Seta Balao

Simule o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Como calcular seguro de veículos

Ao adquirir um seguro de veículo, muita gente dá maior atenção o valor final do produto. Algo compreensível, já que os custos vão mudar sua vida financeira. Mas, você sabe como calcular seguro de veículos?

Calcular seguro de veículos é uma tarefa para especialistas. Afinal, o custo da proteção é determinado por meio de uma série de informações, avaliadas em conjunto.

Não significa, porém, que você não possa estimar o quanto irá pagar pelo seu seguro. Para te ajudar, explicamos neste texto como fazer este cálculo.

Antes de tudo, é preciso diferenciar os produtos existentes no mercado: a proteção veicular e o seguro. Um seguro auto é regulamentado pela Susep  (Superintendência de Seguros Privados) e segue uma série de regras.

Já a proteção veicular é disponibilizada por associações e não passa por inspeções. Cada opção tem suas vantagens, que devem ser bem analisadas antes da contratação.

Este texto fala apenas do seguro de veículos, que segue alguns critérios comuns em todas as seguradoras. Para conhecer a proteção veicular, você pode acessar este texto.

Para a formação do preço final do seguro, são considerados vários fatores. No geral, eles estão ligados ao perfil de risco do carro.

Isso quer dizer que, quanto maior o risco de sofrer um sinistro, maior será o custo do seguro. Quer saber como calcular o seguro de um veículo? Continue acompanhando!

Como calcular seguro de veículos

Imagem: Getty

Fatores que influenciam no preço do seguro de veículo

Como já dito, os fatores que influenciam no preço do seguro são bastante variados, e podem mudar por seguradora.

Ainda assim, alguns deles são bastante comuns, e fundamentais para definir o custo da proteção do veículo. A seguir, falamos um pouco sobre cada um destes fatores rotineiros. Acompanhe!

Índice de roubo e furtos

Quanto mais visado o modelo do veículo é pelos bandidos, maior será o valor do seguro. Afinal de contas, esse tipo de cenário torna o roubo ou furto do veículo muito mais provável.

Assim, a seguradora terá maior chance de arcar com prejuízos, e precisa resguardar seus lucros. Por este motivo, ela cobrará mais caro pela proteção.

Para se ter uma ideia, esse fator de risco pode ser responsável por 60% do preço final do seguro. Um resultado deste tipo ocorre mesmo que o valor de mercado do carro não seja tão elevado.

Perfil do motorista

Quando o motorista tem maior chance de sofrer sinistros, o seguro do carro também se torna mais caro.

A seguradora considera como um grupo de risco, por exemplo, os motoristas mais jovens, que possuem pouca experiência ao volante.

Homens solteiros também costumam sofrer mais sinistros, tornando o preço da sua proteção maior.

Além destes, influencia na cotação o histórico de sinistros do motorista. Assim, quem já se envolveu em acidentes ou foi multado terá seguro com custo mais elevado.

Tipo de garagem

Pode parecer bobagem, mas o tipo de garagem em que o carro fica influencia na cotação do seguro. Se ,em casa e no trabalho, ele fica em um estacionamento fechado e com portão, há redução do preço.

Em contrapartida, o oposto também é valido. Por isso, carros que ficam estacionados na rua não levam muita vantagem. Afinal, eles ficam mais sujeitos a roubos, furtos e danos por terceiros.

Utilização do veículo

Na hora de fazer o cálculo de seguro de automóvel, as seguradoras ainda consideram o tipo de uso do veículo. Carros que são usados eventualmente têm um seguro de veículo mais barato.

O valor tende a crescer gradualmente conforme a frequência de uso, e aumenta um pouco mais quando o veículo é utilizado como meio de trabalho, para ir à faculdade ou ao seu emprego.

Local de residência

Algumas áreas das cidades são classificadas como de risco pelas seguradoras. Não apenas de risco para ações violentas (como o roubo), mas também para colisões.

Quando o motorista mora em locais onde há mais assaltos e acidentes, é comum que o valor do seguro acompanhe este alto índice.

Coberturas contratadas

Outro ponto considerado para a cotação do seguro são as coberturas contratadas. Tanto o tipo de cobertura, quanto o número de proteções.

Se a proteção for mais simples, o preço será menor. Quanto mais coberturas forem adicionadas, maior será o custo proporcional.

Como calcular o seguro de veículos?

Na hora de calcular seguro de veículos, você pode avaliar todos os aspectos citados no tópico anterior. O modelo do seu carro possui grande índice de roubos?

Você mora em uma área de risco? Deseja contratar várias coberturas? Nestes cenários, o custo da proteção do veículo costuma ser bem mais alto.

Em todo o caso, saber o valor exato do seguro só é possível por meio de uma cotação. Até porque, as seguradoras dão peso diferente a cada fator analisado.

Algumas, por exemplo, consideram como item principal o número de coberturas, enquanto outras avaliam o risco de furto do automóvel.

Além disso, é importante sempre dizer a verdade à seguradora. Mesmo que o seu perfil seja de alto risco — o que vai resultar em um seguro mais caro.

Ao mentir ou omitir informações, o usuário está cometendo fraude. Como resultado, a seguradora pode se negar a pagar a indenização em caso de sinistros. Também há casos em que os consumidores são processados pela empresa.

Agora que você já sabe como calcular seguro de veículos, entre em contato com um corretor. Com o auxílio do profissional, você terá maior facilidade em definir o melhor seguro e custos ao seu bolso.

Leia mais artigos sobre:

2 Comentários

  • Aluizio Bezerra Tavares says:

    Boa noite, gostaria de saber qual é o preço para meu carro, Fiat Toro, ano e modelo, 2017/2018, Freedom at 1.800 139 CV. Cor Branca,

    Aguardo contato.

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Aluizio,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ e receba todas as informações necessárias para a concretização de sua proposta.

      Atenciosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *