Seta Balao

Cote o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Como ganhar dinheiro com seguro auto? Dicas para lucrar mesmo na pandemia

Quer saber como ganhar dinheiro com seguro? Neste artigo, reunimos algumas dicas que vão ajudar a alavancar suas vendas! 

Trabalhar como um corretor de seguros é, de fato, um negócio muito atrativo. O potencial para ganhar dinheiro com seguro é enorme, principalmente se considerarmos o desempenho do mercado de seguros brasileiros. 

Para se ter ideia, entre janeiro e novembro de 2020, o ramo de seguros registrou uma alta de 4,9%, faturando R$ 112,2 bilhões. Ou seja, o que não faltam são oportunidades de negócios e clientes em potencial que buscam esses serviços. 

Mas é claro que não adianta investir em um mercado promissor, se você não adotar estratégias e práticas que possam contribuir para um bom faturamento. 

Assim, existem dicas básicas e fáceis de colocar em prática que podem melhorar ainda mais seu negócio. Continue lendo!

Como ganhar dinheiro com seguro auto? Dicas para lucrar mesmo na pandemia

Imagem: Pixabay

Qual a média de lucro de quem vende seguro auto?

O mercado de seguros está em expansão, justamente pelo tipo de serviço que oferece. Isso porque, seguros comercializam uma proteção, que pode trazer muito mais tranquilidade para o dia a dia de quem o utiliza. 

Além disso, devemos considerar um público amplo que necessita dessa proteção para automóveis. Afinal de contas, em 2020 foram vendidos por volta de 1,95 milhões de veículos leves no Brasil.

Ao mesmo tempo, a média de comissionamento de seguro auto no país é de 20%. Portanto, se unirmos as chances de venda que o mercado oferece, mais a remuneração média do mercado, notamos que é possível ganhar dinheiro com seguro auto. 

No entanto, para alcançar essa média, e até mesmo superá-la, você precisa ter muito foco no trabalho de corretagem. 

7 dicas para sempre ganhar dinheiro com seguro auto 

É preciso se preparar e colocar em prática as recomendações que vão ajudá-lo a aumentar suas vendas com seguro de carro. Por isso, confira as dicas que separamos a seguir.

1. Conheça bem os seguros que você vende

Pode até parecer bobagem, mas o primeiro passo para ganhar dinheiro com seguro auto é conhecer a fundo os serviços que você comercializa. Isso porque, quando você conhece bem seus serviços, consegue construir boas argumentações para vendê-los. 

Sendo assim, é preciso ter em mente que cada cliente possui um perfil e uma necessidade específica. Para realizar uma venda é preciso saber dialogar com cada um. Nesse sentido, você deve conhecer seus serviços para mostrar o que há de atrativo para cada pessoa. 

Ou seja, quando for realizar um atendimento, evite fazer uma apresentação muito genérica. Busque apresentar pontos positivos do serviço para cada demanda do cliente. 

Para isso, também é importante ouvir o que o cliente está buscando, como os tipos de cobertura, como é uso do veículo e capacidade de pagamento. 

Assim, ao conhecer bem seu serviço, você consegue fazer uma apresentação mais atrativa e convincente. 

Portanto, não tenha “preguiça” de pesquisar sobre o serviço que você oferece. Entenda seus detalhes e pormenores e conheça possíveis variáveis que podem ser importantes para vendê-lo.

2. Faça um bom marketing do seu trabalho

Como ganhar dinheiro com seguro auto

Imagem: Pixabay

Outro passo fundamental para ganhar dinheiro com seguro auto é apostar em uma boa estratégia de marketing. Afinal de contas, para que as pessoas tenham conhecimento sobre o que você oferece, é preciso fazer uma divulgação de qualidade. 

Dessa forma, é possível aproveitar as oportunidades que o ambiente online oferece. Você pode, por exemplo, investir nas redes sociais, produzindo conteúdos interessantes para seus seguidores. 

Ao mesmo tempo, você pode usar outras práticas de marketing digital, como o e-mail marketing. Por ele, é possível manter uma relação mais próxima com os clientes.

Além disso, vale a pena pensar em uma divulgação boca a boca. Por isso, converse com as pessoas e mostre que você possui algo de valor a oferecer. 

Clientes satisfeitos colaboram diretamente com essa etapa. Eles poderão recomendar seus serviços para amigos e familiares. Por isso, é fundamental garantir um bom atendimento. 

Os planos de fidelização também podem ser uma proposta interessante. Eles, inclusive, estão ganhando espaço no mercado de seguros. Por meio deles, você consegue incentivar seus clientes a trazerem mais indicações que podem aumentar suas chances de negócio.

3. Busque auxílio de outros profissionais

Para ganhar dinheiro com seguro auto, é fundamental que você se dedique às suas atividades. Então, contar com a ajuda de parceiros e apoiadores também pode ser ideal. 

Primeiramente, você pode entrar em contato com as seguradoras com as quais trabalha para buscar condições mais atrativas. Dessa forma, será possível ter mais opções para negociar com os clientes e realizar boas vendas. 

Mas se você é um corretor que trabalha com uma franquia, pode procurar auxílio com sua própria franqueadora. Com a força da marca e muitas parcerias, ela provavelmente conseguirá encontrar alternativas interessantes. 

Inclusive, isso está relacionado com as próprias vantagens das franquias. Isso porque, essas empresas costumam oferecer treinamentos, catálogo amplo de serviços e vários suportes que contribuem para o seu trabalho no dia a dia.

Do mesmo modo, você pode criar um sistema de parceria com as empresas locais que trabalham com carros, como as de limpeza. Por exemplo: ao comprar um seguro, o cliente pode ganhar um benefício na empresa parceira. 

4. Venda benefícios, não um seguro

No momento de realizar um atendimento, é essencial que o corretor entenda o que o cliente precisa. Afinal, muito além de um simples seguro, são os benefícios daquele serviço que vão conquistar seu público. 

Isso porque, as pessoas não buscam apenas produtos e serviços quando vão consumir algo. Elas também estão em busca das experiências que aquele produto poderá trazer. 

E quando falamos em seguros, isso não seria diferente. Ao contratar uma proteção para algum veículo, seu cliente dará preferência pela alternativa que trará mais benefícios a ele. 

Desse modo, ao apresentar um serviço, você deve estar preparado para encontrar as opções mais vantajosas e que se encaixam nas expectativas do seu público. 

Não se esqueça que um seguro tem como objetivo proteger o carro ou a pessoa. Assim como facilitar a vida do segurado no momento que ele está enfrentando uma situação inusitada. 

Por isso, a pessoa que contrata esse serviço está em busca de coberturas de qualidade, suporte e um atendimento que trará conforto para um momento de dificuldade.

5. Ouça seu cliente atentamente

Como ganhar dinheiro com seguro auto

Imagem: Pixabay

Algo que já mencionamos e que deve ser prioridade no serviço de um corretor, é saber escutar a demanda do cliente. Ao entender o que o cliente precisa, você aumenta suas chances de ganhar dinheiro com seguro. 

Vender um seguro mais caro geralmente é mais atrativo, concorda? Já que você receberá uma comissão maior. No entanto, não adianta nada entregar um serviço que não possui as características que o cliente busca. 

Assim, você até pode realizar um negócio, vendendo um seguro de veículo mais alto, mas em compensação, pode perder um cliente no futuro. 

Ou seja, é muito mais vantajoso vender um seguro mais barato, mas ter a certeza que seu cliente estará satisfeito. Assim, ele poderá encontrar os benefícios desejados no serviço que foi contratado. 

Como resultado, você terá alguém contente com o seu trabalho, capaz de recomendá-lo para outras pessoas. E o melhor, disposto a renovar o contrato com você. 

Muito além de realizar vendas, como corretor você deve encontrar as soluções adequadas para cada pessoa. 

Portanto, não se esqueça que você pode conseguir uma boa rentabilidade nas comissões de renovação. Mas será preciso manter um bom relacionamento a longo prazo com seu público. 

6. Adapte os planos para opções mais baratas

Saber negociar e encontrar bons preços é algo importante em vários tipos de negócios. Essa pode ser uma ótima estratégia para ganhar dinheiro com seguro auto. 

Como corretor, nem sempre é interessante para você vender opções mais baratas de seguro. Afinal, isso irá refletir diretamente no comissionamento que você receberá naquela venda. 

Mas é como falamos antes: encontrar seguros mais em conta, com descontos, pode ser muito atrativo para o consumidor. 

Se considerarmos principalmente o momento de pandemia e crise, vemos que as pessoas estão em busca de soluções mais em conta. 

Desse modo, conseguir fazer adaptações poderá ajudar você a não perder a venda. Você conseguirá garantir os clientes que não estão dispostos a gastar muito no momento. Então, ofereça serviços em conta sempre que possível. 

Claro, sem abrir mão de tentar vender os seguros mais caros, para ganhar mais. Mas se isso não for possível, não descarte os mais baratos. O volume de vendas mais baratas ainda vai garantir um bom faturamento no fim do mês.

7. Dedique-se ao pós-venda dos clientes

O pós-venda é algo que contribui para o crescimento de qualquer empresa. Para um corretor que deseja ganhar dinheiro com seguro auto, ele também pode ser muito útil. 

Antes de mais nada, é importante entender que a função do corretor é ajudar o cliente a encontrar bons serviços, mediando a relação entre ele e a seguradora. Você já sabe disso, não é mesmo?

Por isso, o corretor também deve estar preparado para tirar dúvidas e ajudar em diversas situações. 

Com um bom pós-venda, é possível manter um relacionamento positivo com os clientes. É algo que vai aumentar as chances de retorno desse público. 

Para isso, é fundamental ser prestativo sempre que o cliente precisar de alguma orientação a respeito do serviço. Assim como quando ele tiver dúvidas sobre como contatar a seguradora e afins. 

Então, manter um canal de diálogo aberto e eficiente, é uma forma de mostrar ao cliente como você se preocupa com a experiência dele. Isso pode lhe render renovações de contrato e até recomendações. 

Viu como essas dicas básicas podem ser bem úteis para colaborar com o desenvolvimento do seu negócio? 

Colocando-as em prática você pode conseguir clientes fiéis que vão ajudar na divulgação do seu negócio, e claro, a ganhar dinheiro com seguro.

Artigo produzido pela equipe Encontre Sua Franquia.

Leia mais artigos sobre:
Foto de Andréia Silveira

Andreia Silveira é redatora desde 2011, especialista em conteúdos sobre seguro para carros. É copidesque, redatora, editora e atua na área de criação de infográficos e release com dicas para autos. Também é responsável pela otimização SEO no canal do YouTube para o SeguroAuto.org.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *