dcsimg

9 dicas para economizar dinheiro ao volante

Dirigir, para algumas pessoas, é prazeroso, enquanto para outras não passa de mais uma obrigação.

Apesar dessas diferenças, há um ponto em comum em todos os motoristas, estão sempre buscando dicas que economizam dinheiro quando se está ao volante.

Isso porque com o preço do combustível cada vez mais alto, qualquer gasto a menos pode fazer uma grande diferença.

O que muitos não sabem é que mudando algumas atitudes simples, é possível garantir uma boa economia ao final do mês.

E para quem acha que o gasto de combustível depende apenas do veículo, poderá fazer um teste e notar a diferença após seguir algumas orientações. Veja quais são elas.

9 dicas para economizar dinheiro ao volante

1 – Planeje os caminhos

Sair de casa sem saber exatamente qual caminho irá seguir, pode fazer com que dê mais voltas do que o necessário. Isso também pode acarretar a necessidade de ficar fazendo retornos a todo o momento.

Quando for pegar estrada, mais atenção, principalmente se não conhecer bem o trajeto. Se possível viaje com alguém que conheça o caminho.

2 – Faça uso do GPS

Hoje não é mais preciso comprar um aparelho GPS para ter o serviço. É possível baixar o aplicativo em um smartphone e está tudo resolvido.

Mesmo que esteja sem aceso a uma rede de dados, ainda assim ele estará disponível. Basta manter o aplicativo atualizado e utilizar no modo off-line.

3 – Opte por um carro mais econômico

Na hora de escolher o seu carro é preciso pesquisar antes o consumo médio de combustível que ele realiza.

O Inmetro todo ano faz um levantamento dos veículos considerados mais eficientes e concede a eles uma certificação. Quanto melhor classificados, significa que gastam menos e possuem um melhor desempenho.

4 – Cuide da manutenção do veículo

Deixar de fazer as manutenções periódicas no carro, faz com que as peças se desgastem e apareçam problemas que podem custar caro.

Quando o veículo está com o funcionamento perfeito, a tendência é que o consumo de combustível seja adequado e não em excesso.

Faça a cotação do seu seguro auto online!
Qual é a marca do seu carro?

5 – Evite aceleradas e freadas bruscas

Acelerar e freias com frequência eleva o consumo de combustível. O ideal é dirigir em uma velocidade constante ou fazer essas mudanças de forma suave.

Outros problema dessas mudanças bruscas estão no risco de acidentes, pois, o carro de trás pode não parar a tempo a causar uma colisão.

6 – Cheque os pneus

Muita gente não consegue entender de que forma os pneus influenciam no consumo de combustível, mas fazem grande diferença.

Quando eles estão murchos, vai exigir um maior esforço do carro. Para não ter esse problema, verifique constantemente se os pneus estão cheios e siga as orientações do fabricante em relação a calibragem.

7 – Não deixe o carro esquentando

Algumas pessoas ainda possuem o hábito de deixar o carro esquentando antes de usar para que ele não morra.

Isso realmente era necessário antigamente, principalmente em dias frios. Porém, com os avanços tecnológicos, hoje esse procedimento é dispensável.

Ao ligar o carro o combustível é injetado rapidamente e ele está pronto para o uso, aquecer o veículo fará apenas aumentar o consumo de combustível.

8 – Retire todo o peso extra

Não há necessidade de andar com um monte de coisas inúteis dentro do carro, como caixa de ferramentas, malas, entre outros.

Quanto mais peso tiver, mais força será necessária do veículo para fazer a sua movimentação e consequentemente, aumenta o consumo de combustível.

Por isso, tire tudo o que não estiver sendo usado e só coloque no carro o que realmente é necessário.

9 – Escolha o combustível mais em conta

Hoje muitos carros são flex e possuem a capacidade de ser abastecido com etanol, gasolina ou GNS.

Vale a pena fazer a conta antes de abastecer e verificar qual deles está valendo mais a pena e proporcionando o melhor custo-benefício.

Comentários

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário