É possível fazer um seguro auto sem ter habilitação, ou que você não seja o proprietário do automóvel? Entenda!
Quem tem, ou está pensando em ter um carro, sabe que contratar um seguro é fundamental para usufruir de seu bem com tranquilidade.
Porém, existem situações onde não é possível fazer um seguro no nome do dono do veículo. Qual é a alternativa nesses casos? Desistir do seguro? Fazer no nome de outra pessoa?
O seguroauto.org deseja que você adquira o melhor seguro para o seu carro. Veja como!
Em nome de quem um seguro auto pode ser feito?
Em um contrato de seguro, existem 3 “pessoas” citadas. Em alguns casos, uma única pessoa pode acumular as “funções” dos 3 personagens. Em outros, pessoas diferentes incorporam cada papel, desde que a seguradora permita isso.
- Motorista principal: a pessoa que mais dirige o carro. Em alguns casos, um condutor secundário, pode ser listado na apólice;
- Dono do carro: a pessoa em nome de quem o veículo está registrado;
- Segurado: esta é a pessoa responsável pela contratação do seguro, este pode ser, ou não, o dono do automóvel.
De forma geral, a grande maioria das empresas permitem que as pessoas ocupem a designação de “segurado” e “proprietário”.
Posso fazer um seguro auto sem ter habilitação?
Sim, mesmo quem não é habilitado pode contratar um seguro, desde que cumpra os requisitos exigidos pela seguradora.
Um exemplo disso é quando um pai (que não é habilitado) compra um veículo para ser dirigido pelo filho. Nessa situação, ao fazer a contratação, o pai é o segurado (ou responsável pelo seguro) e proprietário do veículo, enquanto a denominação de motorista principal é assumida pelo filho.
Como o preço é calculado nessas situações?
Em casos onde há mais de uma pessoa envolvida com o automóvel, é necessário fornecer à seguradora informações sobre cada uma das pessoas.
Então, para realizar a cotação do seguro, a empresa avaliará todas as informações sobre o veículo e sobre o motorista principal.
Com base nessa análise e nas informações sobre o segurado, o motorista e o proprietário, a empresa chegará no valor que será cobrado.
O seguro cobre um motorista que não é habilitado?
Não, um seguro não pode ser contratado para um motorista não habilitado. A legislação brasileira não permite que alguém, que não seja habilitado, conduza um automóvel.
Caso isso aconteça, e o carro se envolver em um acidente, o seguro provavelmente não será pago.
Na maioria dos casos, o mesmo princípio se aplica a coberturas contra danos a terceiros. Se o motorista do outro veículo envolvido no acidente não possuir CNH, a seguradora não é obrigada a custear as despesas pertinentes à indenização de danos a terceiros.
Conclusão
Em resumo, é possível fazer um seguro auto sem ter a habilitação, desde que seja indicado um condutor habilitado como motorista principal, e esse seguro contará com as mesmas coberturas e garantias que as presentes em um seguro para alguém que tenha CNH.
Isso se dá porque a garantia é para o automóvel, que será dirigido por alguém que tem permissão para dirigir.
Nesses casos, se houver um acidente, a indenização será para a pessoa indicada como segurado, e não para o motorista.
Simule o preço do seu seguro auto em nosso formulário.
Nenhum comentário