dcsimg

Indenização parcial

Indenização parcial do seguro autoAo contratar um seguro automotivo, o cliente pode escolher quais são as coberturas que ele deseja incluir e essas vão lhe render a indenização parcial do seguro auto ou a indenização total. Nesse caso, o tipo de valor a ser pago ao segurado variará de acordo com os danos causados ao veículo.

O que é a indenização parcial

A indenização parcial é aquela que visa cobrir os danos ao veículo que não o levem a perda total, ou seja, quando existe a possibilidade de fazer um conserto sem que o valor seja superior a um percentual do valor total do veículo.

Para que ocorra esse tipo de indenização é preciso que o valor do reparo supere o da franquia, que é aquela participação que o segurado precisa pagar em casos de sinistro, e também que ele seja inferior a 75% do valor total do veículo.

Quando ocorrer um sinistro deve-se comunicar a seguradora o mais rápido possível para que ela possa passar todas as orientações de como proceder. No geral, é necessário levar o carro para uma oficina, que pode ou não ser indicada pela seguradora, a fim de fazer um orçamento. Será preciso também passar informações à seguradora e enviar alguns documentos, como boletim de ocorrência, aviso de sinistros e outros que lhe forem solicitados.

Nesse processo, o seu carro será reparado no local informado e você paga a franquia, ou seja, colabora com um valor para que seja feito e reparo, sendo que esse deve estar estabelecido na apólice. A seguradora ficará incumbida de fazer o pagamento do conserto do veículo diretamente para a oficina, evitando assim intermediários.

Pontos de atenção em relação a indenização parcial do seguro auto

  • Antes de acionar o seguro é recomendado verificar os danos causados ao veículo, pois, se forem pequenos, vale mais a pena fazer o reparo por conta própria. Isso porque, ao acionar o seguro será, preciso pagar a franquia e essa taxa pode ser superior ao reparo.
  • Mesmo que opte por não acionar o seguro no caso de uma colisão ou algum outro dano, é importante comunicar a seguradora sobre o ocorrido, pois, no caso de uma inspeção, pode haver divergência com os dados informados no momento da adesão.
  • O pagamento da indenização parcial do seguro auto pode não ocorrer em algumas situações: não forem apresentados todos os documentos solicitados; o seguro não cobrir o tipo de sinistro ocorrido; no caso de inadimplência, estando com as parcelas em atraso, se perde o direito da cobertura do seguro; ou se houver pagamento da indenização total.

É importe ressaltar que toda vez que o seguro é acionado, o seguro perde parte ou todo o bônus que possui e isso influenciará no desconto que ele receberá na hora de fazer a renovação do seguro.

Agora que já sabe como funciona a indenização parcial do seguro auto, no caso de um sinistro, comunique a sua seguradora para que possa fazer o reparo do seu carro, mas não se esqueça de cumprir com as suas obrigações.

Ficou com mais alguma dúvida sobre a indenização parcial do seguro auto? Consulte nossas Perguntas Frequentes ou deixe seu comentário abaixo.

Leia mais artigos sobre:

Comentários

Sanaira Silveira - 21 de junho de 2017 às 16:42

Boa tarde Raphael,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Por favor, entre em contato com a seguradora para que possam ajuda-lo.
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página para que um corretor entre em contato com você.

Abraço

Raphael - 19 de junho de 2017 às 23:07

Boa noite!

Sou o terceiro nessa situação, entrei em um acordo com o seguro e ele irá me pagar uma certa quantia e eu vou continuar com o carro, ainda irá constar sinistro no meu carro? Eles queriam colocar indenização total, porém não quis, pois não é viável para mim, optei pela parcial.

Obrigado

Postar um comentário