Seta Balao

Cote o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

5 coisas que mostram que uma seguradora de veículos tem boa reputação

Quer saber se a seguradora de veículos tem boa reputação? Confira algumas dicas que vão te ajudar a fazer uma escolha segura!

Contratar uma seguradora de veículos é um passo importante, afinal, essa escolha determinará qual será o amparo recebido por você quando precisar dos serviços contratados. Diferentes fatores precisam ser levados em conta ao contratar uma seguradora e, entre eles, está a reputação da mesma.

Mas você sabe como avaliar se a seguradora que tem interesse tem boa reputação? É sobre isso que abordaremos aqui.

Veja a seguir 5 pontos importantes para avaliar se a seguradora de veículos tem uma boa reputação.

5 coisas que mostram que uma seguradora de veículos tem boa reputação

Imagem: Pixabay

1. Situação legal

O primeiro ponto é verificar se a seguradora de veículos é regularizada. Existe um órgão responsável por regularizar os serviços de seguro no país, é o SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). E na plataforma é possível verificar todas as seguradoras que estão devidamente regulamentadas para oferecerem seus serviços no país.

2. Avaliação de outros clientes

Outro ponto importante é verificar se a seguradora de veículos em questão tem boa avaliação com outros clientes. Esse fator pode ser verificado no site do Reclame Aqui, domínio criado para reclamações e intermediação entre empresas e consumidores.

A plataforma do Reclame Aqui oferece um parâmetro acerca da avaliação dos clientes, com número de reclamações, quais são elas, quantidade de problemas solucionados e outras estatísticas.

Assim, é possível analisar a percepção de outros clientes e ter uma ideia de como a empresa oferece seus serviços e lida com os clientes que precisam do que contrataram. Esse é um excelente meio para analisar a reputação das empresas brasileiras.

3. Redes Sociais

Atualmente, existem outros meios de perceber a satisfação dos clientes quanto aos serviços oferecidos pelas empresas, são as redes sociais. Longe de ser apenas um canal de interação, elas se tornaram a vitrine das empresas, e um bom local para analisar o feedback dos clientes.

Instagram, Twitter, Facebook, já não são mais apenas redes que amigos compartilham o que pensam e gostam ou fatos cotidianos. Esses sites se transformaram em ambiente também para negócios e fica cada vez mais fácil perceber a reputação da empresa nessas plataformas.

Procure ler os comentários, em postagens antigas e atuais, que os consumidores fazem naquilo que é postado. Verifique em quais situações a empresa é marcada e se ela tem interação com seus clientes, oferecendo espaço para eles expressarem suas opiniões enquanto consumidores.

Em geral, empresas que não permitem comentários negativos, excluindo ou limitando a ação dos clientes, tendem a oferecer serviços de qualidade duvidosa e, por isso, limitam a interação com seus consumidores para não ter exposta essa imagem no mundo virtual, em que todos têm acesso.

4. Informações transparentes

De maneira geral, seguradoras de veículos com boa reputação têm suas informações divulgadas de maneira transparente. Sendo facilmente identificado pelo cliente seus direitos e acesso aos serviços contratados.

Desconfiar de empresas que usam muito a entrelinhas e escondem informações pertinentes, como quando a cobertura pode ser utilizada ou quais casos abrange o uso do seguro, deve ser um sinal de alerta para o consumidor.

Ficar atento na transparência das informações fornecidas pode te ajudar a ter menos problemas futuros, quando for necessário utilizar algum serviço contratado e ser impedido por causa de informações que ficaram pouco esclarecidas ou escondidas atrás de letras pequenas ou notas de rodapé.

5. Canais de atendimento

Outro ponto importante para analisar a reputação da empresa é quais canais de atendimento ela disponibiliza. Uma boa empresa nem sempre está livre de reclamações, mas ela certamente oferece bom suporte aos seus clientes, com canais de atendimento em diferentes plataformas para solucionar o problema encontrado.

Assim, ao encontrar uma seguradora de veículos, observe quais canais estão disponíveis para a comunicação com quem já é cliente. Algumas vezes o atendimento é facilitado para realizar o contrato, mas depois disso se torna mais difícil a comunicação entre empresa e cliente.

Atualmente existem diferentes meios para criar canais de atendimento, que podem ser feitos via telefone ou de maneira on-line, facilitando para que o cliente encontre a melhor forma de contatar a empresa contratada. Portanto, verifique quais canais de atendimento existem e se eles realmente oferecem suporte para os clientes.

Esses pontos são fundamentais para serem analisados ao contratar uma seguradora de veículos. A reputação da empresa pode indicar como será o seu atendimento e a resolução dos seus problemas quando for necessário usufruir do serviço contratado.

Você pode ainda conversar diretamente com quem já é cliente da seguradora de veículos e perguntar sobre os serviços oferecidos.

Então, agora você já sabe como identificar se a seguradora de veículos tem boa reputação. Coloque as dicas acima em prática na hora de escolher a empresa.

Leia mais artigos sobre:
Foto de Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *