Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Como funciona o seguro off-road

O seguro off-road é voltado para veículos feitos para andar fora das estradas. Veja quais são as opções disponíveis e se é fácil de encontra-las no mercado.

Cada vez mais vemos pessoas aventureiras que gostam de curtir com os seus veículos, mas na hora de contratar um seguro off-road nem sempre acaba sendo fácil.

A dúvida que fica é o que esses carros e motos possuem de tão diferente que são poucas as seguradoras que o aceitam?

Os veículos chamados de off-road foram desenvolvidos para andar fora das estradas, muitas vezes em terrenos irregulares e trilhas.

Eles contam com uma tecnologia que permite ajustar a direção, tração e suspensão e tornar a dirigibilidade mais fácil. Isso acontece porque não há excesso de rotação e velocidade, sendo essas enviadas na quantidade correta a cada terreno.

Muitos deles são usados em competições que desafiam as habilidades dos motoristas ao volante e não são raras as novidades em relação aos off-roads.

Por conta desses fatores é que começam as barreiras em relação ao seguro, afinal, o risco de dirigir em locais não apropriados eleva muito as chances de ocorrer algum sinistro.

Como funciona o seguro off-road

É possível fazer um seguro off-road?

A resposta para a felicidade dos proprietários desses veículos é sim.

Apesar de ter uma oferta menor no mercado, existem seguradoras que protegem esse tipo de veículo, mas, para isso terá de fazer uma pesquisa e solicitar cotações em diversas delas.

Tanto as motos como os carros podem ter um seguro, porém, são avaliados alguns fatores:

  • Se a moto ou carro estão emplacados, isso porque alguns acabam deixando isso de lado por só andarem em trilhas
  • Se a documentação está toda correta
  • Quem é o piloto ou motorista do veículo. No caso das motos existem algumas que são utilizadas apenas para competições e pilotadas por menores de 18 anos. Nesse caso pode haver mais dificuldade.
  • Coberturas que serão contratadas, pois, algumas delas podem não ser disponibilizadas ou elevar muito os custos
  • Ano de veículo, os mais antigos muitas vezes são recusados por haver dificuldade de encontrara peças de reposição.

Qual o melhor seguro off-road?

No caso das motos, o valor pode ser mais elevado do que os seguros para veículos utilizados nas estradas, porém, pode ser possível fazer um seguro total, aquele que protege contra roubo, furto, colisão, incêndio e outros.

Porém, tanto para motos como carros, apesar de haver disponibilidade do seguro total, ele pode ter um valor bastante elevado, ficando até 25% com um custo acima do valor de mercado do veículo.

O fator preço acaba inviabilizando a contratação do seguro total, mas, ainda existem outras opções que ajudam a proteger o segurado e são mais acessíveis.

Seguro para terceiros

O seguro off-road para terceiros oferece proteção para quando o segurado ocasiona danos a outras pessoas por acidente, podendo esses serem materiais ou corporais.

Em alguns casos essa cobertura conta com serviços de assistência 24 horas, não apenas para o veículo que sofreu danos como para o segurado.

Para ter um seguro desses será preciso escolher o valor limite da cobertura que será contratada para cobrir os danos a terceiros.

Nesse caso não ocorre análise de perfil, isso porque a cobertura será disponibiliza a outras pessoas, mas, o CEP costuma ser solicitado para que seja avaliado o local de circulação e risco que ajudarão na precificação do seguro.

Seguro de roubo e furto

Essa é uma opção mais acessível tanto para motos como carros off-road.

O seguro nesse caso protegerá o veículo de quem o está contratando, mas, as coberturas são restritas protegendo apenas contra roubo e furto.

O valor da indenização no caso de um sinistro dependerá o que foi acordado no contrato, mas costuma variar entre 80% e 100% da tabela FIPE.

Alguns desses seguros também contam com serviços de assistência 24 horas e também podem ser vendidos junto com um rastreador veicular.

O seguro off-road pode ser contratado pelos veículos, porém, não é encontrado tão facilmente no mercado e precisa verificar quais coberturas oferece para que não tenha um preço abusivo.

Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *