Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Como o bônus fica quando a categoria de seguro auto é alterada?

Veja neste artigo como fica a classe de bônus quando há uma alteração na categoria de tarifa do seguro auto. E, como a categoria tarifária funciona.

As regras seguidas pelas seguradoras sofrem constantes mudanças, no mês de julho deste ano (2018), mais uma alteração aconteceu. Desta vez em relação à perda da classe de bônus do seguro, quando acontece uma mudança tarifária no mesmo.

Neste artigo, além de explicarmos melhor como essa mudança funciona explicaremos o que é a categoria tarifária e, porque ela impacta nos bônus do seguro auto, acompanhe.

Como o bônus fica quando a categoria de seguro auto é alterada?

Entenda o que a categoria de tarifa / tarifária

A categoria de tarifa do seguro auto é a classe onde o veículo ou sua utilização, se encaixa. Por exemplo, os carros de passeio estão dentro de uma categoria de tarifa, as motos em outra e, os táxis em outra.

As coberturas do seguro auto também possuem categorias tarifárias diferentes. Ou seja, uma cobertura compreensiva faz parte de uma determinada categoria, enquanto uma cobertura mais simples, apenas para furto ou roubo faz parte de outra.

A categoria de tarifa é fundamental na determinação do preço do seguro auto, além de todas as outras informações que interferem no valor do seguro, como perfil do motorista e modelo do veículo, por exemplo.

Cada uma dessas categorias, conta com uma tarifa diferente e, consequentemente um preço diferente. As categorias de tarifa não influenciam apenas nos preços, elas também influenciam em cláusulas, coberturas e questões contratuais. Por exemplo, carros de passeio não podem contratar a cobertura de lucros cessantes, esta é uma cobertura disponível apenas para carros de uso comercial como táxis.

Como funciona a classe de bônus quando a categoria é alterada?

Por ser tão fundamental na precificação do seguro auto, a categoria de tarifa também influência na classe de bônus do segurado, por isso, quando ela é alterada, os bônus também mudam.

E, é justamente essa mudança que sofreu uma alteração nas regras este ano. Antes, quando acontecia uma mudança na categoria de tarifa do seguro auto, o segurado perdia dois pontos na classe de bônus. Agora, com a mudança ele passa a perder apenas um ponto de classe.

Exemplo: Joaquim tinha um carro de passeio e uma classe de bônus de 8 pontos. Ele resolve então vender seu carro e comprar uma moto, isso fará com que a categoria tarifária de Joaquim mude e consequentemente ele perderá pontos em sua classe de bônus. Antes da mudança nas regras, Joaquim perderia dois pontos em sua classe de bônus, indo de 8 para 6 pontos. Agora, com a nova regra ele perde apenas um, ou seja, ele passará de 8 pontos para 7.

Onde encontrar essas informações na apólice?

Essa informação sobre a alteração na classe de bônus, quando há uma mudança na categoria do seguro deve constar na apólice na parte CGS – Condições Gerais da Seguradora.

Na imagem abaixo você pode ver um exemplo dessa informação, separamos a parte das condições gerais de uma apólice da seguradora Tókio Marine. No primeiro quadro um contrato antes da mudança promovida em julho, no segundo um depois da mudança, veja a seguir:

Como o bônus fica quando a categoria de seguro auto é alterada?

Imagem: muquiranaseguros

O que são as classes de bônus?

Se você não sabe muito bem o que são as classes de bônus e para que elas servem, acompanhe e descubra.

A classe de bônus é um desconto promovido ao segurado, pelas seguradoras, sempre que eles não registram nenhum sinistro durante a vigência de sua apólice. Essa bonificação é cumulativa, ou seja, a cada ano sem um sinistro registrado, o segurado ganha um ponto em seus bônus, e, a cada sinistro registrado, ele perde um ponto.

Em cada seguradora funciona de um jeito diferente, mas geralmente, cada classe de bônus promove um desconto de 5% no valor final da apólice na renovação do seguro. Não podemos deixar de dizer que, essa classe de bônus é do segurado, ou seja, se este resolver mudar de seguradora e poderá perder seus pontos.

Resumindo, a classe de bônus é ligada ao segurado e não ao veículo ou o seguro, ela é cumulativa quando não existem sinistros registrados e, com a nova alteração nas regras, agora o segurado perde apenas um ponto quando a categoria tarifária do seguro é alterada. Esperamos que esse conteúdo tenha ficado claro, no entanto, se ainda houver alguma dúvida, nos colocamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *