Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Como funciona o seguro auto para carros de coleção

O seguro auto para carros de coleção é um produto oferecido por poucas seguradoras e oferece poucas coberturas. Entenda os motivos dessa condição, quem tem direito a ele e como funciona.

Alguns veículos antigos são muito bem conservados e acabam se tornando peças de museu. Para que isso continue a acontecer é preciso contar com um seguro auto para carros de coleção e assim ter uma proteção a mais.

Entretanto, um carro ser antigo não significa que ele será um veículo de colecionador. Pode se tratar apenas de mais um carro comum e bem conservado.

Para ter direito a placa preta é preciso que o carro tenha sido fabricado 30 anos atrás ou mais e tenha um Certificado de Originalidade. Esse documento garante que as peças são originais que ele é um item de colecionador.

Dentre os itens avaliados para a concessão da placa preta estão:

  • Rodas originais
  • Motor ou partes cromadas
  • Sujeira ou encardidos
  • Pintura deteriorada ou sinal de ferrugem
  • Interior inalterado e original de fábrica
  • Pintura que esteja de acordo com o padrão da época

Como funciona o seguro auto para carros de coleção

Quem pode ter o seguro auto para carros de coleção?

O seguro auto para carros de coleção só será concedido a quem possui o certificado que é emitido após avaliação do veículo. Se ele estiver fora do padrão não será possível obter essa proteção, sendo preciso optar pelo seguro tradicional se estiver disponível.

Existe alguma condição para a adesão do seguro auto para carros de coleção?

Sim. As seguradoras fazem diversas perguntas além das tradicionais para entender a utilização do carro.

Uma das exigências é que ele não seja usado regularmente. É bastante comum que seja exigido que o segurado tenha um carro para o cotidiano e que esse também possua seguro para conceder a proteção para o carro de colecionador.

É necessário informar detalhadamente quando ele é utilizado, por exemplo, indo para uma exposição. Além disso, deve-se detalhar os motivos de preocupação que levaram a buscar por um seguro.

É fácil conseguir um seguro para veículo de colecionador?

Não. A maioria das seguradoras costuma recusar os clientes quando se trata de carros antigos, isso porque eles possuem um alto valor de mercado e não existem peças para a reposição.

Dos veículos nessa situação no país, estima-se que apenas cerca de 5% possuem um seguro auto para carros de coleção.

O que o seguro costuma cobrir?

Por se tratar de carros antigos com um valor difícil de definir, não costumam ser oferecidas proteções contra roubo e furtos.

Em relação a danos parciais resultantes de colisões também é raro encontrar esse tipo de cobertura devido à ausência de peças de reposição.

Quem contrata um seguro auto para carros de coleção costuma ter proteções simples como os serviços de assistência 24 horas como pane seca e problemas mecânicos e descontos em oficinas e estabelecimentos parceiros das seguradoras.

Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *