Seta Balao

Cote o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

O que você deve levar em conta ao escolher os melhores seguros de carros

Os melhores seguros de carros nem sempre são os mais baratos, mas os que possuem tudo o que é preciso.

Já teve uma grande conquista que foi comprar um carro, agora é hora de dar mais um passo: contratar um seguro.

Ele será necessário para proteger esse bem que você tanto quis e agora conseguiu. A questão é saber quais são os melhores seguros de carros e o que analisar antes de optar por algum.

São detalhes que devem ser observados e que podem fazer toda a diferença no preço a ser pago e na satisfação com o serviço. Veja ao que prestar atenção.

O que você deve levar em conta ao escolher os melhores seguros de carros

Imagem: Getty Images

As suas necessidades com o carro

Antes de começar a procurar um seguro pense para que precisa dele. Pode ser porque deixa ele na rua durante o trabalho e tem medo de roubo. Acha que os outros motoristas não dirigem com prudência e tem medo de uma colisão, pense que pode provocar um acidente e terá de pagar o conserto do seu e do outro veículo, entre outros.

Fazer uma lista pelos motivos que está contratando um seguro ajuda a entender quais serão os melhores seguros de carros que atenderão às suas necessidade por oferecerem o que precisa.

Os termos usados pelas seguradoras

Entender e conhecer os termos ou nomenclaturas usados pelas seguradoras permitirão que saiba o que está sendo oferecido. Por exemplo, as pessoas costumam saber o que é a cobertura, mas nem todas entendem da franquia, por isso não dão atenção a ela.

Quando precisam acionar o seguro tomam um susto que precisam pagar a franquia. Se não souber o que os termos significam, vale a pena pedir uma explicação ao corretor.

Escolha as coberturas que precisa

Depois de fazer um levantamento das coberturas que precisará, quando for fazer a cotação dos melhores seguros de carros poderá selecioná-las. Escolha apenas aquelas que entendeu que são necessárias. Por exemplo, se não possui acessórios caros no carro como aparelhos de som e vídeo, poderá dispensar essa cobertura.

Um bom seguro vai oferecer as coberturas básicas e outras adicionais para que tenha um produto personalizado e adequado às necessidades.

Faça diversas cotações

Pela cotação não é cobrado nada, isso quer dizer que poderá pedir quantas achar necessárias. Peça cotações em diferentes seguradoras para comparar os preços e encontrar o melhor custo-benefício.

Além disso, faça simulações com coberturas diferentes se ainda tem alguma dúvida. Por exemplo, se não sabe se precisará de proteção para os vidros, peça uma cotação e outra sem essa cobertura. Compare as propostas para verificar se vale a pena.

Analise a reputação dos melhores seguros de carros

Não se engane pensando que uma empresa é considerada boa apenas por estar no mercado. Alguns, infelizmente, não prestam um bom serviço e deixam a desejar.

Faça uma pesquisa para saber quais são os melhores seguros de carros no que diz respeito a atendimento, agilidade na liberação dos serviços e outros.

Para obter esses dados pode-se conversar com quem já usa esses seguros, pesquisar nas redes sociais, sites especializados e outros. Quanto mais informações reunir, mais segurança terá em contratar um seguro de uma empresa que seja confiável e tenha boa reputação.

Entenda sobre a assistência 24 horas

A assistência 24 horas é um serviço que é disponibilizado junto com o seguro. Se é uma pessoa que viaja com frequência vai precisar ser atendido na estrada, porém, se houver limitação de guincho isso pode ficar difícil.

Os melhores seguros de carros costumam oferecer guincho com quilometragem ilimitada ou possuem diferentes pacotes com distâncias para que possa escolher a que melhor lhe atende.

Pesquise sobre os benefícios e vantagens adicionais para os segurados

Os melhores seguros de carros não se limitam a oferecer apenas serviços para os veículos. É comum encontrar outros adicionais como serviços para residência, descontos em estabelecimentos parceiros como estacionamentos, postos de combustível e até restaurantes.

Há também as que disponibilizam desconto por fidelidade ou conforme a modalidade de pagamento.

Todos esses detalhes podem parecer pouco, mas fazem uma grande diferença no cotidiano. Imagine o quanto pode economizar com estacionamentos, isso traz vantagens financeiras.

Saiba o valor de indenização

Se imagina que o valor de indenização do seguro em caso de perda total será de 100% do valor do mercado, normalmente utilizando a Tabela Fipe como referência. Entretanto, isso pode ser mera ilusão.

Para escolher um seguro é preciso verificar qual o valor da indenização, a pode ser maior ou menor do que o esperado. Essa informação deve estar clara na apólice e caso não seja integral, deverá ser explicado o motivo.

Os melhores seguros de carros são os que atendem a necessidade e são escolhidos após análises. Por isso, nem sempre podemos dizer sobre a melhor seguradora, mas o melhor produto para cada pessoa.

Leia mais artigos sobre:
Foto de Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *