Seta Balao

Cote o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Como fazer uma cotação de seguro de moto

Realizar uma cotação de seguro de moto é o primeiro passo para encontrar um bom seguro para sua motocicleta. Confira dicas para contratar o melhor seguro para você!

Devido aos avanços tecnológicos, fazer a cotação de um seguro para motocicleta tornou-se uma tarefa fácil. A simulação pode ser feita através dos sites das seguradoras ou páginas especializadas no assunto.

Basta preencher um formulário e aguardar o retorno da empresa que encaminhará o preço e as informações do seguro cotado.

Apesar de fácil, é necessário ter em mente alguns fatores importantes para obter bons resultados. Pensando nisso, preparamos esse artigo com orientações de como cotar um seguro para moto. Confira!

Como fazer uma cotação de seguro de moto

Imagem: Pixabay

O que você deve saber para realizar a cotação de seguro de moto

A procura pelo seguro de motocicleta ideal começa pela cotação, também referida como simulação de seguro. Ela pode ser feita pessoalmente em empresas ou corretoras de seguro ou por meios digitais.

Saiba o tipo de seguro que você precisa

Assim como seguros para carros, os seguros dedicados a motocicletas têm coberturas variadas. Há os compreensivos e não-compreensivos. Os compreensivos são os que apresentam múltiplas coberturas e proteções. Consequentemente, o prêmio desse tipo de seguro é mais caro.

Já os não-compreensivos oferecem um número menor de coberturas. Geralmente, roubo, furto e perda total são os riscos cobertos por esse perfil de seguro. Outra característica é o valor mais acessível.

Ter clareza sobre o tipo de cobertura que suprirá as suas necessidades e que se adequa ao seu perfil enquanto motorista facilitará o processo de cotação de seguro de moto.

Aproveite a comodidade da cotação seguro moto online

Atualmente, através do preenchimento de formulários online é possível simular ou cotar um seguro para sua moto. Bastam apenas alguns cliques.

Os canais digitais de muitas seguradoras oferecem essa funcionalidade. Também existem sites especializados em produzir conteúdos sobre seguros de automóveis que disponibilizam esse recurso.

Geralmente, a cotação é feita por meio do preenchimento de um formulário com dados diversos relativos ao condutor e à motocicleta.

O tempo de retorno varia a depender do site. Alguns fazem a simulação com base nos dados recolhidos rapidamente e enviam as propostas logo em seguida.

Outros, encaminham as simulações de preços tempos depois através de endereço de e-mail ou até por aplicativo de troca de mensagens.

Faça a cotação de seguro de moto em diversas empresas

Não se restrinja a apenas um resultado. Procure diversos sites e empresas.

Isso permitirá a comparação de diversos preços e aumentará as chances de que você encontre o seguro que cumpra com suas demandas e se adeque ao seu orçamento.

Abaixo seguem algumas orientações para encontrar boas empresas candidatas para simular seguros.

Escolha operadoras de seguro moto confiáveis

A medida mais cautelosa ao escolher as seguradoras nas quais você realizará a cotação seguro moto é recorrer àquelas que já estão bem estabelecidas no mercado de seguros privados.

Optar por empresas amplamente conhecidas evitará que você caia em fraudes e prejudique-se no futuro.

Dada a grande quantidade de operadoras de seguro auto e moto atuando, você pode encontrar algumas empresas que desconhece ao realizar pesquisas na internet.

Por isso, caso depare-se com uma empresa que julgou suspeita, visite o site da Superintendência de Seguros Privados, a SUSEP.

Esse é o órgão responsável por controlar e fiscalizar o mercado de seguros. No site oficial há uma página dedicada às entidades supervisionadas, na qual é permitida a consulta de empresas autorizadas pelo SUSEP.

Confira se a empresa tem vínculo com o órgão para não ser enganado por falsas seguradoras. No mesmo site, também é possível conferir o índice de reclamações das empresas autorizadas pelo órgão.

Na dúvida, converse com um corretor

Dada a facilidade de cotar seguros de forma online, a cotação seguro moto pode ser feita pelo próprio condutor.

Mas, se ao comparar os preços e apólices você ficar com alguma dúvida ou não compreender algo, não hesite: entre em contato com um corretor de seguros.

Esse profissional é especialista na área e poderá retirar suas dúvidas, explicar cláusulas e ajudá-lo a fechar o melhor negócio.

Conheça a reputação da seguradora

Após comparar preços e escolher a apólice mais adequada às suas necessidades, cheque a reputação da seguradora escolhida.

Procure o índice de resolução de problemas na página da empresa no Reclame Aqui e confira quais são os problemas mais recorrentes relatados pelos usuários.

É importante realizar a pesquisa antes de fechar negócio porque essa medida evitará o contrato com uma empresa que não costuma dar a devida assistência aos seus clientes.

Conhece algum condutor que também precisa realizar a cotação de seguro de moto? Compartilhe esse post com ele e informe seus colegas.

Foto de Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *