Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Dicas para dirigir em outros países

A decisão de viajar para outro país faz com que surjam muitas dúvidas relacionadas a como dirigir no exterior e isto se refere a muitos aspectos como a documentação necessária e práticas específicas, as quais mudam de acordo com o país.

Fique de olho então e faça uma viagem segura dirigindo da melhor forma!

http://img.paraviagem.com.br

http://img.paraviagem.com.br

Informações básicas relacionadas a dirigir no exterior

Em primeiro lugar, quando se considera a ação de dirigir no exterior a própria CNH (carteira Nacional de Habilitação) emitida no Brasil serve para mais de 130 países que fazem da Convenção Internacional de Tráfego Rodoviário de Viena como na América do Sul, diversos países da África e ainda alguns países europeus como Holanda.

Mas em outras localidades, como os Estados Unidos, é permitido que estrangeiros em visita ao país dirijam somente de posse da Permissão Internacional para Dirigir – PID – que pode ser obtida no Brasil por meio de uma solicitação feita no DETRAN de seu estado.

Para que o pedido seja aceito se faz necessário pagar uma taxa cujo valor varia de um estado para o outro, bem como apresentar CNH no nome do condutor que irá dirigir no exterior, a qual deve estar no prazo de validade e sem suspensões ou multas.

Uma vez feita a solicitação, ocorre a liberação da PID na mesma categoria para a qual o condutor é habitado no Brasil, com o mesmo prazo de validade de sua CNH nacional e as suas informações são oferecidas em diversos idiomas como português, inglês, espanhol, francês, russo, alemão, chinês e árabe.

A posse da PID não é obrigatória, mas recomendada pelos países estrangeiros porque pode ser exigida pela legislação local para onde se vai viajar e evita problemas em casos como infrações ou acidentes devendo ser apresentada junto com o passaporte.

Além disso, ter um seguro auto internacional vai garantir que não tenha nenhum prejuízo caso aconteça algum imprevisto no trânsito, então você deve se informar com antecedência para evitar qualquer problema que possa ter durante sua viagem ao exterior para dirigir corretamente e sem riscos.

http://i.ytimg.com/

http://i.ytimg.com/

Conhecimentos básicos para dirigir no exterior

Além de ter em sua mão o passaporte, bem como a CNH ou PID, dependendo do seu local de destino no exterior é preciso antes de viajar conhecer de forma completa as leis de trânsito relacionadas com o país e ainda outros documentos que podem ser exigidos, como é o caso da Austrália.

Para quem vai ficar por mais tempo em determinado local é interessante fazer cursos para aprender a dirigir de acordo com suas regras porque a permissão concedida pelo Brasil vale na maioria deles por apenas um ano, havendo a exigência de provas teóricas e práticas depois deste período para continuar dirigindo em suas ruas e estradas.

Existem ainda regras específicas no modo de dirigir de determinados países, como a famosa mão inglesa, que é contrária à praticada no Brasil com o volante do lado direito e que também é praticada em outros locais como China, Japão, Austrália, Índia, Nova Zelândia e outras.

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *