Seta Balao

Cote o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

5 melhores seguradoras de auto de 2022

As melhores seguradoras de auto de 2022 se destacam por serem bem avaliadas pelos público. Veja como fizemos essa classificação.

Qual a melhor maneira de escolher um seguro de carro? A sua resposta pode ser bem diversificada: pesquisando os produtos oferecidos, comparando os preços, vendo opinião de outras pessoas, etc.

Não existe uma regra para encontrar as melhores seguradoras de auto de 2022, mas ter informações para avaliar é importante.

E se houvesse uma pesquisa que traz dados te ajudaria? Nós pensamos que sim, por isso fizemos um levantamento para identificar quais empresas se destacaram.

5 melhores seguradoras de auto de 2022

Imagem: Getty Images

5 melhores seguradoras de auto de 2022

Segundo os critérios que usamos na nossa pesquisa, conheça as melhores seguradoras de auto de 2022.

1. Suhai

A primeira seguradora que aparece na nossa lista é a Suhai. Em relação às empresas pesquisadas, ela conseguiu se destacar em dois pontos.

Um deles é que foi a que obteve a nota mais alta no site Reclame Aqui, e foi ela também que conquistou a melhor avaliação no site Consumidores.gov.br.

Nesse último site, os casos que mais geraram reclamações foram: negativa de cobertura, SAC- demanda não resolvida e dificuldade/atraso na devolução

Se existem pontos positivos, o fato de ser uma das mais reclamadas na SUSEP coloca alguns pontos em dúvida.

  • Reclame Aqui: 8,6
  • SUSEP: 0,24
  • Consumidores.gov.br: 2,57

Suhai

2. Zurich

A próxima seguradora da nossa lista é a Zurich. Em relação a nota do site Reclame Aqui, ela empatou com a próxima colocada, mas como o percentual de clientes que voltariam a negociar com ela é de 67,6% ficou melhor posicionada.

No site da SUSEP, ela é a empresa que mais se destacou por ser a menos reclamada de todas dessa lista. O percentual ficou em apenas 0,06.

No site Consumidores.gov.br, não teve um grande destaque por sua nota, recebeu 2,15. O que mais levou a insatisfação foi: cobrança de taxas, serviços e valores, venda casa e cobrança por serviços/produtos.

  • Reclame Aqui: 8,0
  • SUSEP: 0,06
  • Consumidores.gov.br: 2,15

Zurich

3. Sompo

Em terceiro lugar aparece a Sompo, também com nota 8,0, mas com 64,1% dos consumidores informando que voltariam a fazer negócio. Apenas na Zurich e na Sompo precisamos adotar esse critério de desempate.

Vale ressaltar que das cinco empresas classificadas, essa foi a última que conseguiu a classificação ótimo.

Nos demais locais que pesquisamos, os demais números não se destacam. Os indicadores não são os piores e nem os melhores.

  • Reclame Aqui: 8,0
  • SUSEP: 0,11
  • Consumidores.gov.br: 2,14

Sompo

4- Mitsui

A Mitsui é a 4ª empresa da nossa lista e a primeira a ficar com a classificação bom no site Reclame Aqui. Isso talvez seja porque sua nota não atingiu 8,0.

Na SUSEP, o índice de reclamação ficou na média das demais empresas, sendo de 0,15.

Já no site Consumidores.gov.br, ela foi a empresa com a pior avaliação, 2,08. Percebemos que as principais reclamações contra ela foram: negativa de cobertura, SAC-demanda não resolvida e SAC-descortesia.

  • Reclame Aqui: 7,9
  • SUSEP: 0,15
  • Consumidores.gov.br: 2,08

Mitsui

5- Sura

A última das melhores seguradoras de auto de 2022 a aparecer na lista é a Sura. Isso acontece porque ela conseguiu a nota 7,8 no site Reclame Aqui.

Também foi bem avaliada no site Consumidores.gov.br, conquistando a 2ª maior nota entre as seguradoras pesquisadas. Por lá, o que mais fez com que fosse reclamada foi: SAC-demanda não resolvida, negativa de cobertura e oferta não cumprida.

Na SUSEP, das empresas que aparecem nesta lista, ela foi a pior avaliada. Foi a que teve o maior percentual de reclamações, sendo essa de 0,25.

  • Reclame Aqui: 7,8
  • SUSEP: 0,25
  • Consumidores.gov.br: 2,42

Sura

Os dados da pesquisa

Para fazermos a pesquisa definimos como ela seria feita. Analisamos que dados poderiam ser usados e de que fontes. Além disso, tínhamos que decidir qual seguradora seria analisada, afinal, todas seriam inviáveis.

O primeiro passo foi definir que seguradoras avaliaríamos. Optamos por usar um ranking já pronto, o ranking das seguradoras de 2020, da Sincor SP. Nele estão classificadas as seguradoras com maior participação no mercado.

Para que não ter que trabalhar com muitas empresas, selecionamos as 15 primeiras da lista: ALFA, ALLIANZ, BRADESCO, CAIXA SEGUROS, HDI, LIBERTY, MAPFRE, MITSUI, PORTO SEGURO, SOMPO, SUHAI, SULAMÉRICA, SURA, TOKIO MARINE e ZURICH-SANTANDER.

Como ser maior não é o mesmo que ser melhor, usamos outro critério junto com esse. Pesquisamos no site Reclame Aqui, considerando o período dos últimos 6 meses, que vai de 01/06/2021 a 30/11/2021.

Nesse caso, consideramos a nota atribuída pelo próprio site para criar nossa lista com as 5 melhores seguradoras de auto em 2022. Se houvesse empate, usaríamos o percentual de clientes que voltariam a fazer negócio para desempatar.

Com essas informações já é possível verificar quais empresas merecem entrar na nossa lista. Como informação nunca é demais, resolvemos pesquisar em outros canais.

Na SUSEP, verificamos o índice de reclamação de cada empresa (número de reclamações da empresa dividido pelo total de reclamações do mesmo segmento).

No site Consumidor.gov.br, pesquisamos qual a nota atribuída a empresa. Essa nota varia de 0 a 5.

Esses últimos dois critérios servem mais para complementação de informação e devem ajudar na decisão na hora de contratar o serviço.

O que podemos dizer sobre a pesquisa

É possível perceber que a pesquisa traz alguns números do setor e compara as seguradoras. Como usamos o site Reclame Aqui como referência, tivemos esse resultado.

Poderíamos ter optado por outro caminho. Se usássemos os indicadores da SUSEP, a primeira classificada seria a Zurich e usando o site Consumidores não mudaria a primeira da lista.

Esse levantamento feito tem a intenção de ajudar com indicadores que estão pensando em contratar um seguro de carro. Mas cada pessoa tem liberdade de estabelecer a sua própria lista com as melhores seguradoras de auto de 2022.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

Foto de Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *