderson says:

    João,

    Parabéns pelos comentários e dicas, vou usá-las na minha próxima renovação.

    Obrigado.


    • S
      Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Anderson,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Que bom que gostou das nossas dicas.
      Caso tenha interesse em fazer uma cotação, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos parceiros entre em contato com você.

      Abraço

  • C
    Carlos Fernando says:

    Olá,

    Achei as dicas muito boas, já cancelei o seguro este ano, mas no próximo vou pensar a respeito.

    Muito obrigado


    • S
      Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Carlos,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Que bom que gostou do nosso artigo.
      Caso tenha interesse em fazer uma cotação, entre em nosso site e preencha o formulário para que possamos entrar em contato com você e melhor atende-lo.

      Abraço