Seta Balao

Simule o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Indenização integral

Você contratou ou está prestes a contratar um seguro auto e quer saber melhor como funciona a indenização integral? Então acompanhe este artigo e descubra mais sobre o assunto.

Quem possui um veículo atualmente, sabe que contar com um seguro auto é fundamental.

Afinal, estamos sujeitos a problemas, acidentes e roubos ou furtos a todo instante e, para evitar prejuízos maiores, o primeiro passo é contratar um seguro.

Este tipo de serviço oferece proteção para uma série de situações e, exatamente por isso, conta com formas de indenização diferentes.

No entanto, de uma maneira mais resumida é possível dizer que existem dois tipos de indenização disponíveis no seguro auto.

A primeira é conhecida como indenização parcial, ela é voltada para a realização de reparos e danos causados por situações cobertas pelo seguro.

A segunda se chama indenização integral do seguro auto e, é sobre ela que falaremos mais neste artigo, acompanhe.

Indenização integral

Imagem: Getty

Como funciona a indenização integral do seguro auto

Segundo a SUSEP – Superintendência de Seguro Privados, “A Indenização Integral do veículo fica caracterizada quando os prejuízos, resultantes de um mesmo sinistro, atingirem ou ultrapassarem o valor apurado a partir da aplicação de determinado percentual sobre o valor contratado.”

Nesse caso é preciso verificar qual está sendo a base considerada e quanto sairia o reparo do veículo.

Caso o custo do conserto ultrapasse 75% do total, a seguradora deve pagar a indenização integral, sem que precise fazer qualquer reparo.

Isso ocorre porque o valor acaba sendo muito alto e não compensa arrumar o carro.

Para poder receber a indenização integral do seguro auto é preciso que se tenha sofrido um sinistro e que esse esteja coberto pelo seguro.

Esses fatos normalmente incluem roubo, furto ou colisão. Porém, lembre-se de que o pagamento só será efetuado se você tiver cobertura para o tipo de sinistro sofrido.

Como fazer para receber a indenização integral do seguro auto?

Quem pretende receber a indenização integral do seguro auto precisa informar a seguradora sobre o ocorrido.

Cada empresa de seguros possui um canal de comunicação, mas, no geral, isso é feito por telefone.

Nesse contato são passadas as informações de como se deve proceder para dar andamento ao processo.

Será preciso que o carro passe por uma avaliação da seguradora a fim de verificar os danos causados e se realmente se trata de indenização total ou parcial, em caso de colisão.

Quando se tratar de um roubo ou furto não é possível fazer a análise porque o carro não existe mais.

A partir desse momento será solicitado ao proprietário que encaminhe os documentos necessários para que possa ser feito esse pagamento.

Cabe então ao segurado já se antecipar e providenciar os documentos, como boletim de ocorrência, documentos pessoais do condutor e do veículo.

Quando se trata de colisões é recomendado também, se possível, ter os dados das testemunhas e fotos do momento da batida.

Quando forem enviados todos os documentos solicitados, será dado andamento ao processo de pagamento de indenização, sendo que a partir daí o segurado terá 30 dias para receber o valor.

Caso haja algum documento faltante, precisará providenciá-lo e, somente depois de entregue à seguradora, é que esse prazo começa a contar.

Como e definido o valor da indenização integral do seguro auto?

O valor da indenização integral do seguro auto pode ser definido de duas maneiras.

A primeira, e mais comum, consiste em definir o valor que acordo com o preço de mercado do modelo do veículo e ano de fabricação.

Neste caso o preço da indenização integral, segue os valores estipulados pela Tabela FIPE, tabela criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas desde 1973 que tabela todos os preços praticados no mercado e promove uma média mais precisa.

A outra maneira de definir o valor da indenização integral do seguro auto é através de um valor pré determinado.

Neste caso, é preciso estipular um valor cujo segurado e seguradora estejam de acordo.

Neste caso, o valor pré determinado deve ser estipulado na apólice, no ato da contratação do seguro auto.

Como funciona o pagamento da indenização integral em caso de roubo ou furto?

Como mencionado anteriormente, caso você tenha seu veículo roubado ou furtado o primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência.

Feito isso, será preciso que abra um sinistro junto a sua seguradora e entregue todos os documentos solicitados.

A partir desse momento a seguradora terá o prazo de 30 dias para encontrar o seu veículo.

Caso ele não seja achado, você receberá a indenização integral conforme combinado em contrato.

No entanto, se ele for encontrado, o processo de indenização integral é cancelado.

Se ele for achado sem danos não haverá nada com o que se preocupar.

No entanto, se ele tiver avarias e precisar de reparos, será preciso que você arque com a franquia.

Como é o pagamento da indenização integral

O pagamento do valor normalmente ocorre na conta corrente do segurado, de acordo com o estipulado na apólice.

Quando é feito esse pagamento, o contrato com a seguradora se encerra, uma vez que não existe mais bem para ser protegido.

É importante dizer que, caso haja parcelas pendentes do seguro, essas podem ser descontados do valor da indenização.

Isso também vale para o caso de indenização integral para carros adquiridos e segurados em formato de leasing.

Neste caso, como o veículo está registrado no nome da empresa responsável pelo leasing, ela receberá a indenização integral, quitará as parcelas abertas do financiamento e, sobrando algum valor, encaminhará a diferença para o segurado.

O procedimento para receber a indenização integral do seguro auto não é muito burocrático, mas é preciso providenciar todos os documentos e entregá-los a seguradora para que possa ser concretizado.

Informações importantes sobre a indenização integral no seguro auto

É importante que você tenha em mente algumas informações importantes sobre o funcionamento da indenização integral no seguro auto. Essas são:

  • Não existe o pagamento de franquia para a indenização integral, independentemente do motivo que a tenha causado;
  • A seguradora tem exatos 30 dias para realizar o pagamento, mas esse prazo começa a ser contado apenas depois que o segurado entrega todos os documentos solicitados;
  • Caso seja necessário providenciar algum outro documento para a seguradora, o prazo de contagem dos 30 dias é suspenso, e volta a valer apenas depois que esse novo documento é entregue;
  • O seguro auto é automaticamente cancelado assim que a indenização integral é paga. No entanto, se o segurado comprar um novo veículo e o segurar no período de 30 dias, conseguirá manter sua classe de bônus intacta.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre a indenização integral do seguro auto, vale a pena procurar um corretor de seguros de sua confiança e pedir mais informações.

Outra opção é acessar o nosso FAQ – Perguntas e Respostas ou deixe seu comentário.

 

Leia mais artigos sobre:
Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

19 Comentários

  • William Melo Santos says:

    Oi,

    Meu carro foi roubado, fiz todos os procedimentos e enviei todos os documentos solicitados.
    O sindicante me pediu que o entregasse o extrato bancário onde consta a transferência feita por mim ao vendedor do veículo. Isso é legal?

    Aguardo retorno

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia William,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Por favor, entre em contato com seu corretor para que possa ajuda-lo.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente

  • Diego Feitosa Azevedo says:

    Olá,

    Fui abrir um sinistro mas não sabíamos se podia abrir no nome da pessoa, no caso parente da minha esposa, quando abri, coloquei no meu nome. Gostaria de saber se isso pode impedir a indenização.

    Atenciosamente.

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Diego,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Edfrank says:

    Oi,

    Meu carro deu PT, já enviei todos os documentos pro seguro.
    Tenho uma multa que o carro foi clonado, fui recorrer a ela, está cadastrada como defesa prévia, eu não posso pagar porque a placa foi clonada, já fiz o processo no Detran.

    Tchau

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Edfrank,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Telis Fernandes says:

    Boa noite, meu carro foi roubado, tinha seguro, minha corretora enviou o b.o e minha habilitação me informou que com sete dias úteis eles pediriam uma documentação tipo recibo do carro, fazem 24 dias, ligo pra um e pra outro, o seguro fala que o analista está analisando a documentação que chegou e eu fico perdido porque nunca tinha acontecido isso.

    Até mais.

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Telis,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Marcos Paulo says:

    Boa tarde,

    Estou com uma dúvida.
    Roubaram meu carro e já fiz todo o procedimento e a seguradora falou que o valor será depositado em conta corrente. Mas estou com dívidas pessoa física e jurídica no banco. Sou obrigado a receber em conta ou existe outra opção? Dependo do carro para trabalhar e levar filho na escola.

    Por favor, me ajudem,
    Att.,
    Marcos

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Marcos,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Por favor, entre em contato com seu corretor para que possa ajuda-lo.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente

  • Eduardo da Silva Luiz says:

    Bom dia,

    Bateram no meu carro estacionado, o meu carro está com IPVA atrasado, dívida ativa e bloqueio judicial, porém, sou terceiro, segundo a seguradora deu PT, quais serão os procedimentos da seguradora?

    • Sanaira Silveira says:

      Boa noite Eduardo,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Por favor, entre em contato com a seguradora responsável para que possam ajuda-lo.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página para que um corretor entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Alessandro says:

    Boa tarde,

    Gostaria de uma ajuda sobre uma surpresa aconteceu comigo. Tenho um veículo assegurado e alienado, onde pelo meu conhecimento ambos fazem vistoria no veículo para saber a procedência. Para meu espanto, fui vender o veículo e ao fazer o laudo cautelar foi reprovado devido a informação de constar indenização integral, onde não há histórico de leilão e nenhuma ocorrência em delegacia, Detran e seguradora. Fui perguntar a empresa que reprovou e a mesma disse que nunca viu esta informação e que não sabe onde verificar quem colocou esta informação. Enfim, estou com um prejuízo da perca da venda e em nenhum lugar consigo informação concreta. Já fui ao Detran, pequenas causas, seguradora, delegacia e não tive nenhuma resposta e nada consta no veículo.

    Att,
    Alessandro

  • Denivan Santos says:

    Bom dia,

    Condutor com o certificado MOPP vencido, impede de segurado receber indenização?

    Obrigado

  • Andréia Wilmsen says:

    Boa tarde,

    Tenho uma dúvida, quando batemos o carro não foi registrado ocorrência porque não teve vítimas, a polícia rodoviária estava em uma ocorrência com vítima. Isso pode dar algum problema na hora de receber a indenização?

    Desde já agradeço.

  • Denis says:

    Olá,

    Não consigo fazer uma cotação no site, entrem em contato no e-mail denis-imperador90@hotmail.com

    Grato

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Denis,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Qual problema você enfrentou ao preencher o formulário?
      Por favor, tente atualizar a página e preencha novamente.

      Abraço

  • João Brand says:

    Olá,

    Quero saber o que o meu seguro cobre e qual o tipo de seguro eu tenho.

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia João,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Entre em contato direto com a seguradora responsável pelo seu seguro para que possam te ajudar.
      Caso tenha interesse em fazer uma cotação, visite nosso site e preencha o formulário para que possamos entrar em contato com você.

      Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *