Seta Balao

Simule o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Seguro auto cobre danos causados por fenômenos da natureza?

Quando se pretende contratar um serviço, é importante conhecer bem todas as possibilidades disponíveis, especialmente quando o assunto é proteção veicular. Descubra neste artigo se o seguro auto cobre danos causados por fenômenos da natureza?

Você faz ideia do tamanho do prejuízo que pode ter se uma árvore cair sobre o seu carro? Se sua resposta foi sim, você sabiamente deve estar se perguntando se o Seguro auto cobre danos causados por fenômenos da natureza.

E, por mais que você more em uma cidade grande, é preciso se preocupar com isso, afinal, nunca sabemos quando uma árvore poderá cair, uma enchente poderá acontecer ou qualquer outro fenômeno natural ocorrerá e causará danos imensos ao nosso veículo.

Neste artigo, mostraremos se o seguro auto cobre danos causados por fenômenos da natureza, e como esse tipo de cobertura funciona. Acompanhe e saiba mais sobre o assunto.

Seguro auto cobre danos causados por fenômenos da natureza?

Imagem: Getty

Descubra se seguro auto cobre danos causados por fenômenos da natureza

Mesmo que a possibilidade de um raio cair no seu carro, não seja grande, vale a pena se prevenir, afinal, mesmo remota, ela existe.

E, se por desventura acontecer, trará imensos prejuízos. Mas, será que o seguro auto cobre danos causados por fenômenos da natureza? Descubra a seguir quais são os fenômenos naturais cobertos pelo seguro auto:

Seguro auto cobre alagamentos e/ou enchentes?

Sim, as coberturas compreensivas oferecidas pelas seguradoras cobram situações como alagamentos ou enchentes.

No entanto, para que esse tipo de sinistro seja atendido é preciso que fique comprovado que o carro não foi exposto a tal dano.

Ou seja, se a pericia do seguro auto constatar que você entrou em uma área alagada, seu seguro não atenderá ao sinistro.

Porém, se ficar comprovado que o carro estava parado durante o alagamento ou enchente, então tudo bem. A cobertura dos reparos necessários estará garantida.

Seguro auto cobre chuva de granizo?

De maneira geral sim, o seguro auto cobre danos causados por chuva de granizo. Porem, esse reparo pode demorar um pouco mais do que normalmente.

Especialmente porque é preciso contar com uma mão de obra especializada. Afinal, se o reparo na lataria não for bem feito, o resultado pode ser pior do que os danos causados.

Seguro auto cobre tempestades e vendavais?

Sim, o seguro auto cobre tempestades e vendavais, fenômenos esses que muitas vezes são promovem ventos de 80 km/h, capazes de causar grandes danos aos veículos.

Seguro auto cobre queda de galhos e/ou árvores?

A maioria das seguradoras oferece cobertura para queda de galhos, árvores ou outros objetos sobre o veículo, promovendo o reparo dos danos causados por esse sinistro.

Mas, para que você possa usufruir dessa possibilidade é preciso que contrate a cobertura mais completa oferecida, conhecida como compreensiva.

Seguro auto cobre queda de raio?

Se um raio cair sobre seu carro, não se preocupe, pois, o seguro compreensivo cobre esse tipo de sinistro. Apesar da possibilidade do seu veículo ser atingido por um raio, ser remota, ela existe, e caso aconteça, você não precisará arcar com a franquia.

Seguro auto cobre terremoto?

Sim, todas as coberturas compreensivas existentes no mercado atendem danos causados por terremoto.

De maneira geral, a reposta para todas essas perguntas, é sim. O seguro auto cobre danos causados por fenômenos da natureza.

Para ter acesso a esse tipo de proteção basta que você contrate uma cobertura compreensiva, aquela mais completa, que todas as seguradoras oferecem. Se você preferir também pode contratar uma cobertura adicional para fenômenos da natureza.

É preciso dizer que essas são as coberturas mais comuns encontradas, no entanto, elas podem mudar de acordo com a seguradora.

Portanto, procure se informar com seu corretor quais exatamente são as coberturas para fenômenos naturais disponíveis na sua seguradora.

Quais situações são consideradas riscos excluídos e não são cobertas?

Assim como em qualquer tipo de prestação de serviço, existem algumas situações relacionadas aos fenômenos naturais que não são cobertas pelo seguro.

Essas situações são chamadas de riscos excluídos e devem estar descritas de maneira clara na apólice de seguros. Veja melhor quais são os fenômenos naturais não cobertos pelo seguro auto:

Seguro auto cobre danos causados por água salgada?

Não, caso seu carro sofra danos causados por água salgada, saiba que o seguro não cobrirá o conserto, mesmo que você tenha a cobertura para fenômenos naturais.

Isso acontece porque a seguradora entende que, para que esse tipo de danos seja causado, é preciso que o carro tenha circulado próximo ao mar, ou seja, sobre a areia da praia, local onde o tráfego de veículos é proibido.

Seguro auto cobre danos causados por contaminação radioativa ou nuclear?

Caso você circule, ou se encontre em uma área que tenha sofrido, ou venha a sofrer algum tipo de contaminação radioativa ou nuclear, seja essa causa por resíduos, combustíveis ou armas, e seu veículo sofra algum dano. Fique ciente de que o seguro não atenderá ao reparo desses danos.

Seguro cobre danos causados por fenômenos naturais não mencionados anteriormente?

Todas as coberturas compreensivas oferecidas pelas seguradoras atualmente, atendem apenas aos sinistros mencionados anteriormente. Todos os demais sinistro causados por fenômenos naturais existentes não são cobertos por nenhum seguro.

Além disso, existem outras situações em que você pode perder o direito a cobertura contra fenômenos naturais. Por exemplo, se ficar comprovado que você expôs seu carro a algum tipo de risco eminente, como estrar em uma área alagada, a seguradora pode se negar a cobrir os danos.

Por isso, leia atentamente sua apólice e todos os riscos excluídos. Assim, você poderá evitar transtornos futuros.

Como você pode ver neste artigo, sim, o seguro auto cobre danos causados por fenômenos da natureza. Para contar com essa proteção basta que você esteja atento a cobertura compreensiva que está contratando ou solicite uma cobertura adicional para esse tipo de sinistro.

Vale mencionar que, se você mora em cidades grandes onde as chuvas e os alagamentos são frequentes, investir um pouco a mais para ter esse tipo de cobertura é a melhor escolha que você pode fazer. Peça mais informações sobre o assunto ao seu corretor de seguros.

Leia mais artigos sobre:
Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV e atualmente cursa Gestão de Seguros. É apaixonada pelo que faz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *