Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Etanol limpa o motor melhor que gasolina?

Compartilhe nas redes sociais:

Existe uma dúvida se o etanol limpa o motor, a verdade é que a resposta é sim. Entenda porque esse combustível pode contribuir para a maior duração de algumas peças do seu carro.

Provavelmente você já ouviu falar que abastecer com gasolina aditivada é bom porque ajuda a limpar o motor e que ele dure por mais tempo. O que pode parecer estranho é ouviu que o etanol limpa o motor.

Essa limpeza que se fala é dos resíduos que o combustível pode deixar nas peças. Por exemplo, a gasolina comum faz com que pequenas substâncias se acumulem nos bicos ejetores e a aditivada serviria para eliminar esses componentes que podem levar ao entupimento e problemas de funcionamento do veículo.

O etanol limpa o motor de forma semelhante a gasolina aditivada e isso é por causa de sua composição.

Esse combustível vegetal possui propriedades solventes que ajudariam a manter os bicos ejetores limpos quando usando com frequência.

Falando de uma forma um pouco mais abrangente, a gasolina é composta por hidrocarbonetos, ou seja, mistura oxigênio e carbono. Já o etanol é formado por uma só cadeia de moléculas, C2H6O.

Isso quer dizer que quanto mais simples a composição será mais fácil de controlar a sua combustão e isso faz com que ele seja mais simples.

Se comparar o motor de carros que usam apenas gasolina ou etanol, poderá ver que o que utilizou gasolina está mais escurecido, isso porque o monóxido de carbono é produzido em maior quantidade e acaba se acumulando.

Portanto, quem está usando a gasolina comum se comparada ou etanol, poderá conseguir um motor muito mais limpo de utilizar o combustível derivado da cana-de-açúcar.

Etanol limpa o motor melhor que gasolina

Etanol limpa o motor, mas cuidado com a realidade

Como já explicado o etanol deixa o motor mais limpo que a gasolina comum, mas, se comparado com a gasolina aditivada que possui essa finalidade os resultados são quase os mesmos.

Por isso, não se pode dizer que um combustível e melhor que outro, tudo é uma questão de escolha do motorista.

Quando saímos apenas da teoria e analisamos o que acontece no mundo real é preciso estar atento com alguns fatores.

Se o combustível for adulterado, seja ele o etanol ou a gasolina não trará benefícios ao motor. O efeito será totalmente o inverso e em vez de ajudar a preservar as peças do carro pode danificá-las, principalmente se o uso ocorrer por um período prolongado.

O nosso etanol possui água em sua composição e quando ela se acumula no tanque ou passa pela alimentação do motor pode danificar as peças com mais facilidade. Se por um lado há esse contra, a água ajuda a diminuir a temperatura dos cilindros e quando evapora limpa as impurezas.

Outro fato que pode pesar é que o álcool líquido pode acumular pequenas impurezas de sua produção, como pequenas partículas do bagaço de cana. Se essas se acumulam podem causar problemas mecânicos.

Mais uma questão positiva para o uso do etanol está relacionada ao óleo lubrificante do motor. Por ele não produzir tanto carbono como a gasolina, o óleo dura por mais tempo.

Agora já sabe que o etanol limpo o motor, mas, mesmo assim é preciso escolher um combustível de qualidade para não ser prejudicado por problemas mecânicos.


Compartilhe nas redes sociais:
Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *