Seta Balao

Cote o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Seguro plurianual: saiba como funciona esse tipo de seguro auto

Já ouviu falar sobre seguro plurianual? Saiba o que é!

O mercado de seguros está crescendo cada vez mais, com modalidades inovadoras. Uma destas é o seguro auto plurianual, de menor conhecimento popular.

Confira todas a informações que você precisa para fazer uma escolha informada abaixo:

Seguro plurianual: saiba como funciona esse tipo de seguro auto
Imagem: Getty Images

Antes de qualquer coisa, o que é o seguro anual e o seguro plurianual?

Para que você possa escolher as melhores opções de seguros, deve entender as diferenças entre cada uma dessas modalidades diferentes.

Seguro anual

O seguro anual é o que o próprio nome já diz. Este seguro tem a duração de um ano e após o final desta vigência, o contrato pode ser renovado.

A renovação do contrato pode variar conforme o desejo do cliente de continuar com o serviço ou não.

Contudo, se atente que algumas vezes, contratos podem ter renovações automáticas caso não haja confirmação ou negação por parte do cliente. Isto significa que a seguradora pode dar continuidade ao serviço e cobrar mais um ano.

Seguro plurianual

A vigência do seguro plurianual varia, e pode se estender desde 6 meses até vários anos.

Todavia, o período de vigência de cada seguradora será diferente, pois cada companhia possui ações e diretrizes específicas.

Vale dizer que nem todas as seguradoras possuem a modalidade de plano plurianual em seus serviços prestados.

Principais diferenças entre o seguro anual e plurianual

As principais diferenças entre esses dois tipos de seguros estão principalmente na vigência.

No seguro anual ela dura apenas um ano, enquanto no tipo plurianual ela pode durar entre 6 meses e mais de um ano.

Pagamento

Ainda existe a diferença na forma de pagamento. Em um plano anual você pagará a mensalidade que é geralmente parcelada em 12 vezes, enquanto no plurianual, todo o valor do plano do prêmio do seu seguro deve ser pago no primeiro ano. Este pagamento pode ser à vista ou parcelado em 12 vezes, mas caso o seguro tenha vigência de 3 anos, o valor dos 3 anos devem ser pagos nos primeiros 12 meses.

Cancelamento e devolução

As condições de cancelamento e devolução também são um ponto de diferença.

Para que esse processo de cancelamento seja feito, as seguradoras utilizam uma Tabela de Curto Prazo, que relaciona o período pelo qual o cliente ficou efetivamente coberto pelo seguro com o valor do prêmio já pago.

Os seguros anual e plurianual possuem diferenças a respeito do valor que será devolvido, uma vez que ambas possuem 12 parcelas totais a serem pagas, mas referem a períodos diferentes de cobertura. No caso do seguro anual, o período considerado é de um ano, e no seguro plurianual, as 12 parcelas são referentes a mais de um ano de cobertura.

Descontos

O seguro plurianual oferece, também, a oportunidade de obter um desconto, pois você está pagando antecipadamente por anos posteriores de cobertura.

Qual é a modalidade de seguro mais vantajosa?

Para entender qual é o seguro mais vantajoso para as suas necessidades, você precisará avaliar todas as condições, principalmente as financeiras.

Um seguro plurianual exige que você esteja disposto a gastar mais em um ano, para estar seguro pelos próximos 2 ou mais anos.

Para quem fica com um carro por longos períodos, o seguro plurianual é mais indicado, já que a sua vigência é maior que a de um seguro anual apenas.

Quando procurar um seguro, você precisará saber todas as coberturas e condições que esse seguro apresenta para você, quais serviços englobam e como podem te ajudar em situações inesperadas.

Como escolher o melhor seguro?

Para que você possa escolher seguros que combinem com as suas necessidades, tenha em mente as principais coberturas que são mais importantes e não podem faltar em sua apólice.

Confira qual a melhor modalidade, se é a anual ou plurianual, e quais os benefícios que cada uma delas proporciona para você.

Converse com os corretores e faça cotações para conhecer tanto as melhores condições quanto os melhores preços disponíveis.

Entenda também se as seguradoras possuem clubes de benefícios com descontos que façam a diferença no seu uso, ou se contam com assistências que podem ser muito valiosas para eventuais problemas que apareçam no dia a dia.

Agora que você sabe a diferença entre essas duas modalidades de seguros automobilísticos, você pode fazer melhores escolhas e ter uma grande variedade de opções.

O seguro plurianual é uma ótima escolha, você só tem que ter em mente para quais condições é mais indicado!

Foto de Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Gestão de Seguros, Marketing e tem pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro. Possui mais de 3.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.