Topo

19 dicas para contratar um seguro de moto barato

Comprou a moto dos seus sonhos e não sabe qual seguro escolher? O seu objetivo é ter um seguro econômico e de qualidade e você ainda tem dúvidas de como proceder? Continue lendo, nesse artigo você descobrirá as melhores dicas para contratar um seguro de moto barato!

Para quem anda na estrada, um dos maiores receios é ter um acidente com o veículo ou ‘ficar na mão’ por conta de uma avaria — e isso não é diferente para quem possui motocicletas. Afinal, a segurança é a primeira preocupação de qualquer motorista que se preze.

Apesar de ser obrigatório por lei, o seguro de veículos (em que se incluem as motocicletas) é um serviço que tende a ser caro — inclusive, quando se trata especificamente de seguro de motocicletas, o valor pode ser ainda maior, quando comparado proporcionalmente ao de um carro.

O seguroauto.org deseja que você adquira o melhor seguro para o seu carro. Veja como!

Isso acontece porque, infelizmente, as motos protagonizam o primeiro lugar no ranking de veículos que mais se envolvem em acidentes de trânsito.

Segundo o Relatório Estatístico do Trimestre de janeiro a março de 2020 do DPVAT, foram registados 89.028 sinistros, dos quais resultaram 9.298 mortes e mais de 50.000 casos de invalidez permanente.

Neste sentido, é muito importante que se proteja com um seguro que possua uma boa cobertura e, simultaneamente, tenha um valor acessível e adequado às suas necessidades.

Se quer saber como contratar um seguro de moto barato, não perca tempo: continue lendo esse artigo e conheça 19 dicas que lhe ajudarão nessa missão!

19 dicas para contratar um seguro de moto barato
Fonte: Pixabay

19 dicas para contratar um seguro econômico

1. Opte por uma cobertura de seguro de moto mais simples

Existe para o seguro de moto uma cobertura apenas para roubo e furto.

Embora ela seja mais restrita, é também mais barata do que a cobertura compreensiva, que atende diversas ocorrências distintas.

Portanto, não importa apenas se você tem um modelo de moto barata ou cara, modelo mais visado para roubos e boa análise de perfil, as coberturas contratadas também pesam no cálculo do seguro para motos.

2. Dizer ‘sim’ ao seguro com rastreador também pode ajudar

Uma boa saída para contratar um seguro de moto barato é escolher um que, além de ter uma cobertura mais simples, conte ainda com um rastreador para que, em caso de roubo, seja mais fácil identificar a localização do veículo e proceder à sua recuperação.

3. Pesquise MUITO!

A única forma de saber se está contratando um dos melhores seguros de moto pelo menor preço é realizar cotações com diversas seguradoras. Compare as propostas entre si, considerando valores, coberturas e eventuais extras.

Preste atenção na qualidade do atendimento e no índice de satisfação de clientes atuais. Atente especialmente no número de reclamações existentes. Estas métricas são igualmente importantes para você fazer uma excelente escolha preço-qualidade.

4. Procure um corretor de seguros

O corretor de seguros é o profissional capacitado para pesquisar e encontrar valores de seguros mais baixos. Ele visa atender às demandas dos seus clientes através do seu poder de negociação.

Assim, procurar um corretor credenciado, sério e ético para adquirir o seu seguro para moto é altamente aconselhável, especialmente caso seja sua primeira aquisição do tipo.

Além disso, verifique se ele trabalha com os melhores seguros para moto, ou seja, com seguradoras renomadas.

Simule o preço do seu seguro auto em nosso formulário.

5. Detalhe seu perfil e rotina

Na hora de escolher o seu seguro, note corretamente os detalhes das suas informações pessoais e rotina. Dessa forma, a cobertura adquirida terá as opções adequadas ao seu perfil enquanto usuário da motocicleta.

6. Escolha a franquia certa

Existem pelo menos três tipos de franquia para seguros de moto: a ampliada, a básica e a reduzida.

É fundamental que se escolha a franquia certa para o seu orçamento e necessidades. Afinal, a escolha adequada significa uma poupança significativa em caso de acidente.

7. Escolha a cobertura ideal

É de extrema importância que pesquise e conheça os tipos de cobertura para moto existentes no plano e as que realmente são necessárias no seu dia a dia.

Esta pesquisa evita gastos desnecessários com coberturas extras que aparentam ser úteis no momento da contratação, mas são incompatíveis com suas necessidades. Certas coberturas acabam nunca sendo relevantes e representam um gasto adicional supérfluo.

8. Atente-se a sua classe de bônus

Não são apenas os carros que possuem classe de bônus. Ela também existe no seguro de moto e vale a pena atentar-se a ela na hora de contratar um seguro de moto barato.

Para que a classe de bônus sempre fique sempre alta e em constante crescimento, não acione o seguro em situações que seja preciso fazer o pagamento de franquia.

9. Seja um motorista exemplar

A contratação de seguros para moto tendem a ser mais baratas para motoristas que possuem um bom histórico de condução. Os fatores considerados na contratação incluem a quantidade de acidentes, multas e acionamentos de seguros anteriores.

10. Não deixe a moto à noite na rua

Outro fator que pode fazer com que o seguro de moto encareça é o fato de deixá-la passar a noite na rua.

Se não possui garagem na sua casa, alugue uma.

Cote agora o preço do seu Seguro Auto!

A melhor cotação, com as melhores corretoras, pelos melhores preços.

Frequentemente, o valor de um aluguel de garagem é menor que um acréscimo na apólice devido à exposição ao risco de furto — que encarece, e muito, o valor do seguro.

19 dicas para contratar um seguro de moto barato
Imagem de Tumisu por Pixabay

11. Dê preferência aos estacionamentos

Deixar a moto estacionada na rua durante o período de trabalho ou estudo diário também pode encarecer a apólice de seguros.

A seguradora considera que a movimentação de pessoas e veículos na rua, expõe a moto a riscos variados. Isso aumenta a probabilidade de ter de utilizar o seguro caso aconteça algum tipo de acidente ou episódio danoso.

Tendo isto em mente, procure sempre deixar sua motocicleta em estacionamentos com segurança.

A sua carteira agradece!

12. Mantenha suas contas em dia

Ter o nome sujo ou restrições no seu CPF não lhe impedem de contratar um seguro de moto; no entanto, podem encarecer muito a apólice por conta do risco associado de inadimplência.

Cuide das suas finanças e evite a todo o custo ter o seu nome sujo — a sua segurança física depende de quão bem você cuida do seu dinheiro!

13. Mantenha a manutenção da moto em dia

Veículos descuidados e com a manutenção ruim apresentam sinais na vistoria que podem fazer com que a seguradora se recuse a oferecer um seguro ou aumente em muito o valor da apólice por conta de potenciais riscos de avaria dos seus componentes.

Por isso, é fundamental que você tenha sua moto funcionando em pleno e siga as orientações do fabricante para que a manutenção esteja sempre em dia.

14. Instale um rastreador na sua moto

Se você encontrar uma cobertura muito interessante em uma seguradora que não trabalhe com rastreadores, você pode optar por contratar o serviço de rastreamento à parte, instalando-o por conta própria.

Contar com um rastreador na moto fará com que o valor da cobertura de seguro cotada caia consideravelmente.

15. Opte por um rastreador com bloqueador

Se além do rastreador você tiver um sistema de bloqueador, certamente seu desconto na contratação do seguro de moto será ainda maior.

Esses sistemas são responsáveis por cortar o fornecimento de combustível ao motor, fazendo com que o veículo pare de andar.

E esse comando pode ser enviado remotamente.

16. Cote o seguro antes de comprar a moto

Se você ainda não comprou sua motocicleta, mas já está pensando em contratar o seguro barato para moto, faça cotações com os modelos que cogita comprar e veja qual delas apresenta um orçamento mais acessível.

Afinal, a sua pesquisa de mercado prévia pode render-lhe uma poupança anual de milhares de reais. Portanto, considere os modelos de motos mais baratas do mercado, entre os que mais te chama a atenção.

17. Opte por modelos menos visados

Essa dica também é válida para quem ainda não comprou sua moto: alguns modelos são muito visados por conta de roubos, e nesse sentido possuem seguros mais caros.

Por isso, vale a pena fazer uma pesquisa mais aprofundada e optar por modelos menos interessantes aos olhos dos ladrões.

18. Quanto mais recente for sua moto, melhor

É importante saber que quanto mais recente for a sua moto, mais barato será o seguro para ela.

Se você ainda não adquiriu e está pensando em comprar um veículo usado e/ou mais antigo para economizar, saiba que o ‘barato vai sair caro’.

Quanto mais antiga é a moto, mais difícil é encontrar peças de reposição para ela em caso de sinistro parcial e, por isso, o valor da apólice contratada também é maior.

19. Prefira motocicletas com menos quilômetros rodados

A quilometragem também é considerada pela seguradora como um fator influenciador no preço das apólices, uma vez que, quanto mais um veículo anda, maiores são as chances de ele apresentar problemas mecânicos e ocasionar um acidente.

Como escolher a melhor seguradora de moto? 

Para escolher a seguradora mais indicada para proteger o seu bem, é preciso considerar a reputação da empresa, considerando a opinião dos clientes. Afinal, existem muitas empresas que oferecem os melhores seguros para moto, mas nem todas dispõe do melhor atendimento na hora que o motorista mais precisa. 

Avalie o que os clientes estão falando em sites especializados, como o Reclame Aqui e o Procon. Veja os comentários nas redes sociais, como no canal do SeguroAuto.org, em que muitos usuários deixam sua experiência com as seguradoras.  

Analise os planos oferecidos, ou seja, se a empresa oferece a cobertura para moto que você mais precisa. Veja se a seguradora personaliza os planos, conforme as suas necessidades. Não se apegue apenas ao seguro barato para moto, mas também aos serviços inclusos no plano. 

O mais indicado é você fazer uma lista com cerca de 5 melhores seguro de moto e cotar com cada seguradora.  

Aproveite e veja o nosso ranking com as melhores seguradoras e saiba como contratar o melhor plano! 

Essas são as principais dicas para contratar um seguro de moto barato – tenha-as presentes na hora de fazer sua cotação e adquirir o seguro ideal para você!

Lembre-se de que não importa se você comprou uma moto barata ou de preço mais elevado, o perfil do condutor pesa bastante no cálculo do seguro e não apenas o valor do bem.

*Publicado em: 18/06/2020 e atualizado em 30/08/2022.

Avalie nosso post

Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878

Artigos relacionados

Logo da Loovi. Representando quem é dono da loovi seguros.

Quem é dono da Loovi Seguros? Conheça quem está por trás

Data: 28/03/25

Tempo estimado de leitura:

17 min
Categoria: Seguradoras Leia agora
Pessoa faz símbolo de proteção com as mãos sobre miniatura de carro vermelho. Analisando se a loovi é seguradora ou cooperativa.

Loovi é seguradora ou cooperativa? Saiba a verdade sobre isso

Data: 26/03/25

Tempo estimado de leitura:

9 min
Categoria: Seguradoras Leia agora
Logomarca do Loovi seguro auto.

Loovi Seguro Auto é Bom? Veja Análise Completa Atualizada

Data: 25/03/25

Tempo estimado de leitura:

11 min
Categoria: Seguradoras Leia agora

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *