dcsimg

Indenização integral

Indenização integral do seguro autoQuem possui um veículo e conta com um seguro sabe que existem dois tipos de indenização disponíveis: a indenização integral do seguro auto e a indenização parcial. A grande diferença entre elas está no tipo de sinistro que atendem e cada uma terá uma diferente finalidade.

Como funciona a indenização integral do seguro auto

Segundo a Superintendência de Seguro Privados (Susep), “A Indenização Integral do veículo fica caracterizada quando os prejuízos, resultantes de um mesmo sinistro, atingirem ou ultrapassarem o valor apurado a partir da aplicação de determinado percentual sobre o valor contratado.”

Nesse caso é preciso verificar qual está sendo a base considerada e quanto sairia o reparo do veículo. Caso o custo do conserto ultrapasse 75% do total, a seguradora deve pagar a indenização integral, sem que precise fazer qualquer reparo. Isso ocorre porque o valor acaba sendo muito alto e não compensa arrumar o carro.

Para poder receber a indenização integral do seguro auto é preciso que se tenha sofrido um sinistro e que esse esteja coberto pelo seguro. Esses fatos normalmente incluem roubo, furto ou colisão. Porém, lembre-se de que o pagamento só será efetuado se você tiver cobertura para o tipo de sinistro sofrido.

Como fazer para receber a indenização integral do seguro auto?

Quem pretende receber a indenização integral do seguro auto precisa informar a seguradora sobre o ocorrido. Cada empresa de seguros possui um canal de comunicação, mas, no geral, isso é feito por telefone. Nesse contato são passadas as informações de como se deve proceder para dar andamento ao processo.

Será preciso que o carro passe por uma avaliação da seguradora a fim de verificar os danos causados e se realmente se trata de indenização total ou parcial, em caso de colisão. Quando se tratar de um roubo ou furto não é possível fazer a análise porque o carro não existe mais.

A partir desse momento será solicitado ao proprietário que encaminhe os documentos necessários para que possa ser feito esse pagamento. Cabe então ao segurado já se antecipar e providenciar os documentos, como boletim de ocorrência, documentos pessoais do condutor e do veículo. Quando se trata de colisões é recomendado também, se possível, ter os dados das testemunhas e fotos do momento da batida.

Quando forem enviados todos os documentos solicitados, será dado andamento ao processo de pagamento de indenização, sendo que a partir daí o segurado terá 30 dias para receber o valor. Caso haja algum documento faltante, precisará providenciá-lo e, somente depois de entregue à seguradora, é que esse prazo começa a contar.

Como é o pagamento da indenização integral

O pagamento do valor normalmente ocorre na conta corrente do segurado, de acordo com o estipulado na apólice. Quando é feito esse pagamento, o contrato com a seguradora se encerra, uma vez que não existe mais bem para ser protegido, porém, caso haja parcelas pendentes do seguro, essas podem ser descontados do valor da indenização.

O procedimento para receber a indenização integral do seguro auto não é muito burocrático, mas é preciso providenciar todos os documentos e entregá-lo para que possa ser concretizado.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre a indenização integral do seguro auto, acesse nosso FAQ – Perguntas e Respostas ou deixe seu comentário.

Leia mais artigos sobre:

Comentários

Sanaira Silveira - 27 de novembro de 2017 às 13:35

Bom dia Edfrank,

Obrigada por comentar no SeguroAuto,
Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://goo.gl/gc1bj1 para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente.

Edfrank - 22 de novembro de 2017 às 01:45

Oi,

Meu carro deu PT, já enviei todos os documentos pro seguro.
Tenho uma multa que o carro foi clonado, fui recorrer a ela, está cadastrada como defesa prévia, eu não posso pagar porque a placa foi clonada, já fiz o processo no Detran.

Tchau

Sanaira Silveira - 14 de novembro de 2017 às 11:52

Bom dia Telis,

Obrigada por comentar no SeguroAuto,
Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://goo.gl/gc1bj1 para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente.

Telis Fernandes - 6 de novembro de 2017 às 07:22

Boa noite, meu carro foi roubado, tinha seguro, minha corretora enviou o b.o e minha habilitação me informou que com sete dias úteis eles pediriam uma documentação tipo recibo do carro, fazem 24 dias, ligo pra um e pra outro, o seguro fala que o analista está analisando a documentação que chegou e eu fico perdido porque nunca tinha acontecido isso.

Até mais.

Sanaira Silveira - 21 de setembro de 2017 às 13:16

Boa tarde Marcos,

Obrigada por comentar no SeguroAuto,
Por favor, entre em contato com seu corretor para que possa ajuda-lo.
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://goo.gl/gc1bj1 para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente

Marcos Paulo - 20 de setembro de 2017 às 16:30

Boa tarde,

Estou com uma dúvida.
Roubaram meu carro e já fiz todo o procedimento e a seguradora falou que o valor será depositado em conta corrente. Mas estou com dívidas pessoa física e jurídica no banco. Sou obrigado a receber em conta ou existe outra opção? Dependo do carro para trabalhar e levar filho na escola.

Por favor, me ajudem,
Att.,
Marcos

Sanaira Silveira - 27 de junho de 2017 às 23:39

Boa noite Eduardo,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Por favor, entre em contato com a seguradora responsável para que possam ajuda-lo.
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página para que um corretor entre em contato com você.

Atenciosamente.

Eduardo da Silva Luiz - 23 de junho de 2017 às 14:26

Bom dia,

Bateram no meu carro estacionado, o meu carro está com IPVA atrasado, dívida ativa e bloqueio judicial, porém, sou terceiro, segundo a seguradora deu PT, quais serão os procedimentos da seguradora?

Alessandro - 7 de junho de 2017 às 19:46

Boa tarde,

Gostaria de uma ajuda sobre uma surpresa aconteceu comigo. Tenho um veículo assegurado e alienado, onde pelo meu conhecimento ambos fazem vistoria no veículo para saber a procedência. Para meu espanto, fui vender o veículo e ao fazer o laudo cautelar foi reprovado devido a informação de constar indenização integral, onde não há histórico de leilão e nenhuma ocorrência em delegacia, Detran e seguradora. Fui perguntar a empresa que reprovou e a mesma disse que nunca viu esta informação e que não sabe onde verificar quem colocou esta informação. Enfim, estou com um prejuízo da perca da venda e em nenhum lugar consigo informação concreta. Já fui ao Detran, pequenas causas, seguradora, delegacia e não tive nenhuma resposta e nada consta no veículo.

Att,
Alessandro

Denivan Santos - 24 de Maio de 2017 às 18:44

Bom dia,

Condutor com o certificado MOPP vencido, impede de segurado receber indenização?

Obrigado

Andréia Wilmsen - 24 de novembro de 2016 às 16:00

Boa tarde,

Tenho uma dúvida, quando batemos o carro não foi registrado ocorrência porque não teve vítimas, a polícia rodoviária estava em uma ocorrência com vítima. Isso pode dar algum problema na hora de receber a indenização?

Desde já agradeço.

Sanaira Silveira - 15 de julho de 2016 às 20:01

Boa tarde Denis,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Qual problema você enfrentou ao preencher o formulário?
Por favor, tente atualizar a página e preencha novamente.

Abraço

Denis - 7 de julho de 2016 às 13:58

Olá,

Não consigo fazer uma cotação no site, entrem em contato no e-mail denis-imperador90@hotmail.com

Grato

Sanaira Silveira - 10 de Maio de 2016 às 13:14

Bom dia João,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Entre em contato direto com a seguradora responsável pelo seu seguro para que possam te ajudar.
Caso tenha interesse em fazer uma cotação, visite nosso site e preencha o formulário para que possamos entrar em contato com você.

Abraço.

João Brand - 4 de Maio de 2016 às 10:49

Olá,

Quero saber o que o meu seguro cobre e qual o tipo de seguro eu tenho.

Obrigado

Postar um comentário