Seta Balao

Simule o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Por que o preço do Uber varia?

Foi solicitar um carro, mas viu que o preço estava muito mais alto do que o normal? Isso é bastante comum, já que os aplicativos consideram o horário da viagem, chuva e vários outros fatores. Acompanhe o texto e descubra porque o preço do Uber varia!

A Uber é uma das principais empresas de viagem por aplicativo no mundo, e lançou moda. Após ela, surgiram vários outros sistemas para a contratação de carros particulares, como o Cabify e o 99.

Todos eles, aliás, se tornaram bastante populares. Segundo pesquisa, mais da metade dos brasileiros nas principais capitais do Brasil usam aplicativos de transporte particular em seu dia a dia.

Mas os custos dessa facilidade pode ser alto, inclusive porque o preço do Uber varia.

Na hora solicitar uma viagem pelo aplicativo da Uber, o usuário pode visualizar o quanto a sua corrida vai custar.

A variação de custos acontece porque a empresa trabalha com o chamado preço dinâmico. Continue acompanhando e saiba mais sobre o assunto.

É importante, antes de tudo, destacar que, quando o preço de uma viagem está mais alto, o usuário é avisado. Assim, ele pode escolher chamar o condutor, ou aguardar até que os custos voltem ao normal.

Por que o preço do Uber varia?

Imagem: Getty

Quando o preço do Uber varia?

De modo geral, o custo de uma viagem por um carro da Uber é definido com base em dois fatores. São eles: o tempo e a distância que serão gastos para a viagem.

Esses aspectos geram uma estimativa, que é somada a um custo fixo e pedágio da estrada, quando houver.

Porém, se você faz o mesmo caminho todos os dias, deve perceber que o preço varia. Isso mesmo que você solicite a viagem para o mesmo destino, saindo do mesmo local, no horário de sempre.

A variação de preço acontece devido ao custo dinâmico do serviço.

O preço dinâmico é “ativado” pela Uber em várias situações. Primeiro, sempre que a demanda por carros está maior do que o número de veículos disponíveis. Afinal de contas, os motoristas do aplicativo trabalham quando desejam.

É comum, até, que esse trabalho seja um extra, para completar a renda da casa após o dia no trabalho formal.

Os custos ainda podem variar se estiver chovendo na hora de solicitar a viagem, ou se houver trânsito na região.

Tudo isso costuma tornar a demanda maior, e também prolongar o tempo da corrida. Assim, o aplicativo precisa ser “recompensado”.

Por exemplo: sua viagem normalmente demoraria 15 minutos, mas a chuva está intensa. Por isso, o tempo da corrida será de 25 minutos, 10 a mais do que o comum.

Nestes 10 minutos extras, o motorista conseguiria realizar mais outra viagem. Assim, o aplicativo estende o custo da corrida, para que não haja prejuízo nem da empresa, nem do motorista.

Ao mesmo tempo, esse custo variado busca incentivar os motoristas a ficarem disponíveis. Sabendo que podem ganhar um pouco mais em momentos de preço dinâmico, os condutores vão às ruas.

Assim, aumenta o número de veículos, e o preço do serviço cai novamente, favorecendo o usuário.

Como economizar no Uber?

Geralmente, o preço dinâmico das viagens é “desativado” após o “fator agravante” passar. Ou seja, após o trânsito fluir ou a chuva acabar.

Se a oferta de motorista aumentar e a demanda cair, o custo das corridas também volta ao normal. Para economizar, você pode aguardar que os preços caiam.

Também pode acontecer de apenas um tipo de carro estar no preço dinâmico. Se for este o caso do UberX, por exemplo, você pode avaliar se a opção Black não vale mais a pena.

Outra opção, disponível em várias cidades no País, é o Uber Pool. A alternativa consiste em dividir a viagem com outras pessoas, que estão indo na mesma direção que você. Dividindo os custos, eles ficarão bem mais baratos.

Agora você já sabe porque o preço do Uber varia. Na hora de usar o serviço, lembre-se de confirmar o motorista e o carro que você solicitou.

Isso aumentará a sua segurança, garantindo a sua viagem com o condutor corretor e parceiro da Uber.

Leia mais artigos sobre:
Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *