Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Por que fazer seguro para jovens é mais caro?

Você sabe por que fazer seguro para jovens é mais caro? Então descubra nesse artigo e saiba como economizar com o seguro de carro para jovens.

Muitas pessoas costumam adquirir o seu primeiro veículo no início da vida adulta. É nessa fase da vida que nossos compromissos começam se acumular. São reuniões de trabalho, universidade e a balada com os amigos.

Por esse motivo ter um automóvel facilita e melhora nossa locomoção e por estar constantemente em trânsito a preocupação com a proteção do carro é natural, daí a necessidade de contratar um seguro auto para jovens. Nesse momento, o custo desse investimento surpreende se comparado ao seguro de pessoas mais velhas, por exemplo.

Por que fazer seguro para jovens é mais caro

Por que fazer seguro para jovens é mais caro?

Fazer um seguro para jovens é mais caro porque o custo do seguro se dá por conta de uma série de análises baseadas em estatísticas e estudos atuariais. Para compô-lo, é necessário saber qual a região de maior circulação, onde o veículo pernoita, o estado civil e idade do condutor, entre outras informações.

O chamado perfil do condutor determina o risco que a seguradora está assumindo para garantir a reposição do bem em caso de roubo ou a probabilidade de eventuais colisões.

Desta forma, com base nas estatísticas, sabe-se que pessoas solteiras não são tão prudentes ao dirigir quanto as pessoas casadas ou com filhos, assim como pessoas que trabalham e estudam trafegam mais e, por isso, estão mais suscetíveis a acidentes de trânsito.

Outros fatores importantes dizem respeito ao modelo do veículo e os hábitos de utilização: se utiliza o carro para visitar clientes, se costuma colocar o automóvel em garagem, se o cliente possui bônus para desconto ou se é a primeira vez que contrata um seguro, etc.

Se o risco é maior, o custo para garantir a reposição também será.

O quanto o seguro para jovens é mais caro

Para ter ideia de o quanto tais fatores impactam no custo e porque o seguro para jovens é mais caro, em uma simulação feita pela Porto Seguro em janeiro de 2018, onde foi considerado um bairro da zona norte de São Paulo, com um veículo zero km da marca Honda, que utiliza garagem e não visita clientes, o resultado é:

  1. Para um homem de 52 anos, casado: R$ 1.566,00
  2. Para um homem de 22 anos, solteiro: R$ 4.925,00

Para explicar essa diferença de uma maneira bem simples, a disparidade se dá ao fato de que a probabilidade do homem solteiro vai circular mais com seu veículo, com mais lugares e com menos experiência do que o homem casado.

Há ainda a experiência da seguradora a se considerar. Algumas seguradoras têm uma experiência de maior risco em um bairro, enquanto a mesma região não apresenta registros de colisões e roubos na carteira de outra seguradora e daí as taxas entre duas seguradoras podem ser diferentes para o mesmo perfil de condutor.

Como se pode observar, a composição do valor do seguro é muito mais complexa do que parece. Por esse motivo é importante não omitir informações ao realizar um orçamento, pois todos os dados serão verificados para um eventual atendimento e, se constatada qualquer divergência, a seguradora pode negar o atendimento.

Desta forma, o seguro de automóvel sempre deve ser contratado com um corretor que irá orientar sobre todas as questões que podem onerar o custo da contratação e buscar a solução mais adequada para cada situação.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

*O SeguroAuto.org não se responsabiliza pelos valores aqui mencionados, visto que o preço do seguro pode variar conforme o perfil de cada motorista.

Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *