Seta Balao

Cote o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Como funciona o seguro auto sem perfil

Ao escolher o seguro auto, o segurado pode selecionar um seguro auto sem perfil ou um com perfil. Entenda as diferenças e saiba as vantagens desse tipo de seguro.

Coletar e analisar o perfil do segurado é uma etapa realizada pelas seguradoras no momento da cotação. Feito isso, a companhia poderá declarar o aceite ou a recusa à proposta de seguro do possível cliente.

Saber uma série de informações acerca do cliente permite a criação de um seguro com perfil e, portanto, personalizado. Mas é possível optar por outra modalidade: o seguro auto sem perfil.

Como funciona o seguro auto sem perfil

Imagem: Getty Images

O que é o seguro auto sem perfil?

Em poucas palavras, é o seguro para automóveis que não é desenvolvido utilizando maiores informações sobre o segurado.

Ou seja, ele não é baseado na análise de dados específicos, o perfil de quem pede a cotação do seguro.

Em função disso, quem escolhe o seguro auto sem perfil precisará somente fornecer informações essenciais sobre si e sobre o veículo (como nome do proprietário, modelo e ano do carro) ao apresentar sua proposta de seguro.

A proposta a ser apresentada é aquele documento com diversos dados do proprietário e do automóvel que demonstra à seguradora o interesse em contratar um seguro com ela.

Quanto mais informações forem fornecidas à empresa, mais ela poderá personalizar o seguro auto, ofertando a cobertura necessária.

No caso da ausência de avaliação de perfil, o seguro auto tende a cobrir poucas situações.

Para que você possa compreender como funciona o seguro auto sem perfil, é interessante compará-lo com a outra opção, o seguro com perfil, para conhecer as suas características. Por isso, vamos explicar um pouco sobre ela.

Seguro auto com perfil

Essa espécie de seguro trabalha com diversos dados, além das informações fundamentais, sobre quem quer contratar o seguro e seu automóvel.

Dessa forma, ao realizar a cotação, a seguradora irá calcular o preço avaliando os hábitos de utilização do veículo, o histórico de ocorrência de sinistro, local onde o carro circula e onde passa a noite, idade do condutor, seu estado civil, a existência ou não de filhos, quilometragem do veículo, entre outras informações que a seguradora julgar pertinente.

Esse conjunto de informações influencia profundamente no seguro a ser apresentado.

Isso ocorre pois, a partir desses dados, a seguradora saberá como personalizar e oferecer o seguro que inclua as coberturas mais adequadas às demandas do automotor e de seu condutor.

A quantidade maior de coberturas contratadas resulta no aumento de valor total da apólice.

A empresa também saberá qual valor deverá cobrar com base no índice de risco que os dados revelaram. A maior probabilidade de ocorrência de sinistro, que nos termos formais é nomeada de sinistralidade, tornará maior o custo a ser pago pelo segurado.

Seguro auto sem perfil na prática

Seguros sem perfil, como já adiantamos, não contam com profunda análise de quem deseja contratar o seguro.

A ausência de informações no momento da cotação gera particularidades em relação à opção com estudo do perfil. As principais diferenças estariam no preço e na cobertura.

Preço do seguro de carro sem perfil

Sem maiores informações sobre os hábitos e condutas do possível cliente e seu veículo, a quantia do seguro (o prêmio) tende a ser menor se comparado ao seguro auto com perfil. A redução de custo pode ser tida como um aspecto positivo dessa modalidade.

Outro fator que altera o preço é a cobertura, pois costuma ser menor e mais simples.

Cobertura

Geralmente, essa variedade de seguro cobre apenas eventos de roubo e furto. Portanto, todo acontecimento de sinistro que não se enquadrar em uma dessas situações não será coberto.

Mas, é possível pedir a inclusão de coberturas adicionais no momento da contratação e, assim, aproximar o seguro automotivo sem perfil às suas necessidades.

Rastreador

Ao optar pelo seguro de carro sem perfil é relevante saber que existe a possibilidade de precisar instalar um rastreador veicular.

Isso porque existem seguradoras que tornam a instalação obrigatória em veículos segurados por essa modalidade.

Há também empresas que não demandam a instalação.

Alternativa para quem teve o pedido de seguro recusado

A opção sem perfil pode ser vantajosa para aqueles que tiveram sua proposta de seguro recusada por muitas seguradoras.

Por exemplo, se suas propostas são negadas devido ao seu vasto histórico de sinistro ou algum outro fator tido como negativo, escolher um seguro auto sem perfil pode ser uma alternativa.

Mas, a melhor medida, nessa situação, é descobrir o que tem gerado as recusas e buscar resolver a questão.

Agora que você sabe como funciona o seguro auto sem perfil e com perfil, nossa dica é que reflita sobre qual se adequa mais a você e que, quanto surgirem outros questionamentos, converse com seu corretor e separe um tempo para fazer cotações.

Leia mais artigos sobre:
Foto de Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *