dcsimg

Telemetria no seguro auto

A Telemetria no seguro auto já é uma realidade e pode baratear o valor do prêmio.

Quem faz um seguro auto precisa preencher um formulário de avaliação de risco para que seja determinado o valor do prêmio. Porém, nem sempre esse valor acaba sendo calculado de forma precisa e os motoristas mais prudentes ao volante podem pagar um pouco a mais do que deveriam.

Mas, como a tecnologia é uma grande aliada no mundo dos negócios, a telemetria no seguro auto está chegando para revolucionar como o valor do seguro é estabelecido.

Telemetria no seguro auto

O que é a telemetria?

A telemetria é uma tecnologia que permite a comunicação sem fio, dos dados enviados do veículo para uma central. Com ela será possível obter informações sobre a utilização do veículo como: velocidade, frenagens, entre outros.

Essas informações são recebidas por uma central que utiliza o Big data e permite que os dados sejam analisados. Apesar de a tecnologia não ser tão nova e ser utilizada para outras finalidades, no mundo do seguro auto ainda é uma novidade.

Por exemplo, as empresas de transporte já a utilizam para saber como os motoristas estão dirigindo e poder orientar melhor os condutores. Entretanto, a telemetria não deve ser confundida com o sistema de rastreamento. A telemetria coleta dados para análise e o rastreador informa a localização do veículo.

A telemetria no seguro auto influencia nos custos?

A grande dúvida dos motoristas é como a telemetria poderá influenciar nos seguros autos. As empresas podem utilizar os dados de dirigibilidade dos segurados para identificar quais são os riscos reais que apresentam ao volante.

Por meio de um aplicativo no smartphone ou um equipamento no veículo, receberão as informações que serão avaliadas pela central. Os motoristas que costumam ultrapassar limites de velocidade, fazer frenagens bruscas ou cometer imprudências no trânsito serão penalizados com um prêmio maior. Já os bons condutores, os que apresentam menores riscos serão beneficiados, conseguindo diminuir o valor do seguro.

A novidade chegou ao Brasil em 2017, porém, em outros países o “pay as you drive” (pague pelo que dirigir) já é bastante comum.

Seguradoras que adotaram a telemetria

A Porto Seguro é uma das seguradoras que já adotou a telemetria. Inicialmente ela estava disponibilizada apenas para quem possuía o seguro auto jovem e monitorava por meio de um equipamento instalado nos carros. Porém, a intenção é que seja ampliada para outras modalidades de seguro, inclusive permitindo que o monitoramento seja feito por meio de seu aplicativo.

A Liberty é outra seguradora que também adotou a telemetria para ajudar a determinar o preço do seguro. A tendência é que em breve outras seguradoras acabem adotando a telemetria e quem se beneficia é o motorista com bom comportamento ao volante.

Para saber se essa opção já está disponível na seguradora que pretende proteger o seu veículo, faça uma cotação do seguro.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

Leia mais artigos sobre:

Comentários

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário