Seta Balao

Simule o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Qual a diferença entre seguro auto e assistência 24 horas?

Você ainda fica confuso quando o assunto é a diferença entre seguro auto e assistência 24 horas? Então acompanhe esse artigo e entenda melhor esse assunto!

As pessoas estão cada vez mais conscientes da necessidade de contratar um seguro auto, no entanto, quando elas procuram por esse serviço, muitas dúvidas surgem, e isso é absolutamente comum.

Afinal, o seguro auto é um produto que envolve muito detalhes, nomenclaturas e serviços diferentes. Neste artigo você entenderá melhor como funciona e qual a diferença entre o seguro auto e assistência 24 horas, eliminado uma das dúvidas mais frequentes sobre o assunto.

Para que o entendimento do assunto seja o mais simples possível, explicaremos às duas situações separadamente e, depois comentaremos as diferenças. Assim, não restarão mais dúvidas sobre qual a diferença entre seguro auto e assistência 24 horas.

Qual a diferença entre seguro auto e assistência 24 horas?

Imagem: Getty

O que é o seguro auto?

O seguro auto é um serviço que pode ser contratado diretamente com uma empresa de seguros, ou através de um corretor de seguros, maneira sempre mais recomendada para fazer esse tipo de contratação.

Na contratação do seguro, o proprietário do veículo deve pagar uma quantia chamada de prêmio, esta corresponde ao custo definido pela empresa para aceitar assumir os riscos de possíveis acidentes, roubos e outros problemas que possam acontecer com o carro.

Com esse pagamento ele terá garantido a proteção de seu veículo, ou seja, se algum acidente acontecer, causando danos parciais ou totais, ele poderá acionar o seguro e receber uma indenização, para consertar seu veículo, ou simplesmente comprar outro.

O seguro auto possui diversas coberturas diferentes, que garantem indenizações em casos de colisão, furto, roubo, incêndio, enchentes, queda de raio ou árvores e muito mais. Cabe ao motorista escolher as coberturas que ele achar mais apropriadas para seu caso.

Vale mencionar que o valor do prêmio não é fixo, ele irá varia de acordo com diversos fatores.

O modelo do veículo e ano de fabricação são alguns desses fatores, assim como o perfil do motorista, sexo, idade, local onde reside e trabalha, a existência de filhos menores ou maiores de idade e muito mais.

Por isso, para saber quanto ficaria um seguro auto para seu carro, é preciso que o motorista faça uma cotação de seguro auto. Nessa cotação ele fornecerá todos os dados necessários para que o cálculo desse valor seja feito.

O seguro auto conta com coberturas como:

  • Compreensiva, que é a mais completa e atende diferentes tipos de sinistros, desde colisões até quedas de árvores;
  • Básica que atende situações apenas contra roubo ou furto;
  • Para terceiros, que atende situações apenas em que você bate ou causa algum dano a outra pessoa com seu carro e é obrigado a arcar com os custos dos reparos;
  • Para acidentes de passageiros, muito usada por pessoas que usam seus veículos como ferramenta de trabalho, transportando pessoas. Essa cobertura garante indenização aos passageiros do veículo em caso de colisões ou acidentes que lhe causem prejuízos.

O que a assistência 24 horas?

A assistência 24 horas consiste em um pacote de serviços que podem ser contratados juntamente com o seguro auto ou separadamente. Neste tipo de serviço não existem indenizações, e nem avisos de sinistros.

A assistência 24 horas não oferece proteção ao veículo, apenas acesso a serviços como guincho, mecânico, chaveiro e outras situações inesperadas que podem acontecer com um carro. A assistência 24 horas costuma oferecer serviços como:

  • Guincho, com um limite de quilometragem que deverá ser definido no momento da contratação do serviço;
  • Chaveiro, para os casos onde você acidentalmente tranca o veículo com a chave dentro ou mesmo perda a chave do carro;
  • Socorro para pane seca, caso você fique sem combustível em um lugar onde não haja nenhum posto por perto;
  • Socorro de pane elétrica ou mecânica, neste caso a assistência 24 horas enviará até você um profissional qualificado para resolver seu problema no local, ou rebocá-lo até uma oficina, se assim for necessário;
  • Troca de pneu, seu pneu furou e você não faz ideia ou simplesmente não deseja se sujar para trocá-lo? Basta acionar a assistência 24 horas e solicitar uma ajuda;
  • Socorro ao volante, se você passar mal, ou beber demais no happy hour, pode solicitar um motorista para levar você e seu carro em segurança para casa;
  • E muito mais.

Vale dizer também que nem todos os serviços dentro da assistência 24 horas são gratuitos.

Alguns deles garantem a gratuidade apenas na mão de obra, como no caso do socorro a pane seca, por exemplo, ao solicitar o socorro da assistência para esse tipo de imprevisto a mão de obra da pessoa que levará para você o combustível, será gratuita, mas o custo do combustível não.

Qual a diferença entre seguro auto e assistência 24 horas?

Agora que você conhece como o que são e como funcionam tanto o seguro auto como a assistência 24 horas, ficará muito mais simples entender a diferença entre esses dois tipos de serviços.

Basicamente, o seguro auto oferece proteção contra problemas que possam vir a causar danos mais graves ao seu veículo, como colisões, roubos e mais.

No seguro auto, caso aconteça um sinistro, basta que você entre em contato com a seguradora e faça um aviso de sinistro.

A seguradora então avaliará o caso e posteriormente ofereça uma indenização que pode ser para perda parcial, caso o veículo tenha conserto, ou para perda total, caso o veículo sofra danos onde o valor do reparo fique igual ou maior que 75% do preço de compra do veículo.

Na assistência 24 horas, você terá acesso, na maior parte das vezes, apenas a mão de obra de serviços corriqueiros como troca de pneu, chaveiro, guincho, socorro mecânico e mais.

No entanto, é preciso que fique claro que, exatamente por se tratar de atendimento a problemas mais comuns, que podem acontecer a qualquer momento, a assistência 24 horas acaba sendo muito necessária.

Na verdade, ambos são necessários, por isso, o mais indicado sempre é que você contrate um seguro auto e juntamente solicite a assistência 24 horas.

Mas, lembre-se de pesquisar bastante os tipos de coberturas da assistência 24 horas antes de fechar contrato com uma seguradora.

Afinal, essas coberturas variam muito de uma empresa para outra, enquanto algumas oferecem apenas serviços básicos, outras oferecem atendimentos residências como socorro elétrico e reparos a equipamentos eletrônicos, e até serviços voltados a pets, como transporte para banho e tosa, e mais. Por isso, pesquise bastante antes de contratar uma assistência 24 horas.

Leia mais artigos sobre:
Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV e atualmente cursa Gestão de Seguros. É apaixonada pelo que faz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *