Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Seguro Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V)

Compartilhe nas redes sociais:

Seguro Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V)O RCF-V (Seguro Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos) é um seguro opcional que pode cobre danos contra terceiros.

Na hora de contratar ou renovar o seguro auto muita gente tem dúvidas sobre as coberturas que estão sendo disponibilizadas pela seguradora. Isso porque as coberturas podem variar muito e existem diversas que são opcionais.

Para ajudar a esclarecer essa dúvida, hoje vamos falar do RCF-V.

O que é o RCF-V?

O Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V) é um seguro opcional que visa reparar danos a terceiros, por conta disso também ficou conhecido como seguro contra terceiros. Ele pode ser contratado por pessoas físicas ou por empresas que buscam uma proteção extra para os veículos.

Ele pode fazer parte da cobertura oferecida pela seguradora contando na apólice ou ser contratado a parte. Mas nos dois casos garantirá irá cobrir colisões em outros carros que não sejam o segurado.

Coberturas do Seguro Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos

As coberturas do RCF-V (Seguro Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos) podem ser básicas ou contar com algumas adicionais, englobando:

Danos materiais: irá reparar os danos causados ao veículo envolvido na colisão, como consertos, manutenção e até indenização por perda total.

Danos corporais: está relacionado aos danos físicos que a pessoa sofra e que requeiram cuidados médicos ou internação, o seguro irá cobrir o tratamento. Ele também pode gerar uma indenização em caso de falecimento da outra pessoa envolvida.

Invalidez permanente: paga uma indenização caso as pessoas envolvidas venham a sofrer desse mal.

Defesa cível e penal: utilizado para arcar com as custas de processos que venham a ocorrer em decorrência do acidente, incluindo danos morais.

Deve se ter cuidado para não confundir o Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos com o seguro de Acidentes Pessoais Passageiros (APP) que visa proteger os passageiros que são transportados pelo veículo do segurado e que venham a sofrer um acidente.

Conheça estratégias para não se aborrecer com o seu seguro auto, ;)

Valores das indenizações             

Os valores da indenização vão variar de acordo com o que foi contratado pelo segurado, sendo que o mais comum é que os valores referentes a danos materiais e corporais sejam maiores que os de danos morais.

No caso de o terceiro acionar o seguro para que as despesas sejam pagas, os valores serão pagos diretamente ao prestador de serviço, como hospitais ou oficinas, limitado ao valor contratado pelo segurado.

Vantagem em ter um seguro RCF-V

Contratar um seguro auto é muito importante para proteger o seu veículo, porém é preciso pensar que ele pode se envolver em acidentes e causar danos a terceiros. Para que não seja preciso arcar com as contas do reparo do veículo da outra pessoa ou custas médicas, o seguro RCF-V (Seguro Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos) vai ser de grande valia nessas horas.

O segurado não terá de arcar com o valor total dos prejuízos, sendo preciso apenas pagar o valor da franquia já pré-estabelecido no momento da contratação do seguro. Dessa forma as perdas financeiras serão bem menores.

Essa também é uma excelente maneira de dirigir com mais tranquilidade, sabendo que em casos de acidentes poderá contar com proteção não apenas para você ou seu carro, mas também para os demais envolvidos.


Compartilhe nas redes sociais:
Leia mais artigos sobre:

2 Comentários

  • Jose Marcos Martineli Crisci says:

    Oi,

    No caso de eu ser proprietário de um veículo com mais de 15 anos, eu não consigo fazer seguro para cobertura de colisões. Gostaria de saber, caso me envolva em acidente e o veiculo contrário tenha seguro contra terceiros, serei beneficiado caso não tenha culpa no incidente?

    Obrigado.

    • Rafael says:

      Boa tarde,

      Respondendo o comentário acima, amigo, caso você não for o responsável pelo acidente, e a pessoa que assumiu a culpa tenha seguro e possua essa cobertura, sim vai ser pago, após analise da seguradora e liberação para executar o serviço.

      Att

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *