Seta Balao

Simule o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Seguro auto cobre câmbio automático?

O câmbio automático do seu carro está com defeito ou teve algum dano e você não sabe se o seguro vai pagar alguma coisa? Veja neste artigo se o seguro auto cobre câmbio automático e como isso funciona.

Os carros com câmbio automático estão cada vez mais comuns e, apesar de serem muito mais cômodos na hora de dirigir e até mesmo mais econômicos, eles são equipamentos muito delicados que exigem mais cuidados de manutenção.

Além de exigir mais atenção, o câmbio automático necessita de uma mão-de-obra especializada para a realização de reparos, e geralmente esse serviço é bem mais caro do que se imagina.

Por isso, é sempre bom saber se você pode contar com alguma ajuda e se o seu seguro auto cobre câmbio automático?

Seguro auto cobre câmbio automático?

Imagem: Getty

Descubra se o seguro cobre câmbio automático

Mesmo que o conserto de um câmbio de modelo automático ultrapasse o valor da franquia, caso aconteça algum problema neste item do seu veículo, você não pode acionar o seu seguro somente por causa disso, visto que isto se trata de um caso de manutenção e pequenos reparos que podem acontecer com seu carro.

Porém, se o caso for de um acidente onde o câmbio automático acabou sendo danificado, ele receberá o conserto assim como os demais itens que também sofreram com o imprevisto.

Ou seja, se o câmbio automático do seu carro foi danificado pelo uso, ou por qualquer outro motivo que não envolva o acontecimento de um sinistro, você deverá arcar sozinho com o reparo desse equipamento.

Quando o seguro cobre câmbio automático

É preciso entender que o seguro vai cobrir o câmbio automático somente se for em uma situação que já esteja dentro da cobertura do seu plano (roubos, furtos, acidentes, colisões, enchentes, incêndios, quedas de árvores, etc.) e não quando o item está desgastado ou teve algum problema com o tempo.

Esse tipo de reparo é caracterizado como parte de manutenção do veículo, por isso, é importante ter cuidado redobrado com esta peça em seu automóvel para evitar prejuízos devido ao mau uso, por exemplo.

Compensa contratar um seguro auto quando o carro tem câmbio automático?

Se você está pensando que, por seu veículo ter câmbio automático e o reparo deste equipamento não ser coberto pelo seguro, não vale a pena contar com esse serviço, saiba que você está errado.

Mesmo havendo essa condição negativa sobre a cobertura da manutenção do câmbio automático, vale muito a pena contar com um seguro auto.

Afinal, o reparo deste equipamento é muito caro e em um acidente, como uma colisão, se ele for danificado, apenas esse item pode onerar em até R$ 8 mil o conserto do seu veículo.

Nesta situação, caso você não tenha um seguro auto, deverá arcar sozinho com o reparo do veículo mais o câmbio automático.

Mas, se você tiver um seguro auto, não terão motivos para se preocupar, pois, o reparo do câmbio estará incluso nos consertos devido ao sinistro e você precisará pagar apenas a franquia.

Realmente neste caso fica muito mais viável proteger seu veículo e pagar somente a franquia, quando necessário, para garantir não somente o conserto do seu câmbio automático como também do carro inteiro.

4 Comentários

  • Wlisses says:

    Olá,

    Meu carro bateu em uma pedra e furou o cárter do câmbio automático na Br. Acionei o meu seguro e eles deram pt no carro, o que eu faço pra não dar pt e eles arrumarem, pois só furou o cárter do câmbio do moto automático?

    Obrigado.

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Wlisses,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Claudio R Lira Paz says:

    Boa tarde Pessoal,
    Alguém por gentileza pode me tirar uma dúvida, minha esposa te um Fox I-Motion, moramos em Curitiba, e o carro de problema no Câmbio automatizado, em São Paulo, Seguro nosso e Youse da Caixa, ele cobre esse tipo de pane mecânica?

    Att: Caludi Lira

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Claudio,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Por favor, entre em contato com seu corretor para que possa ajuda-lo.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *