Seta Balao

Simule o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Aplicativos tornam o seguro auto mais barato

O seguro auto mais barato pode ser conseguido por meio de aplicativos que monitoram os motoristas.

Quem vai contratar um seguro auto tem o hábito de fazer uma pesquisa para encontrar um que tenha o preço mais acessível e ofereça as coberturas necessárias, porém, não sabe que os aplicativos tornam o seguro auto mais barato.

O uso da internet possibilita os valores mais acessíveis para o seguro, tanto que já existem seguradoras online que oferecem um preço bastante competitivo.

Por conta disso, cada vez mais surgem aplicativos e sites que permitem aos consumidores personalizarem o seu seguro e montarem com as coberturas que desejam.

Um exemplo de seguradora online que permite essa flexibilidade é a Youse, sendo ela a primeira seguradora 100% online do país.

Com isso, permitiu um modelo de negócio menos burocrático e mais dinâmico

Outra questão em relação a reduzir o preço do seguro é o hábito de utilização e histórico de direção e esse não precisa ser verificado apenas no questionário de perfil.

Aplicativos tornam o seguro auto mais barato

Imagem: Getty

Apps espiões para ter um seguro auto mais barato

A telemetria permite conseguir um seguro auto mais barato entendendo como o motorista dirige.

Os aplicativos espiões conseguem avaliar como uma pessoa está dirigindo, por exemplo, saber se faz frenagens bruscas, velocidade e até mesmo se o telefone é utilizado ao volante.

Na verdade, não se trata de um aplicativo que é instalado de forma clandestina no smartphone, pelo contrário, muitas vezes, os motoristas os instalam intencionalmente.

Ele funciona em conjunto com o GPS que permite uma geolocalização precisa.

A vantagem de contar com aplicativos que utilizam a telemetria é que eles enviam informações sobre os hábitos de direção à seguradora e quanto maior a pontuação por dirigir adequadamente, maior será o desconto na hora de renovar o seguro.

No Brasil, a primeira seguradora a adotar essa tecnologia foi a SulAmérica e o segurado tem a opção de instalar o aplicativo se quiser.

Ele avalia diferentes índices de informações ao volante e gera uma média numérica.

Essa é que garantirá os descontos e condições na renovação da apólice.

A SulAmérica informa que quem já utiliza a telemetria de seu aplicativo pode garantir uma redução de R$ 800,00 na franquia, R$ 400,00 no seguro ou carro reserva por um maior período.

Descontos com o uso do aplicativo

Os aplicativos que usam a telemetria não tem a intenção de apenas monitorar a forma como os motoristas dirigem, mas os tornar mais prudentes ao volante.

Quando as pessoas sabem que estão sendo monitoradas e que isso pode se converter em mais dinheiro no bolso, respeitam mais as leis de trânsito.

E isso se torna um desconto no seguro.

As seguradoras sabem que quanto mais prudência, menos acidentes e assim menos sinistros elas têm de pagar, por isso estão “premiando” quem se destaca dirigindo bem.

O percentual de desconto pode variar de uma seguradora para outra, podendo, em alguns casos, chegar a até 50%.

Entretanto, os motoristas que conseguem chegar ao patamar máximo são muito poucos.

Em média eles usufruem de uma redução de cerca de 10% no valor do seguro.

Existem também algumas regras para que seja concedido algum descontos, algumas seguradoras exigem uma quilometragem mínima dirigindo o veículo para que possa fazer a análise.

Se estiver abaixo dessa meta, pode até ter um boa pontuação, mas, isso não garante que terá o benefício.

Outras maneiras de deixar o seguro mais barato

Além dos aplicativos que tornam o seguro auto mais barato, seja para contratar ou avaliar a condução dos motoristas, existem outras maneiras de garantir um valor menor.

  • Opte por modelos de carros menos roubados;
  • Sempre estacione o carro na garagem;
  • Invista em equipamentos de segurança como rastreadores;
  • Utilize a classe de bônus;
  • Escolha a franquia que melhor combina com seu perfil;
  • Negocie com o corretor;
  • Contrate apenas as coberturas que precisa.

Apesar da possibilidade de contratar o seguro totalmente online e personalizado e utilizar a telemetria ainda serem uma novidade, a tendência é que nos próximos anos os aplicativos tornarão o seguro auto mais barato.

Leia mais artigos sobre:
Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *