Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

O que é seguro de casco? Entenda tudo sobre ele!

O seguro de casco visa proteger o veículo com determinadas coberturas contratadas. Entenda como ele funciona, qual a sua função e regras. 

Quando se contratar uma proteção para o carro a pessoa sabe que está adquirindo um produto para proteger o seu veículo, porém, o que ela não sabe é que esse pode ser chamado de seguro de casco.

Essa nomenclatura é usada para se referir ao bem segurado, ou seja, o veículo. Então você adquire um seguro de casco e escolhe quais coberturas serão contempladas.

É bom ficar atento para que ele não seja confundido com o seguro de terceiros. Esse é o caso que se contrata uma cobertura para cobrir danos a outros carros que não sejam o de quem contratou o seguro.

O que é seguro de casco? Entenda tudo sobre ele!

Quais as coberturas do seguro de casco?

Quando você vai contratar o seguro pode optar por quais coberturas serão contempladas e existem algumas disponíveis.

Cobertura parcial – Ela indenizará em casos de roubo, furto e incêndio apenas.

Coberturas básicas – São um pouco mais abrangentes e além de incluírem roubo, furto e incêndio contemplam colisão, raios, queda de objeto no veículo, danos causados por terceiros e outros.

Coberturas adicionais – Cada seguradora pode ofertar coberturas únicas e essas oferecem uma proteção extra. Podem incluir vidros, kit gás, acessórios, blindagem, carro reserva

Um ponto de atenção é ficar atento as coberturas não contempladas, elas aparecem na apólice como risco excluído e não contemplaram a reparação em caso de danos.

Existe franquia para cobertura do casco?

Existe quando ocorre um sinistro com perda parcial. Isso significa que o carro precisará passar por reparos em uma oficina por ter sofrido danos.

A franquia é um valor que o usuário paga diretamente a oficina para que o reparo seja feito, é uma espécie de contribuição para com a seguradora, assim, as partes ficam responsáveis por arcar com os custos.

O valor da franquia é fixo e especificado na apólice, porém, no momento da adesão do seguro de casco é possível alterá-la, deixando esse valor mais ou menos elevado.

Qual o valor máximo de indenização?

Isso vai depender do acordo que foi feito com a seguradora, o mais comum é que seja pago o valor integral do veículo com base na tabela FIPE.

Entretanto, ele pode sofrer variações pagando, por exemplo, 110% do valor da tabela. Em casos do seguro parcial pode haver uma limitação máxima de valores indenizatórios, mesmo que o carro tenha um valor de mercado mais elevado.

É preciso passar por uma vistoria para ter um seguro de casco?

Depende da política adotada por cada seguradora. Quando se trata do seguro parcial, aquele que só cobre danos integrais como os casos de roubo ou furto e vistoria costuma ser isenta.

Em situações que envolvem danos parciais, a vistoria costuma ser realizada e o só seguro só é liberado após o laudo dela. Entretanto, isso só costuma ocorrer na aquisição do seguro, para a renovação da apólice a vistoria normalmente não é necessária.

Por quanto tempo é válido o seguro de casco?

O mais usual é a contratação por um período de 12 meses, podendo ele ser renovado sempre que necessário.  Existem casos em que a contratação é feita por 24 meses e tem como vantagem um desconto.

Há também seguros por períodos reduzidos ou ampliados, entretanto, essa é uma política da seguradora e elas possuem liberdade para flexibilizar esses prazos.

Agora já sabe um pouco mais sobre como funciona o seguro de casco e qual a sua função.

Aproveite para fazer a cotação do seu seguro de casco, escolher as suas coberturas e proteger o seu carro.

Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *