Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

A luz no painel acendeu? Saiba o que fazer!

Uma luz no painel de instrumentos do carro não pode ser ignorada pelo motorista quando acende.

Há luzes óbvias, como a do nível de combustível, outras menos conhecidas, mas são todas importantes.

Outras luzes são menos conhecidas, mas podem avisar a ocorrência de problemas. Todo motorista precisa saber ler o painel de controle de seu automóvel e saber interpretar esses avisos, porque tudo que está no painel é importante para mostrar o que está e o que não está funcionando bem no veículo. Nenhuma delas pode ser ignorada, como muitos motoristas fazem, por incrível que pareça.

Para ajudar a identificar as luzes do painel é útil fazer um lembrete e deixar no porta-luvas, caso precise. Depois de aprender os significados, fica fácil interpretar e decidir sobre o que fazer, quando alguma delas se acender.

As luzes indicativas são para sua segurança

A luz no painel acendeu? Saiba o que fazer!

O mais importante em um carro é sua boa manutenção, o que garante a segurança do motorista, dos ocupantes do veículo e dos demais que estão no trânsito. As luzes, ou ícones, vão auxiliar o motorista quanto ao que se passa no veículo. Algumas mostram que está tudo de acordo com o esperado, já outras podem indicar falhas graves e evitam despesas com o carro.

Há itens que são comuns nos painéis da maioria dos veículos. O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) alerta para que se fique atento aos avisos que são indicados pelos ícones luminosos.

Ícones luminosos mais importantes e comuns nos carros brasileiros

Todo motorista já sabe que quando o carro é ligado, as luzes do painel devem se acender. Em seguida, vão se apagar, caso contrário existe uma falha no funcionamento do carro. Elas serão alertas para as seguintes situações:

– Algum componente está sendo utilizado, como freio de mão preso, luz do teto acesa, lanterna acesa.

freioO ícone do freio de mão somente deve se acender quando ele estiver acionado. Não se esqueça de soltar o freio de mão, ao dar a saída com o carro.

 

 

PortasAs portas estão abertas

 

 

 

 

cinto de segurançaVocê esqueceu de colocar o cinto de segurança.

 

 

 

A multa por circular com o carro em mau estado de conservação é alta. Ficar sem combustível gera a multa por pane seca. Portanto, o ícone do baixo nível de combustível é muito importante, para evitar que se fique no meio da estrada e ocorram danos a outras partes do veículo.

O ícone de alerta de temperatura ou de óleo baixo, sinalizam ao motorista que ele deve estacionar em um local seguro, porque se continuar trafegando poderá ocorrer um sério dano no motor. O ideal é que o carro seja rebocado até uma boa oficina mecânica.

O ícone de aviso do uso do cinto de segurança é importante para o motorista e os outros passageiros do veículo. O sinal deve ser respeitado, caso contrário o motorista pode receber uma multa de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira, por infração grave.

luz de injeção eletrônicaA luz de injeção eletrônica acesa indica uma falha no sistema de injeção eletrônica do veículo. A injeção eletrônica faz com que o motor funcione com a mistura adequada de combustível. O alerta luminoso é acionado quando o carro é ligado, mas depois não deve ficar aceso ou piscando. Se isso acontecer, procure um bom mecânico, porque o carro pode apresentar irregularidades no funcionamento, perda de potência, dificuldade na partida, aumento no consumo de combustível, além de aceleração exagerada na marcha lenta.

óleo lubrificanteO ícone indica que a pressão do óleo lubrificante do motor ficou abaixo do mínimo necessário. O superaquecimento do motor também pode fazer com que essa luz se acenda.

 

 

Luz indicadora de bateriaLuz indicadora de bateria ou alternador. Enquanto a luz estiver acesa o carro ainda irá funcionar, a tempo de o motorista conduzir o carro até uma oficina mecânica, antes que ela descarregue totalmente. Se esse ícone acender pela manhã, ao ligar o carro, provavelmente você esqueceu os faróis ou a lanterna acesa durante a noite.

 

Pastilha de freio – O sistema de freios é muito importante para a sua segurança. É preciso prestar muita atenção para o aviso na luz no painel que indica o mau estado das pastilhas dos freios. O freio pode começar a reagir mais lentamente, ou os pneus dianteiros podem emitir um ruído agudo. O tempo para revisão das pastilhas é indicado como sendo a cada 5 mil quilômetros rodados e elas poderão ser trocadas se estiverem desgastadas. Caso isso não seja feito, os discos dos freios começaram a ser danificados, e seu reparo trará uma despesa muito maior ao proprietário do veículo.

Aviso de airbagAviso de airbag – ele se acende quando há falhas no sistema do airbag, que impedirá o seu funcionamento no caso de acidente. O airbag passou a ser obrigatório no Brasil, nos veículos novos fabricados a partir de 2014

O que diz o padrão das cores

Cada ícone tem seu significado específico, mas além disso, as luzes do painel possuem um significado relacionado à sua cor. O padrão das cores tem o seguinte significado:

– Luz amarela ou laranja – essa cor de luz no painel representa um aviso sobre um defeito que, se não for corrigido, poderá trazer problemas futuros. As luzes amarelas não significam que o carro precisa parar, mas que, assim que possível, o motorista deve consultar um mecânico ou concessionária.

– Luz vermelha – indica uma emergência e a necessidade de parar o veículo imediatamente ou procurando um lugar seguro para estacionar. São avisos de uma situação crítica que precisa de reparo urgente.

Luzes verdes ou azuis –  têm significado informativo. Indicam farol alto aceso, lanternas ou farol baixo, sinal de setas, etc. O sinal de seta deve piscar em cadência normal, se acender de forma mais acelerada indica que há um problema do lado desse pisca.

Não devemos ignorar as luzes do painel de instrumentos. A luz acesa é uma linguagem para comunicar um evento sobre o carro. No caso de dúvida sobre o significado de um ícone no painel de instrumentos, consulte o manual de instruções do automóvel.

Se não conseguir identificar o problema da luz no painel e, precisando de um profissional, consulte a rede credenciada da sua seguradora e considere acionar o seu seguro.

Você ainda não conta com seguro auto? Veja aqui uma lista das seguradoras mais confiáveis e considere contratar essa proteção!

Em quais situações a seguradora irá me socorrer, referente a luz no painel?

A proteção oferecida pelas seguradoras varia de acordo com o seu contrato. Ou seja, se você contratou coberturas básicas, pode não contar com todas as assistências no caso da luz no painel.

Verifique o seu contrato atentamente e, na dúvida, entre em contato com o seu corretor de seguros.

Saiba aqui quais são as coberturas oferecidas no seguro auto e veja quais deve ou não incluir no seu contrato.

Leia mais artigos sobre:

6 Comentários

  • Gilberto says:

    Bom dia,

    Meu ecosport acendeu uma luz amarelo de um carro na estrada e está escrito “Of” na frente, não entendi.

    Att.

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Gilberto,

      Obrigada pela mensagem em nosso site.
      Por favor, procure no manual do seu veículo ou entre em contato com o fabricante para que possam ajuda-lo.

      Para fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://goo.gl/gc1bj1 para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Felipe Camossi says:

    Oi,

    Nos carros da Renault, esse sinal de injeção significa problema no controle de poluição e eles possuem outro símbolo para injeção.

    Att.

  • André says:

    Bom dia, tenho um Sentra 2011 e quando ligo a lanterna do mesmo, o indicador de alerta do painel de instrumento fica piscando mesmo sem o pisca alerta ligado, por favor, vocês podem me dizer o que pode ser o problema?

    Obrigado pela a atenção

  • Valdir Goualrt says:

    Oi,

    Tenho a Ecosport 2005, 8 válvulas, flex, quando ligo o farol ou sinal de luz ouço barulho na bomba de combustível, mas em funcionamento está perfeita até mesmo na economia, passei no Scanner e sinalizou que era sensor de combustível, troquei o mesmo e continuou dando o mesmo defeito e a luz de injeção acesa sempre apagada no Scanner, 2 ou 3 dias depois acende novamente.

    Até mais

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Valdir,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://goo.gl/gc1bj1 para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *