Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Nós somos o trânsito – a Campanha Maio Amarelo

Compartilhe nas redes sociais:

No dia 2 de maio começou a quinta edição da campanha Maio Amarelo, para conscientização no trânsito, com o objetivo de aumentar a segurança para todos. 

O tema deste ano, com o objetivo de educação para o trânsito será “Nós somos o trânsito”. O significado do lema é a integração entre poder público e sociedade civil, com o objetivo de aumentar a segurança nas ruas e estradas do país. A campanha deve mobilizar a fiscalização, condutores e pedestres.

Nós somos o trânsito – a Campanha Maio Amarelo

Imagem: onsv.org.

A campanha Maio Amarelo acontece todos os anos, como parte da agenda proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas), desde maio de 2011, que estabeleceu o mês de maio como referência mundial para ações que busquem a segurança no trânsito. A campanha foi criada para

O Maio Amarelo faz parte da agenda proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 11 de maio de 2011, mês de referência mundial para as ações em trânsito, com a decretação da Década da Ação para Segurança no Trânsito.

O Brasil é o quinto país mais violento no trânsito, segundo a ONU. O número de mortes é de 234 para cada 100 mil habitantes. Os quatro países de maior violência no trânsito são Índia, China, Estados Unidos e Rússia. Quanto às mortes por acidentes com motocicletas, o Brasil está em segundo lugar, com cerca de 7 mortes para cada 100 mil habitantes. O Paraguai é o país com maior número de acidentes fatais com motocicletas, cerca de 7,5 mortes para cada 100 mil habitantes.

Nós somos o trânsito – a Campanha Maio Amarelo

Imagem: maioamarelo

Maio Amarelo em 2018

A campanha deste ano reforça a ideia de que o trânsito depende de todas as pessoas que vivem nas cidades. Todas as redes sociais são acionadas, com conteúdos específicos para Twitter, Facebook, Instagram, sites maioamarelo.com e onsv.org.br, além de outdoors, mídia impressa, rádio e TV. A mobilização deve ser feita para que se possa reduzir o número de mortes no trânsito no país.

Neste ano, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, desenvolveu o conteúdo da campanha, em parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em doação para o Movimento Maio Amarelo. Os conteúdos publicitários podem ser utilizados livremente para que sejam disseminadas as ações voltadas a um trânsito mais seguro.

Segundo o presidente da Anfavea, Antonio Megale, a segurança no trânsito é essencial, exigindo comprometimento do conjunto da sociedade. Esse é um tema constante e importante também para a indústria automobilística, porque os fabricantes estão continuamente investindo na evolução dos veículos, para maior segurança e opções em mobilidade que sejam mais seguras, humanas e ao mesmo tempo, tecnológicas.

Nós somos o trânsito – a Campanha Maio Amarelo

Imagem: bonitonoticias

Nos somos o trânsito

A campanha de 2018, aprovada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), pela Resolução 722/2018, tem o tema “Nós somos o trânsito”, em suas ações, para mídias sociais, folders, cartazes e vídeos. Ela chama a atenção para a necessária mudança de atitude em todos os deslocamentos que fazemos. Os acidentes fatais precisam ser reduzidos e eliminados, o que somente pode acontecer se todos assumirem a responsabilidade por adotar novos comportamentos que mudem a situação atual.

As peças publicitárias convidam a todos os cidadãos para que cada um faça a sua parte, refletindo sobre a necessidade de um trânsito mais seguro, para si próprio e para os outros. A hastag #NósSomosoTrânsito deve chamar a atenção para o objetivo de que se alcance um compromisso coletivo para a redução das vítimas fatais no trânsito, o que poderá ser alcançado se cada um respeitar as leis do trânsito, a própria vida e a vida de outros motoristas e pedestres.

O trânsito somente pode melhorar quando as pessoas melhorarem e assumirem essa responsabilidade, afirma o Diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária. Os símbolos utilizados na campanha são as placas de trânsito, com os pictogramas do que é proibido, do que se pode ou não fazer no trânsito, para mostrar que motorista, ciclista, pedestre e cadeirante são seres humanos, cujas vidas precisam ser protegidas. O respeito no trânsito precisa ir além do aspecto frio e impessoal nos deslocamentos, onde somente se busca o próprio interesse, mas por trás de cada volante existem pessoas reais, que precisam agir com humanidade.

Conforme explica o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, a campanha apela para a redução dos acidentes fatais no trânsito, diante da triste realidade de que uma pessoa morre a cada 12 minutos em acidentes nas ruas e estradas do Brasil. Essa estatística de vidas perdidas precisa ser mudada. Outras milhares de vítimas sofrem sequelas graves em razão de acidentes de trânsito, com impacto negativo não somente pessoal, mas social, atingindo a família, amigos e empregadores.

Portanto, se cada um fizer a sua parte, podemos conseguir um trânsito mais seguro, eliminando ou revertendo a situação atual. Mais detalhes sobre a campanha podem ser encontrados no site www.maioamarelo.com, ou no site do OBSERVATÓRIO, que é www.onsv.org.br. A campanha conta com a mudança no comportamento no trânsito.

Nós somos o trânsito – a Campanha Maio Amarelo

Imagem: g1.globo

Maio Amarelo “Nós Somos o Trânsito” – em São Paulo

O amarelo foi escolhido por ser a cor que significa Atenção, no semáforo. A atenção que deve ser dada à vida. Neste mês de maio, a Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, vai apoiar a campanha, convidando o cidadão paulistano, seja condutor, pedestre, visitante ou passageiro, a refletir sobre as melhores condutas no trânsito, para que se alcance o objetivo de um trânsito mais pacífico.

Nós somos o trânsito – a Campanha Maio Amarelo

Imagem: rio.rj.gov

Maio Amarelo “Nós Somos o Trânsito” – no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o Movimento Maio Amarelo promoveu a ação Pedal da Paz, voltada para ciclistas e pedestres, no dia 6 de maio. O passeio ciclístico teve por objetivo chamar a atenção da população para o número de acidentes que acontecem com bicicletas e pedestres. A ação reunião ciclistas de vários municípios da região metropolitana do Rio.


Compartilhe nas redes sociais:
Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *