dcsimg

Vai emprestar seu carro? Saiba que cuidados tomar!

Você é uma pessoa que não se importa em emprestar o carro? Então tome alguns cuidados para não ser prejudicado em caso de eventualidades.

Se você tem carro, sabe que sempre pode surgir uma emergência e um amigo pode precisar de uma carona ou dele emprestado, mas e, nessas horas, você empresta? Se a sua resposta foi sim, precisa tomar algumas medidas para que não sofra as consequências depois.

É lógico que ninguém está dizendo para desconfiar do amigo ou não deixar que ele pegue o carro, afinal, isso vai de cada um e aquela famoso ditado diz apenas que “Amigos…amigos, negócios à parte”, mas isso não inclui os carros, né?

Mas por que se preocupar tanto, já que se acontecer alguma coisa, seu amigo pode pagar o conserto do veículo? Simplesmente porque nem tudo se resume a um arranhão ou acidente. Veja só…

Vai emprestar seu carro? Saiba que cuidados tomar!

O que fazer antes de emprestar o carro para alguém

Ao emprestar o veículo é preciso também emprestar o documento porque, caso ele seja parado em uma blitz, será preciso comprovar que ele tem procedência. Ao fazer isso, você permite que a pessoa possa ir para aonde quiser com o seu carro, então vale aqui conversar certinho com a pessoa e delimitar bem o lugar onde ela irá.

Outro ponto importante a verificar é se a pessoa possui habilitação, porque, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, ninguém pode dirigir um veículo automotor sem esse documento. Imagine se empresta o carro para alguém que não é habilitado? Além de ter o veículo apreendido, ainda poderá responder judicialmente por isso. Vale lembrar ainda que não adianta a pessoa ter apenas uma habilitação, ela precisa estar válida, pois, se o documento estiver vencido há mais de 30 dias, é a mesma coisa que não ter.

A pessoa que vai pegar o carro emprestado deve ser prudente ao volante para não cometer infrações de trânsito, afinal, depois as multas virão para você. Aliás, vale a pena você ainda falar pra ela ficar atenta a algumas multas estranhas que também podem chegar em sua casa depois. Mas, o principal é que ela dirija corretamente para não se envolver em acidentes porque não será somente o carro danificado, mas podem ter pessoas feridas nesse caso.

É importante ressaltar que, se a pessoa cometer alguma infração ou algum ato em desacordo com a lei, o proprietário do veículo pode ser responsabilizado, por consentir o uso de veículo. Por isso, só empreste o carro para quem realmente confia e para pequenas distâncias. Para viagens ou períodos longos, sugira ao amigo que alugue um veículo, pois melhor não emprestar o carro do que depois perder uma amizade.

E como fica o seguro auto no caso de emprestar o carro?

Quem tem seguro automotivo deve lembrar que há uma apólice na qual estão discriminadas todas as coberturas do veículo. Ao preencher o questionário para aderir ao seguro, é necessário informar quem dirige o veículo e, nesse caso, o amigo para quem emprestou o carro pode não estar incluso.

Se acontecer algum sinistro enquanto a pessoa estiver dirigindo, é preciso verificar as condições para somente assim saber se o seguro cobrirá. Normalmente, na apólice está discriminada a cobertura para sinistro que envolvam outros condutores, desde que isso não seja regular. Isso quer dizer que, se seu amigo pega o carro uma vez ou outra, o seguro cobre, porém se ele usa o carro, por exemplo, toda quarta-feira à noite, isso já é uma regularidade e, se ele não foi informado no questionário, a seguradora pode se recusar a pagar.

Outro ponto de atenção é que, além de verificar quem era o motorista, a seguradora também vai exigir os documentos dele, por isso, mais uma vez se lembre da importância da habilitação válida. O estado do condutor também será verificado. Caso ele tenha consumido álcool ou outros entorpecentes, o seguro também será negado.

Então, se quer evitar dores de cabeça ao emprestar seu carro, previna-se e fique atento a todos esses pontos.

Você já ficava atento a isso antes de emprestar o carro ou já teve alguma situação chata por ter emprestado o veículo? Compartilhe para ajudar mais pessoas que querem emprestar o carro para alguém.

Leia mais artigos sobre:

Comentários

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário