Seta Balao

Simule o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

O que avaliar na hora de escolher a cobertura do Seguro Auto?

Está confuso sobre o que avaliar na hora de escolher a cobertura do Seguro Auto? Fique tranquilo, pois, neste artigo mostraremos os itens mais importantes que devem ser considerados no momento da contratação desse serviço.

Contar com um seguro auto atualmente é fundamental para ter mais qualidade de vida e garantir a segurança do seu veículo. No entanto, quando é chegado o momento de contratar esse serviço, muitas pessoas se perdem.

É comum ficar confuso no momento de definir a cobertura de um seguro auto, exatamente por esse motivo, preparamos este artigo com os principais itens que você deve avaliar na hora de escolher a cobertura do Seguro Auto. Acompanhe e veja quais são eles.

https://www.seguroauto.org/wp-content/uploads/2018/12/o-que-avaliar-na-hora-de-escolher-a-cobertura-do-seguro-auto.jpg

Imagem: Getty

Por que contratar um seguro auto é importante?

O seguro auto oferece cobertura contra uma série de acidentes envolvendo seu veículo, desde colisões, como acidentes envolvendo quedas de árvores, enchentes e incêndios.

Além disso, ele te protege de situações como roubo ou furto do veículo, ou de peças e acessórios, e quebra de vidros.

Também é possível contar com serviços como indenização de danos a terceiros, esse tipo de cobertura atende situações em que o segurado promove danos a terceiros, sejam danos materiais, corporais ou morais.

Para contratar um seguro auto é preciso pagar o preço da apólice e arcar com o custo da franquia em determinadas situações, no entanto, esses custos somados, sempre saem mais baratos do que arcar com os mesmos possíveis danos de maneira particular.

Pense bem, é muito melhor arcar com o custo da apólice e receber uma indenização integral, caso seu veículo seja roubado, do que não contratar esse tipo de serviço e ficar no prejuízo.

O que é preciso avaliar na hora de escolher a cobertura do seguro auto?

Existem diversos tipos de coberturas do seguro auto, no entanto, quando se decide contratar esse tipo de serviço, é preciso se atentar a outras coisas além da cobertura.

Veja a seguir quais são os itens mais importantes a serem avaliados na hora de escolher a cobertura de seguro auto:

  1. Avalie suas necessidades

A primeira coisa a ser avaliada são as suas reais necessidades. Entenda, contar com um seguro auto é fundamental, no entanto, dependendo da sua rotina de uso do veículo algumas opções de cobertura pode ser ou não ser necessárias.

Por isso, o mais indicado é que, antes mesmo de você começar a pesquisar os tipos de coberturas e empresas de seguro disponíveis, você conheça as suas necessidades.

E, para isso basta que você tire uns minutos do seu dia e analise com atenção os seus hábitos em relação ao veículo.

Você usa muito o carro, ou dirige menos? Um carro que possui mais uso, deve contar com uma maior proteção, mas se você não o usa com tanta frequência, pode contar com uma cobertura mais simples.

A mesma lógica se aplica a perguntas como: Costuma estacionar na rua ou deixar em estacionamentos? Quantas vezes por ano você viaja? Mais alguém dirige seu carro? Essas são perguntas importantes que ajudarão você a definir o melhor tipo de cobertura para o seu caso.

  1. Avalie as seguradoras disponíveis

Agora que você sabe exatamente quais são as suas necessidades em relação à contratação da cobertura do seguro auto, será mais simples escolher uma seguradora mais adequada ao seu perfil.

Faça o máximo possível de cotações, quanto mais empresas estiverem dentro da pesquisa, maiores serão suas chances de fazer um bom negócio.

Avalie as condições de pagamento, preços, coberturas, serviços adicionais, benefícios e todas as condições de contratação.

É importante também que você analise a reputação da empresa, essa pesquisa pode ser feita no site do Reclame Aqui, onde os usuários de diferentes empresas avaliam o atendimento, os serviços e mais alguns itens.

Além da pesquisa de reputação, é interessante que você verifique se as seguradoras selecionadas estão devidamente registradas junto a SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, órgão responsável por regulamentar o setor de seguros privados no Brasil.

  1. Avalie a franquia

Muitas pessoas se preocupam demais com o valor do prêmio da apólice e se esquecem de avaliar o preço da franquia, que é tão ou mais importante que o valor da contratação do serviço.

Afinal, a franquia é o valor que deve ser pago a seguradora quando um sinistro acontecer e você precisar utilizar o seguro. Vale se atentar neste caso que, quanto maior for o valo da apólice, menor será o valor da sua franquia, e vice-versa.

Portanto, na hora de definir o valor da sua franquia, considere coisas como a frequência com que seu carro precisa de reparos, ou costuma te deixar na mão. Assim como as suas chances de se envolver em um acidente de trânsito ou ter um problema mais sério.

  1. Avalie os descontos e benefícios oferecidos

Você possui um equipamento de rastreamento no seu carro, ou outros itens antifurto, que podem garantir uma maior segurança?

Então fique atento a esses detalhes, a maioria das seguradoras oferece bons descontos para carros que contam com esse tipo de equipamento.

Além disso, pessoas que possuem uma boa conduta no trânsito, poucas multas e costumam sempre estacionar em estacionamentos seguros, podem contar com mais benefícios na hora da contratação do seguro auto.

Outro ponto importante a ser avaliado são os benefícios relacionados a serviços oferecidos pela seguradora. Todas elas oferecem uma cobertura chamada ‘Assistência 24 horas’, que disponibiliza serviços como guincho, chaveiro, assistência mecânica e mais uma série de coisas.

Analise com atenção o que cada empresa oferece dentro dessa cobertura e se ela será gratuita ou não dentro do escolhido por você.

Conte com a ajuda de um corretor

Estando atento a esses quatro pontos mostrados acima, você certamente será capaz de fazer um bom negócio. Mas se você ainda tem dúvidas sobre como proceder com a contratação e como escolher a cobertura do seguro auto, o mais indicado é que você procure a ajuda de um corretor de seguros.

Fazendo isso, além de poupar tempo e trabalho, você terá mais certeza de estar fazendo a escolha certa. No entanto, procure um profissional de confiança e que esteja devidamente cadastrado na SUSEP.

Leia mais artigos sobre:
Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV e atualmente cursa Gestão de Seguros. É apaixonada pelo que faz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *