Seta Balao

Cote o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Seguradora Líder: o que oferece?

Quer contratar um seguro auto e pensou na seguradora Líder? Então, é hora de você conhecer a empresa!

Apesar do que você imagina, a Seguradora Líder não é uma seguradora comum. Ela foi criada pelo Consórcio de Seguro DPVAT em 2007, e se tornou responsável por esse seguro.

O DPVAT é o Seguro para Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, um seguro obrigatório pago pelos condutores todo ano.

Sua função é garantir indenização aos envolvidos em acidentes terrestres, especialmente para o pagamento de despesas médicas.

A indenização também é paga quando há invalidez permanente e acidentes com morte. É uma forma de garantir uma compensação às vítimas do trânsito no Brasil.

Só em 2019, o seguro DPVAT pagou mais de 289 mil indenizações.

Seguradora Líder: o que oferece?

Imagem: Getty Images

Posso contratar um seguro auto com a seguradora Líder?

A Seguradora Líder-DPVAT é uma Companhia de capital nacional. Ela é responsável apenas pelo seguro DPVAT.

Por isso, se você quer contratar um seguro auto com a empresa, isso não é possível.

Para dar cobertura para seu carro, você vai precisar optar por uma seguradora autorizada pela Susep. A Susep é a Superintendência de Seguros Privados, responsável por regular e fiscalizar o ramo de seguros no país.

Uma dica para contratar o melhor seguro de carro é pesquisar bastante. Afinal, as seguradoras oferecem coberturas e cobram preços bem diferentes.

Uma boa pesquisa, inclusive com a ajuda de um corretor, vai garantir que você encontre a melhor oferta de seguro, com todas as coberturas desejadas para o carro.

Seguradora Líder vai fechar em 2021

Durante 2020, houveram alguns impasses judiciais sobre a extinção do seguro DPVAT, e isso ainda não está completamente resolvido para o próximo ano.

Por isso, e por causa de supostas irregularidades apontadas na gestão do DPVAT, a Seguradora Líder vai deixar de existir em janeiro de 2021.

Por causa disso, a Susep sugeriu que o seguro obrigatório não deve ser cobrado dos condutores em 2021.

A isenção deve durar até o início de 2022, quando uma nova forma de cobrança terá sido estabelecida pelo Congresso Nacional.

Como contratar o melhor seguro de carro?

Agora que você já sabe que a Seguradora Líder não oferece seguro auto, deve estar se perguntando como e onde contratar então a proteção.

A boa notícia é que existem diversas seguradoras no mercado para cuidar do seu carro. Você só vai precisar pesquisar bastante, para encontrar bons preços e coberturas.

Para contratar a melhor proteção, você também pode seguir as dicas que listamos abaixo.

Selecione as coberturas adequadas

São várias as coberturas disponíveis para um carro mas, muito provavelmente, você não precisa de todas elas. Se sua cidade não sofre com inundações, por exemplo, por que contratar essa cobertura?

O número de proteções influencia diretamente no preço do seguro. Por isso, é essencial selecionar as coberturas desejadas.

As mais básicas são as contra furto e roubo, incêndio, queda de raio e colisão. Avaliando suas necessidades, você poderá incluir as demais proteções necessárias.

Em todo o caso, não exclua as coberturas do plano apenas para economizar. Será mais barato pagar por uma cobertura do que, depois, quitar sozinho os prejuízos sofridos pelo veículo.

Informe dados completos à seguradora

É fundamental informar seus dados completos à seguradora, e todas as informações do carro. Mais importante: você não deve nunca mentir para a empresa.

Imagine que seu carro passe a noite na rua, mas você diz à seguradora que tem garagem. Se algo acontecer ao veículo durante a noite porque ele estava estacionado na via pública, a empresa pode perceber a inconsistência e apontar fraude no seguro.

Quando há fraude, a seguradora pode negar a indenização. Então, você terá que arcar sozinho com o prejuízo.

Use suas classes de bônus

As classes de bônus estão ligadas ao seu CPF e garantem bom desconto na contratação do seguro. Informe ao corretor se você já contratou um seguro antes, e ele vai poder usar as classes para diminuir o custo da proteção.

Negocie com a seguradora

As empresas costumam estar abertas à negociação. Então, se você achou o preço do seguro caro, ou encontrou condições melhores em outra seguradora, informe isso.

A empresa com a qual você está cotando pode tentar garantir um negócio melhor ao seu carro.

Pronto! Agora você já conhece a Seguradora Líder e sabe como contratar um bom seguro de carro fora dela.

Não se esqueça de pesquisar bem a proteção, para contar com a melhor apólice possível.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

Leia mais artigos sobre:
Foto de Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *