dcsimg

Seguro de automóveis: o que você precisa saber antes de comprar

Vai contratar um seguro de automóveis? Pare tudo e leia esse texto antes e saiba como fazer um seguro de automóvel!

Comprar um seguro não é como comprar uma roupa porque o serviço costuma ser contratado por um ano e nesse período ele não pode ser trocado. Por isso antes de sair contratando o serviço, deve-se escolher com cuidado. Leia aqui sobre como fazer um seguro de automóvel.Seguro de automóveis | o que você precisa saber antes de comprar

Como fazer um seguro de automóvel

Ao comprar um seguro para seu veículo você precisará informar a uma seguradora tudo que ela precisa saber para oferecer a segurança que você espera, em caso de acidente ou roubo do veículo.

Assim como o segurado precisa de todas as informações sobre a idoneidade da seguradora, a seguradora também precisa saber tudo que puder sobre o segurado, para avaliar o risco que corre de ter que indenizar o veículo. É verdade, essa é uma troca, em que ambos querem estar certos de que não terão prejuízo! A seguradora vai preferir que o segurado ofereça o menor risco possível, e quanto maior o risco, maior será o preço do seguro do carro. É assim que funciona o seguro de automóveis!

Você tem um carro blindado? Contrate um seguro para ele e fique ainda mais protegido!

Como é calculado o valor do seguro de automóveis

Agora que você já sabe como fazer um seguro de automóvel, veja como ele é calculado. A sua idade, sexo e estado civil são principais pontos avaliados pelas seguradoras para calcular o custo de seu seguro. Mas a avaliação não para por aí.

Esses dados vão ser analisados em conjunto com outras informações, como região de residência, tempo de carteira de motorista e idade dos filhos que moram com você.

Idade – Se sua idade estiver entre 26 e 60 anos, você terá direito a um seguro de automóveis de custo menor do que quem tem menos de 26 anos. Isto porque as estatísticas mostram que os jovens são afoitos ao dirigir e são os que mais se envolvem em acidentes de trânsito provocados por desobediência aos sinais de trânsito, dirigirem alcoolizados e em alta velocidade. Depois dos 26 anos e principalmente com mais de 30 anos, os estudos mostram que os motoristas passam a ser mais cuidadosos, em decorrência da própria maturidade.

Sexo – Baseadas nos estudos realizados, as seguradoras oferecem custos menores para as mulheres, que demonstraram ser motoristas mais cuidadosas, com uma estatística menor de acidentes.

Estado civil – Os casados, sejam homens ou mulheres, tem vantagens sobre os solteiros na hora de fazer o seguro de automóveis porque são considerados mais responsáveis, geralmente transportam crianças, o que é um dos fatores que teoricamente determina que o motorista dirija com cuidado e provoque menos acidentes.

Filhos com menos de 26 anos – Se você vai fazer um seguro e tem filhos menores de 26 anos que moram com você, vai ter que declarar e posteriormente provar que quem dirige pelo menos 85% do tempo é você. Não é aconselhável que oculte a verdade, porque no caso de precisar de indenização em eventual acidente ou roubo, a seguradora vai investigar e saberá que não era o segurado que estava dirigindo o veículo. Isso poderá acarretar a suspensão do pagamento da indenização do seguro, ou, no melhor dos casos, você terá que pagar a diferença para poder recebê-la.

Cidade e região em que reside – É uma informação essencial de como fazer um seguro de automóvel. Devido ao alto índice de roubo de veículos que as grandes cidades apresentam, os seguros são calculados com valor mais alto, pois o risco da seguradora aumenta. Principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo, os preços são maiores. Não são apenas nas capitais onde os seguros são mais caros, mas também no interior, em cidades médias e pequenas, ocorrem muitos roubos de carros. É o caso de cidades do interior de São Paulo, como Campinas e cidades menores, como Hortolândia, Rio Claro e região vizinha. Em municípios próximos, como São Carlos, com índice menor de roubo de veículos, o seguro passa a ser mais em conta, com preços menores.

Portanto, a análise de vários desses fatores é que vai levar ao preço que você pagará pelo seu seguro de automóveis.

Quer saber como funciona um seguro auto parcial? Então leia o que já escrevemos sobre o assunto. ?

Além disso é preciso conhecer quais serão as suas coberturas e essas devem ser escolhidas de acordo com as suas necessidades, pois de nada adiante ter um serviço se você não tem a intenção de usar quando precisar. É possível escolher por coberturas mais básicas como apenas roubo e furto através da opção de plano de seguro parcial contra roubo, como também as mais completas que incluem colisões e danos a terceiros. Fora essas ainda podem ser oferecidas coberturas adicionais que poderão ser contratadas a parte.

Seguro de automóveis | o que você precisa saber antes de comprar

O segurado também deve saber quais são os seus direitos e esses passam a valer após a aprovação da apólice que pode ocorrer em até 15 dias. Nela deve estar discriminada toda a cobertura e serviços que o segurado tem direito e caso ele tenha que pagar alguma franquia qual é ela.

É preciso também que as obrigações sejam cumpridas, para isso deve-se informar a seguradora sempre que houver alguma alteração no veículo, não passar informações falsas e manter o pagamento em dia.

Em caso de sinistro é preciso saber como proceder e essa informação deve ser obtida antes que alguma coisa acontece e nesse quesito o corretor pode ajudar. Depois de conseguir as informações para aderir ao seguro é preciso ler a apólice com atenção e caso haja alguma dúvida ela deve ser questionada. Depois é só contratar o seguro e poder usufruir de todos os benefícios.

Pense bem, o seguro de automóveis vale a pena! Sem seguro você vai viver estressado com as ameaças que se corre no trânsito das cidades e na estrada, além do risco do seu carro ser roubado. O gasto com seguro sempre compensa, se ele nunca for acionado a vantagem não é somente da seguradora, mas é principalmente sua. Não se esqueça de verificar se o corretor escolhido possui cadastro na Susep, para sua maior segurança.

Por que o corretor de seguros é importante?

Além das dúvidas sobre como fazer um seguro de automóvel, muitos querem saber sobre a importância do corretor. Saiba que o corretor de seguros é quem vai te representar junto às seguradoras. Por isso, contratá-lo é fundamental para sanar suas dúvidas e apresentar os melhores planos. Sem contar que ele possui parceria com seguradoras que podem suprir suas necessidades.

Se você quer proteger mesmo o seu veículo, contrate um seguro auto com rastreador! ?

Ele que vai saber exatamente o que você precisa e poder oferecer os planos mais adequados. Fora que o corretor também irá defender os seus direitos e interesses para que as seguradoras possam cumprir.

E sempre que você tiver que acionar a seguradora, será o corretor que vai te dar todo o apoio, oferecendo o melhor atendimento.

Por que eu preciso preencher um formulário?

Para chegar a um plano e preço mais adequado ao perfil dos clientes, as seguradoras precisam entendê-lo. Dessa forma será possível que elas decidam sobre assumir ou não o risco em protegê-los com um seguro e também precificar os planos.

É importante comparar diferentes seguradoras?

Essa é uma das dúvidas mais comuns de como fazer um seguro de automóvel. Fazer cotações em várias seguradoras garante a você o melhor preço e coberturas.

Isso porque nem todas as seguradoras oferecem coberturas iguais e o valor que cobram pelos serviços também variam muito. Sem contar nas vantagens e benefícios que elas oferecem, como coberturas e serviços extras.

Conte com um seguro auto completo para garantir maior proteção do seu bem. Saiba mais!

Leia mais artigos sobre:

Comentários

Sanaira Silveira - 24 de Janeiro de 2017 às 17:19

Boa tarde Eniranda,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Para fazer uma cotação ou renovação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

Abraço

Eniranda Potratz - 24 de Janeiro de 2017 às 13:49

Oi,

Estou com meu seguro vencendo em fevereiro 2017, quero renovar e preciso de cotação, pois vejo que os seguros estão muito caros, meu bônus atualmente 4, não sei se conta, pois nas renovações anteriores, sempre as renovações ficavam com valores maiores, não tenho sinistros, pois sou muito cuidadosa nos trânsito.

Att.

Sanaira Silveira - 19 de dezembro de 2016 às 17:20

Boa tarde Wolmar,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Caso você tenha interesse em fazer uma renovação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

Abraço

Wolmar da Silva - 17 de dezembro de 2016 às 22:20

Boa tarde,

Já tive que acionar a seguradora, mas fui bem atendido!
Parabéns a todos que fazem parte dessa explicação do Seguro.

Até mais

Sanaira Silveira - 24 de novembro de 2016 às 12:12

Bom dia Jorge,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

Abraço

Jorge Costa de Macedo - 23 de novembro de 2016 às 12:51

Olá,

Nunca tive problemas com a empresa atual mas o preço do seguro esta cada vez mais caro.

Obrigado

Sanaira Silveira - 12 de novembro de 2016 às 13:28

Bom dia Ladislau,

Para renovar o seu contrato de seguro, visite o nosso site e preencha o formulário em https://www.seguroauto.org.
Você receberá todas as informações necessárias para a sua renovação do seu seguro.

Agradecemos a sua preferência,
Abraços.

Ladislau da Cunha Cardoso - 8 de novembro de 2016 às 22:36

Olá, boa noite,

Desde o início da compra de meu carro, novembro/2013, mantenho-o sob a proteção de Seguro.
Primeiramente com a Marítima Seguros e, nos anos posteriores, com a Porto Seguro.

Agora, insatisfeito com o atendimento da Corretora Évora Seguros, preciso urgentemente, mudar para uma nova Corretora. Estou optando pela Seguro Auto, mas como primeira opção a Porto Seguro.

Agradeço o atendimento, lembrando que, minha Apólice vence a zero hora de 11/11/16.

Ladislau da Cunha Cardoso

Sanaira Silveira - 5 de novembro de 2016 às 15:54

Boa tarde Vizelda,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

Abraço

Vizelda - 2 de novembro de 2016 às 08:19

Gostaria de receber valores por e-mail

Obrigada

Vizelda - 2 de novembro de 2016 às 08:18

Boa tarde, muito esclarecedor, tirei todas as dúvidas que eu tinha a respeito de seguros.

Att.

Sanaira Silveira - 5 de novembro de 2016 às 15:44

Boa tarde Josefa,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário em nossa página e receba todas as informações necessárias para a concretização de sua proposta.

Abraço

Josefa - 1 de novembro de 2016 às 23:54

Bom dia,

Gostaria de receber informações pelo e-mail porque eu vou estar trabalhando, saio de casa 11 horas.

Obrigada

Sanaira Silveira - 25 de outubro de 2016 às 19:19

Boa tarde Antonio,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Para fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

Abraço

Antonio Joaquim VilelaPinto - 24 de outubro de 2016 às 20:56

Olá,

Gostaria de receber valores por e-mail.

Grato

Sanaira Silveira - 21 de setembro de 2016 às 11:59

Bom dia Lucilene,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário em nossa página e receba todas as informações necessárias para a concretização de sua proposta.

Abraço

Lucilene - 16 de setembro de 2016 às 12:28

Bom dia,

Gostaria de receber retorno por e-mail.

Abraço

Sanaira Silveira - 17 de agosto de 2016 às 21:57

Boa tarde André,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
As informações que temos é que a restrição no nome não interfere, pois, se você não pagar, perderá o direito ao serviço, mas é bom ver com as seguradoras, pois devem ter algumas que podem mesmo não aceitar.
Entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

Abraço

Andre Luiz - 16 de agosto de 2016 às 10:34

Bom dia,

Tentei contratar um Seguro para o meu carro e fui surpreendido com a resposta de que não Poderia fazer em função de restrição que tenho em meu nome. Isso procede? Qual a relação uma vez que se não pagar o seguro perco direito a sua utilização?

Grato

Sanaira Silveira - 29 de julho de 2016 às 18:00

Boa tarde João,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Até onde sabemos, no seu caso, o seguro não deverá cobrir os danos, pois, a pessoa que está dirigindo não é o condutor principal e além disso, não é habilitada, o que faz perder todo direito.

Abraço

João Vieira e Silva Filho - 21 de julho de 2016 às 06:49

Bom dia,

Em caso de colisão e a proprietária do veículo não é habilitada e no momento do acidente é quem está dirigindo o veículo, ao lado dela está o esposo, titular do seguro e condutor, em via pública ela bate em um poste, dá PT, tem direito a receber ou não?

Obrigado

Sanaira Silveira - 1 de julho de 2016 às 14:59

Bom dia Ester,

Agradecemos seu comentário no seguroauto.org,
Que bom que gostou do nosso artigo, ficamos muito felizes com seu comentário.
Caso tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre no site e preencha o formulário para que possamos entrar em contato com você.

Abraço

Ester da S. M. Mac Cord - 30 de junho de 2016 às 15:52

Olá,

Parabéns pelo conteúdo, os corretores não passam informações com clareza como este site.

Até mais.

Sanaira Silveira - 13 de junho de 2016 às 19:58

Boa tarde Adriana,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Temos um artigo que responde sua pergunta sobre contratar os adicionais do seguro auto, leia: https://www.seguroauto.org/cobertura-de-vidro-no-seguro-auto
Caso tenha interesse em fazer cotação, preencha o formulário em nosso site para que um de nossos corretores entre em contato com você.

Abraço

Adriana troccoli - 2 de junho de 2016 às 19:18

Bom dia,

Gostaria de saber se vale a pena contratar um seguro com vidros, faróise e lanternas?

Aguardo resposta

Sanaira Silveira - 8 de junho de 2016 às 13:34

Bom dia José,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Não temos, mas trabalhamos com as melhores e mais confiáveis seguradoras do mercado.
Entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos parceiros entre em contato com você.

Abraço

José Romão - 1 de junho de 2016 às 23:40

Olá,

Gostaria de saber, se tens convênio com a Proteste.

Att.
José

Sanaira Silveira - 24 de Abril de 2016 às 15:02

Bom dia Francisco,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Que bom que gostou do nosso artigo. Caso tenha interesse em fazer uma cotação, entre em nosso site e preencha o formulário para que possamos entrar em contato com você.

Abraço.

Francisco Pedro - 24 de Abril de 2016 às 09:45

Olá,

Muito boas as informações para as pessoas que não conhecem o assunto, gostei!

Até mais.

Sanaira Silveira - 27 de novembro de 2015 às 11:52

Bom dia David Henrique,

Obrigada pela mensagem no site seguroauto.org
Continue entrando em nossa página, sempre colocamos novos artigos com diversas informações úteis.

Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro auto, preencha o formulário na home-page do nosso site, para que um de nossos corretores especializados entre em contato com você e tire suas dúvidas.

Estamos à disposição,
Abraço.

David Henrique - 27 de novembro de 2015 às 05:47

Bom dia!

Parabéns a todos(as) que fazem essa linha de trabalho pela internet, nos ajudou, nos ajuda e nos ajudará!

Até mais.

Sanaira Silveira - 16 de novembro de 2015 às 11:57

Bom dia Adalberto,

Que bom que gostou do nosso artigo.
Caso tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, preencha o formulário na home-page do nosso site, para que um de nossos parceiros entre em contato com você.

Até mais.

Adalberto Pimenta de Brito - 14 de novembro de 2015 às 21:53

Boa noite,

Gostei do comentário, fiquei satisfeito em saber que existe um diferencial quanto às perguntas.
Obrigado.

Fernando lopes de souza - 18 de agosto de 2015 às 23:46

Gostei muito das informações até aqui esclarecidas. Fico no aguardo de um retorno.

Gleice Correia - 28 de agosto de 2015 às 16:08

Boa Tarde, Maria das Graças! Por favor, entre em contato com a sua seguradora ou corretor responsável. Obrigada!

Maria das Graças Gomes - 23 de julho de 2015 às 00:17

Tive o carro roubado, mas foi recuperado… Quanto tempo tem a seguradora para me devolver o carro? Pois, estou sempre na autorizada, mas estar sempre faltando peça, não quero mas ir na autorizada, pois sempre tem uma desculpa.

Alberto Nunes - 31 de dezembro de 2014 às 02:08

Olá. Muito importante estas informações, parabéns!

jose Luiz da Silva - 19 de novembro de 2014 às 16:34

Olá, gostei muito da informação, obrigado.

ANTONIO GILSON - 14 de novembro de 2014 às 22:47

Oi,
Gostei muito, bom termos este tipo de esclarecimentos para quem tem dúvidas principalmente para compras online.
Gilson

DENISE - 4 de setembro de 2014 às 15:50

Adorei o artigo, como corretora, encontrei nele argumentos esclarecedores na negociação dos seguros.
Às vezes, é bem complicado explicar para os segurados o aumento nas taxas de seguros.

Grata,

Denise Arantes

CELSO PEDRO MENDES FERREIRA - 14 de julho de 2014 às 18:06

Bom dia,

Gostei do artigo.

Abraço.

euzebio - 19 de junho de 2014 às 01:42

Olá,

Gostei muito!

Abraço.

Paulo Roberto de Magalhães Viana - 1 de Fevereiro de 2014 às 13:58

Boa tarde,

Penso que há um preconceito “indevido” para os maiores de 60 anos (chamados de idosos). Tenho 61 e, segundo meu “check-up” estou melhor que a maioria da turma entre 35 e 60. Creio que os “idosos”, em geral, mudaram para melhor! Esse risco é medido mesmo?

Considera-se o número de acidentes e roubos associados aos carros dos idosos? Quem tem mais risco: um idoso em BH ou um quarentão em SP? Fica também a pergunta: quem faz a pesquisa para indicar o risco? As seguradora, creio eu. Não seria adequado haver uma empresa independente para medir este risco. Digo tudo isso porque o seguro do meu carro aumentou cerca de 12% de 2013 para 2014.

Minhas cordiais saudações.
Paulo Viana.

walison - 31 de Janeiro de 2014 às 19:37

Olá,
Informações válidas para se esclarecer mais sobre as entrelinhas das seguradoras. Obrigado por dedicar-se a informação dos ” leigos”.

Atenciosamente, Walison.

Aldir - 18 de novembro de 2013 às 09:52

Bom dia!
Estas informações não tomei conhecimento quando realizei outros seguros. Os corretores não passaram informações concretizadas. Parabéns por este serviço em benefício de todos. Obrigado!

CLOVES LEONEL DE ALENCAR NETO - 13 de junho de 2013 às 11:26

Disse tudo e não disse nada.

guilherme - 26 de outubro de 2012 às 13:03

Obrigado! Fique à vontade para compartilhar com os seus amigos e também no Facebook.

Ednaldo - 26 de outubro de 2012 às 02:02

Oi,

Gostei muito dos esclarecimento contido neste artigo, obrigado.

Postar um comentário