Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

O preço da gasolina está alto, saiba dirigir com economia

O aumento da gasolina parece que veio para ficar. Enquanto reduções não acontecem, o melhor é seguir alguns conselhos para economizar o precioso combustível.

Estamos pagando quase R$ 4,50 o litro da gasolina e são poucos os que podem se dar ao luxo de não se importar com o desperdício, não é mesmo?

Há muitos truques conhecidos para economizar gasolina, alguns são bem óbvios. Um deles é não acelerar para parar. Se você estiver próximo de um farol, não acelere, porque se o sinal ficar vermelho e você tiver que parar, será um combustível literalmente jogado fora.

O preço da gasolina está alto, saiba dirigir com economia

Imagem: quilometrosquecontam

Também em declives acentuados não se deve acelerar, nem é necessário, deixe o motor regular a velocidade do carro, freando suavemente. Se o seu carro for automático, posicione o seletor do câmbio em uma marcha mais reduzida do que o drive.

O preço da gasolina está alto, saiba dirigir com economia

Imagem: widmen.com

O Mito da Banguela para economizar combustível

Ao descer uma serra ou em declives, o motor pode controlar a velocidade, mas a famosa “banguela”, não significa mais economia de combustível, além de ser uma prática perigosa.

Especialistas em mecânica esclarecem algumas dúvidas sobre a “banguela”

A “banguela” ou dirigir em ponto morto, já fez muita gente acreditar que assim economiza combustível. Mas isso é um engano. Segundo especialistas, o carro em ponto morto ocasiona um maior consumo de combustível do que engatado. O que acontece é que o sistema de injeção eletrônica passa a trabalhar como se o carro estivesse em marcha lenta, o que leva a um maior consumo de combustível pelo sistema.

O preço da gasolina está alto, saiba dirigir com economia

Imagem: maranhaodagente

Outras dicas para economizar gasolina

Economizar combustível depende de alguns fatores. As atitudes mais importantes para fazer sua gasolina render mais são:

Dirigir de maneira correta

– Estar com a manutenção do carro em dia

– Escolher o combustível com cuidado na hora de abastecer.

– Estar com os pneus corretamente calibrados

Especialistas recomendam boas práticas para que você poupe seu dinheiro, evitando gastos inúteis com desperdício de gasolina. Para isso, aqui vão 16 dicas:

  1. Calibragem dos pneus em dia

Quando os pneus estão murchos ou com calibragem defasada, existe uma influência direta no consumo de combustível. É preciso calibrar os pneus a cada 15 dias. A pressão deve seguir as recomendações da montadora do veículo e de maneira diferente para os pneus dianteiros e traseiros e também de acordo com a carga que transporta. A indicação da calibragem correta está no manual do proprietário. Em alguns carros está anotada em um adesivo na porta do carro ou na tampa do tanque. O pneu mal calibrado pode aumentar em até 20% o seu consumo de gasolina.

  1. Carro pesado

Logicamente, um carro pesado exige mais de um motor do que um carro leve. Para se movimentar, quanto mais carregado, mais o motor consome combustível. É preciso verificar qual é o peso recomendado pelas montadoras e essa informação está no manual. Um excesso de peso de 40 quilos costuma aumentar o consumo em até 2%, segundo estudos realizados. Isso corresponde a duas malas de 20 quilos. Elimine objetos inúteis que estejam no porta-malas.

O preço da gasolina está alto, saiba dirigir com economia

Imagem: carroaluguel

  1. Marchas erradas

O uso correto das marchas influencia em muito o consumo. A orientação sobre a velocidade correta para cada marcha se encontra no manual do proprietário. Cada carro em particular tem sua característica, mas não é correto usar uma 5ª. marcha para rodar a 40 km na cidade, por exemplo. Também não se pode exigir que o carro chegue a 100 km/h em segunda marcha. Nesses casos se estará usando mais combustível do que o necessário. As marchas devem ser trocadas suavemente, observando o ritmo do motor, sem forçar.

O preço da gasolina está alto, saiba dirigir com economia

Imagem: autoentusiastas

  1. Acelerar bruscamente

Acelerar fortemente e bruscamente é desnecessário. Essa é uma atitude que afeta diretamente o consumo médio da gasolina.

  1. Deixar ligado para esquentar

Em modelos com injeção eletrônica não é necessário esperar o carro aquecer pela manhã, ao sair da garagem. Se ele for flex e estiver com gasolina, basta ligar. Nos carros novos, zero quilômetro, é preciso deixar o carro ligado por alguns minutos. Isso talvez também seja necessário nos motores flex que estiverem rodando com álcool.

  1. Gasolina aditivada

A gasolina aditivada não exerce influência direta no consumo do motor, mas indiretamente ela favorece a economia de combustível. Isto porque ela limpa o motor e promove menor desgaste, com o efeito de melhorar o desempenho, o que também se traduz em menos gasto de combustível, a médio e longo prazo.

O preço da gasolina está alto, saiba dirigir com economia

Imagem: vizarbrasil

  1. Velas limpas

Entre os itens de manutenção mais importantes para o controle do consumo estão as velas dos carros. As velas precisam ser trocadas conforme a quilometragem recomendada pelo fabricante do veículo e isso varia conforme o modelo. No caso de uma vela estar queimada, todo jogo precisa ser substituído, com as mesmas especificações. As velas geram energia na câmara de combustão para induzir a queima da mistura de combustível com o ar. No caso de estar queimada, sua função fica prejudicada, o que se reflete no aumento do combustível que é injetado.

  1. Abertura dos vidros

Rodar com as janelas abertas interfere no consumo do combustível, principalmente se o carro estiver a mais de 80 km/h. Isto ocorre porque o deslocamento de ar interfere na aerodinâmica do carro e em seu deslocamento.

O preço da gasolina está alto, saiba dirigir com economia

Imagem: grupo2001

  1. Itens adicionais fora do padrão

Evite adicionar itens acessórios fora do padrão no carro. Alguns acessórios, como aerofólios, rodas diferenciadas e suportes influenciam na aerodinâmica, aumentando a resistência ao deslocamento e, por consequência, pesam diretamente no consumo. Antes de instalar esses itens, consulte um especialista.

  1. Gasolina de qualidade

Gasolina misturada ou “batizada” é a principal razão que interfere de forma prejudicial no desempenho do carro. Esse tipo de mistura com querosene, etanol e água faz com que a leitura do sistema de injeção eletrônica seja alterada. Antes de abastecer, confira a honestidade do posto, através do selo da ANP ou dê preferência às redes conhecidas, que são fiscalizadas com maior rigor.

O preço da gasolina está alto, saiba dirigir com economia

Imagem: terra

  1. Comportamento no trânsito

A forma de dirigir e o comportamento no trânsito são fundamentais para a economia de combustível. Quando nos aproximamos de um semáforo, devemos diminuir a velocidade se o sinal está amarelo ou vermelho. Talvez nem seja necessário parar completamente, porque ele pode passar a verde. A retomada nesse caso será suave. Ziguezaguear entre carros, mudando de faixa, também provoca acelerações desnecessárias e estresse no condutor e demais motoristas. Jamais acelere o carro antes de desligar, o que é um hábito completamente ultrapassado.

  1. Filtros de ar entupidos

Os filtros de ar e os de combustível devem ser trocados segundo as datas previstas pelos fabricantes do veículo. Quando estão entupidos, interferem muito na mistura de combustível e ar, na câmara de combustão, tornando a mistura irregular, o que faz o veículo gastar mais gasolina. Os filtros não são itens de manutenção caros, portanto, vale a pena manter seu estado adequado.

O preço da gasolina está alto, saiba dirigir com economia

Imagem: dinamicarpneus

  1. Ar condicionado

Se o calor não estiver insuportável, mas a temperatura for amena, você pode desligar o ar condicionado e economizar, pelo menos, 20% do consumo de gasolina do seu carro.

  1. Banguela” é coisa do passado

Especialistas consideram o costume antigo de descer em ponto morto como totalmente ultrapassado. O veículo engrenado gasta menos combustível do que em ponto morto ou na “banguela”. Além disso, evitar a “banguela” é uma questão de segurança, porque o carro utiliza o freio do motor. Os carros automáticos também têm seu câmbio prejudicado se rodarem no ponto Neutro. Isso acontece porque a bomba hidráulica de fluido da caixa de câmbio passa a trabalhar com uma rotação baixa, prejudicando a correta lubrificação dos componentes internos do câmbio.

O preço da gasolina está alto, saiba dirigir com economia

Imagem: webcarros

  1. Alinhamento das rodas

Se as rodas do carro estiverem alinhadas elas estarão adequadas para a perfeita aerodinâmica do carro. Se estiverem desalinhadas, elas serão arrastadas, ao invés de girar, o que afetará o desempenho do motor. O alinhamento, portanto, economiza combustível.

  1. Excesso de velocidade

A velocidade acima do permitido, além de fazer com que se corra o risco de receber uma multa, faz com que se gaste pelo menos 20% a mais de combustível quando se está a 100 km/h ou mais, comparativamente a 80 km/h. Portanto, velocidade não combina com quem quer economizar.

Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *