Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Como funciona a substituição da garantia do seguro auto

De repente acontece um sinistro e então vem a pergunta: Como funciona a substituição da garantia do seguro auto?

Esse é um assunto que muitas pessoas nem querem pensar, pois fogem de qualquer problema que possa acontecer com seus veículos. Mas precisamos estar conscientes que acidentes (ou roubos) acontecem e precisamos estar preparados para enfrentar essa situação.

Além disso, o seguro serve justamente como uma garantia do seu automóvel, ou seja, se algo acontecer com ele, você tem a quem recorrer, e pode amenizar ou até quitar o prejuízo.

Como funciona a substituição da garantia do seguro auto

Como funciona substituição da garantia do seguro auto

Em um primeiro momento pode parecer confuso e até difícil de entender o que é e como funciona a substituição da garantia do seguro auto. Basicamente, a substituição da garantia é a troca do carro antigo por um carro novo, sem que a dívida tenha sido quitada.

O carro precisa estar desalienado

Para receber a indenização do seguro, o carro precisa estar desalienado, ou seja, com baixa no gravame. Para realizar esse procedimento, nesse caso, o automóvel anterior é substituído por outro como garantia.

Desse modo, obrigatoriamente a empresa precisa ter outro carro no lugar do antigo, para fazer a baixa no grave. Sem outro carro no lugar, a empresa não fará a baixa.

Como encontrar esse novo veículo?

Para colocar outro veículo no lugar do antigo e assim conseguir desalienar o primeiro, você precisará de uma loja.

A loja venderá o novo carro sem receber de imediato. Assim, o segundo carro ficará alienado no lugar do primeiro, e a loja receberá o dinheiro no momento em que o cliente receber o valor da indenização.

A loja entregará o carro apenas no momento em que receber o dinheiro, já que o momento da compra serve apenas para desalienar o automóvel antigo.

Para realizar esse procedimento, já que a loja receberá somente após a compra, ela normalmente checa o histórico do comprador, a análise de crédito e a situação cadastral do cliente. Essas são medidas de precaução, de modo a evitar possíveis calotes.

Mas e depois?

Feito isso, a financeira fará a substituição dos carros, a baixa do gravame e enviará para a seguradora.

Depois que a seguradora receber a confirmação, ela pagará ao cliente o valor da indenização. Após receber esse valor, o cliente deve realizar o pagamento para a loja e retirar o seu carro. O carro novo estará no lugar do antigo e o processo acaba.

Essa situação pode ser bastante complexa e possui inúmeras etapas com diversas partes envolvidas. Por isso, saber como funciona a substituição da garantia no seguro auto é muito importante. É preciso estar sempre pronto.

Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *