Seta Balao

Cote o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Etanol limpa o motor melhor que gasolina?

Ouviu falar que etanol limpa o motor melhor que gasolina, mas ficou em dúvida? Acredite, é verdade, e neste artigo mostraremos como isso acontece e como este combustível pode contribuir para aumentar a vida útil de algumas peças do seu carro.

Provavelmente você já ouviu falar que abastecer com gasolina aditivada, além de ajudar a limpar o motor, ainda ajuda a aumentar sua vida útil.

O que ainda deve ser novidade – a ponto de soar estranho – é que o etanol limpa o motor melhor que gasolina.

Apesar de parecer uma afirmação estranha, acredite, é verídica.

Neste artigo explicaremos melhor como isso funciona e quais as vantagens em abastecer com o etanol, caso você tenha um carro bicombustível.

Etanol limpa o motor melhor que gasolina?

Imagem: Getty Images

Como um combustível pode limpar o motor do carro?

Quando falamos que um combustível é capaz de limpar o motor, geralmente a gasolina aditivada, estamos falando que esse combustível tem a capacidade de remover resíduos deixados nos componentes do motor, por onde o combustível comumente usado, passa.

Isso porque teoricamente, a gasolina comum faz com que pequenas substâncias se acumulem nos bicos injetores, já a aditivada tem o papel de eliminar esses componentes que, com o tempo, podem levar ao entupimento desses bicos, levando a problemas de funcionamento.

Mas afinal, o etanol limpa o motor melhor que gasolina?

De acordo com o consultor da UNICA – União da Indústria da Cana de Açúcar, Alfred Szwarc, o etanol possui componentes solventes, responsáveis por garantir a limpeza dos bicos injetores, quando usado com maior frequência.

Isso acontece independentemente de o etanol estar puro ou misturado com gasolina, não importando a proporção dessa mistura, contando que ambos os combustíveis, sejam de qualidade.

Falando em uma linguagem mais técnica, a gasolina é composta por uma mistura de hidrocarbonetos, podendo contar com 6 a 10 átomos em sua composição, ou seja, estamos falando de uma mistura de hidrogênio e carbono.

Essa variação possível de átomos, aliada a outros componentes faz com que existam diferentes tipos de octanagem, ou seja, combustíveis com variáveis taxas de compressão.

Por isso, é possível encontrar diferentes tipos de gasolina como a comum, premium, formulada etc.

Já o etanol, é um combustível vegetal obtido no Brasil da fermentação da cana-de-açúcar, formado por uma única cadeia de moléculas (C₂H₆O) e, encontrado em duas versões, o hidratado e o anidro.

Por isso, quando falamos em etanol, estamos falando de um combustível cuja composição possui um papel de descarbonização, visto que ele não acumula resíduos de carbono nos bicos injetores quando entra em combustão, e ainda consegue remover esses resíduos se usado com frequência.

Se comparar um motor de carro que seja abastecido apenas com gasolina com um motor abastecido apenas com etanol, poderá ver que o primeiro conta com um sistema de injeção mais escurecido.

Isso acontece porque a gasolina produz mais monóxido de carbono no processo de combustão, e esse excedente fica acumulado nos bicos.

Portanto, se você tem um carro bicombustível e vem usando apenas a gasolina comum, vale a pena revezar o abastecimento com o etanol, ao invés de pagar mais pela gasolina aditivada, para conseguir um motor muito mais limpo de utilizar o combustível e eficiente e evitar manutenções desnecessárias.

É importante estar atento a qualidade do combustível

Como já explicado o etanol deixa o motor mais limpo que a gasolina comum, por isso, quando comparado com a gasolina aditivada, é possível dizer que os dois apresentam quase os mesmos resultados.

Por essa razão, é difícil dizer que um combustível é melhor que outro, tudo é uma questão de escolha do motorista.

No entanto, quando saímos da teoria e analisamos os fatos, no mundo real, é preciso estar atento com alguns detalhes.

A qualidade do combustível é o primeiro e mais importante deles.

Afinal, se você abastecer seu carro com combustível adulterado, seja ele o etanol ou a gasolina, não trará nenhum benefício ao seu motor, pelo contrário, ao invés de aumentar a vida útil do seu motor, você danificará os componentes dele mais rapidamente.

Outro detalhe importante a ser mencionado, mas também referente a qualidade do combustível é sobre a composição do etanol produzido no Brasil.

O produto que temos acesso no país possui água em sua composição e, quando esta, se acumula no tanque, ou passa pela alimentação do motor, pode acabar danificando as peças com mais facilidade.

Se por um lado há esse contra, por outro há a vantagem de que a água presente na composição do combustível, ajuda a diminuir a temperatura dos cilindros e, quando evapora remove uma parte das impurezas que podem se acumular neles.

Outra questão positiva, quando falamos no uso do etanol é o fato de que com esse combustível, o óleo lubrificante do motor tende a durar mais.

Isso acontece porque diferentemente da gasolina, o etanol não produz muito monóxido de carbono em sua combustão, fazendo com que a necessidade de lubrificação realizada pelo óleo, seja menor e, consequentemente o óleo dure mais.

Quais são as vantagens em abastecer com etanol?

Além de manter os componentes do motor mais limpos, existem outras vantagens em abastecer com etanol, as principais são:

  • Custo menor: geralmente o etanol é bem mais barato que a gasolina, especialmente se comparado com a aditivada. Isso acontece porque, além de ser um combustível de fonte renovável, ele ainda possui uma produção muito mais simples;
  • Menor poluição: segundo estimativas, o etanol emite 25% menos gases poluentes que a gasolina;
  • Combustível renovável: o etanol é produzido no Brasil, a partir da cana-de-açúcar, uma matéria-prima que pode ser cultivada, diferentemente da gasolina que é produzida a partir do petróleo, um composto fóssil que, cedo ou tarde, acabará;
  • Etanol é solúvel em água: com frequência vemos acidentes com vazamento de combustíveis, a gasolina por ser a base de petróleo (um óleo), possui um alto índice de poluição fluvial. O etanol, por sua vez trata-se de um composto da família dos álcoois, ou seja, é um líquido solúvel em água.

Agora que você sabe que o etanol limpa o motor melhor que gasolina, vale a pena investir nesse rodízio de abastecimento, para garantir um melhor funcionamento do seu veículo.

Apenas lembre-se sempre de escolher um combustível de qualidade para não ser prejudicado por problemas mecânicos futuros.

Leia mais artigos sobre:
Foto de Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *