Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Quando perco o bônus do seguro?

Compartilhe nas redes sociais:

Quer entender melhor como o bônus do seguro funciona e quando ele pode aumentar ou ser perdido? Então acompanhe esse artigo e entenda melhor o assunto.

O bônus do seguro auto é uma pontuação que o segurado possui e que pode se converter em descontos na hora de renovar o seguro. Esta pontuação pode ser aumentada ou reduzida de acordo com o comportamento do segurado.

Todas as empresas que trabalham com esse tipo de serviço e são autorizadas pela SUSEP dispõem desse benefício e funciona da seguinte forma: ao contratar um seguro você começa a juntar pontos para o bônus. Quanto mais tempo tiver o seguro e menos sinistros ocorrerem, maior será a pontuação.

Essa pontuação pode variar, indo de 0 a 10, podendo aumentar ou diminuir conforme as ocorrências com o seguro. Quanto mais pontos você tiver, na hora de fazer a renovação do seguro seja na atual empresa ou em outra, maior também será o desconto concedido.

A SUSEP não define regras sobre essa pontuação, então fique atento à apólice.

Quando perco o bônus do seguro?

8 situações em que perco o bônus do seguro

Existem alguns casos em que é possível perder os pontos no bônus do seguro, ou mesmo o bônus total, saiba quais são esses casos a seguir:

  1. Renovar o seguro com um atraso de 2 a 4 meses

Renovar a apólice de seguros, 2 a 4 meses após o seu vencimento, pode fazer com que sua pontuação do bônus diminua. Se a renovação for feita em até 120 dias do término da apólice, perde-se 1 ponto.

  1. Renovar o seguro com um atraso de 4 a 6 meses

Assim como no caso anterior, aqui também acontecerá uma subtração na sua pontuação. Nesse caso, a redução vai ser um pouco maior, de 2 pontos.

  1. Deixar passar mais de 6 meses para a renovação

Se demorar mais de 6 meses para renovar o seguro, as empresas entendem que é como se fosse um novo usuário e, assim, a pontuação anterior é zerada, ou seja, vai ter que começar a somar pontos tudo de novo.

  1. Sinistro com perda parcial

Esse tipo de sinistro indica que precisou acionar a seguradora para realizar um reparo no veículo e, toda vez que isso acontece, perde-se 1 ponto do bônus. Quanto mais sinistros tiver registrado, maior será a perda.

  1. Sinistro com perda total

A perda total é caracterizada quando o reparo do veículo corresponde a 75% ou mais de seu valor, ou em casos de roubo e furto sem recuperação.Em qualquer um desses casos, também se diminuem os pontos que se tem, usando a mesma regra de 1 ponto para cada sinistro.

  1. Reparo de terceiros

Quando provocar acidentes que onde seja necessário acionar o seguro para realizar o reparo do carro de terceiros e o seu seguro possuir essa cobertura contra terceiros, mais 01 ponto em sua classe de bônus será perdido.

  1. Acionar o seguro de passageiros

Quando os passageiros sofrem em algum acidente e o seguro auto é acionado, através de uma cobertura de APP, também será subtraído um ponto no bônus do seguro.

  1. Mudar a categoria do seguro

Essa perda normalmente ocorre quando se muda o seguro para um de menor valor e menor cobertura.

Se possui um seguro auto completo, e decide mudar para um com cobertura básica contra roubo e furto apenas, há uma redução na categoria do seguro e, consequentemente, também na classe do bônus.

Não existe uma regra de quantos pontos serão retirados de sua conta e isso vai variar com as regras de cada seguradora.Mas é lógico que não será por isso que ficará com um seguro que não é adequado ao seu perfil, não é?

E quando não perco o bônus do seguro?

Nem tudo faz com que se perca bônus, em alguns casos, é possível ganhar pontos ou não perder nada. Veja alguns exemplos a seguir:

  • Usar a assistência 24 horas: O serviço de assistência 24 horas é um adicional oferecido pelas seguradoras e, como não envolve sinistro, não consome os pontos do bônus.
  • Renovar o seguro rapidamente: Se você renovar o seguro com até 30 dias de antecedência, ganha-se mais um ponto. Entre 31 e 60 dias, não se ganha, mas também não se perde.
  • Trocar de seguradora: vale ressaltar que os bônus são do segurado e não da seguradora, ou seja, eles são vinculados ao CPF ou CNPJ do cliente. Isso significa que, caso você decida trocar de seguradora, não perderá seus pontos da classe de bônus. Contanto que faça isso dentro do prazo para renovação da sua apólice de acordo com período de vigência.

Saber quando se perde, ganha ou nada acontece com seu bônus no seguro, fica muito mais fácil controlar a sua pontuação e saber qual será seu desconto.Para se ter uma ideia, cada 01 ponto de bônus disponibiliza cerca de 5% de desconto na hora de renovar a apólice.

É importante frisar que a pontuação do bônus do seguro independente do modelo do veículo, ou valor do seguro. Ou seja, não importa se você tem um seguro mais barato ou não, o que importa é que você evite perder seus pontos. Para isso, basta que fique longe dessas 8 situações mostradas aqui.

Considere também outras situações para facilitar não acionar o seguro do seu carro e perder o bônus.Entre elas, veja quais são os carros mais roubados na sua cidade e considere comprar um modelo menos visado.


Compartilhe nas redes sociais:
Leia mais artigos sobre:

26 Comentários

  • Marice says:

    Oi,

    Eu perco bônus quando eu sou vítima, mesmo que quem colidiu no meu carro assuma a culpa, sendo isso comprovado através de boletim de ocorrência?

    Obrigada

    • Sanaira Silveira says:

      Boa noite Marice,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://goo.gl/gc1bj1 para que um corretor parceiro entre em contato com você e tire suas dúvidas.

      Atenciosamente.

  • Reginaldo Martins says:

    Oi, se usar o guincho e táxi para os passageiros eu perco os bônus?

    Att.

  • Isabele says:

    Bom dia!

    Tinha o seguro do meu carro com a Azul há mais de dois anos, no dia 02-01-18 tive meu carro tomado de assalto, acionei o seguro, mandei todos os documentos e depois de um tempo apagaram o valor do veículo, até aí, ótimo. Só que comprei outro veículo e fui fazer o seguro com a Azul e a empresa negou, liguei e perguntei o motivo. A resposta foi porque já tinha acontecido um sinistro comigo, no caso com meu nome. Eu e as outras pessoas não tem culpa se aconteceu. Iria fazer na Azul por ter gostado da seguradora e por conta dos bõnus. Cotei em outras seguradoras e o valor fica alto. Gostaria de saber se é comum e as regras das seguradoras se acontecer sinistro com aquele cliente, não pode fazer seguro com a mesma seguradora?

    Obrigada.

  • Leonardo Dias says:

    Bom dia!

    Parabéns pela página.
    Tenho uma dúvida e gostaria, se possível, de um esclarecimento:
    Tenho um carro segurado, com bónus 10, e estou aguardando o carro novo ser faturado. Como preciso do valor do carro usado para dar de entrada no carro novo, estou querendo vendê-lo, mas manter o seguro até o faturamento do novo carro.
    Isso é possível, manter o seguro sem ter o carro, propriamente dito?
    Lembrando que esse faturamento pode levar de 30 à 60 dias.

    Desde já, agradeço pela atenção.

  • Mario Pahim says:

    Bom dia,

    Depois do sinistro autorizado e o carro entregue, a apólice continua valendo?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Mario,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para seu tipo de dúvida, entre em contato com seu corretor para que possa ajuda-lo.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://goo.gl/gc1bj1 para que um corretor parceiro entre em contato com você e tire suas dúvidas.

      Atenciosamente

    • Karen says:

      Bom dia,
      Se for sinistro de perda parcial, aquele no qual você paga franquia, sua apólice continua vigente normalmente. Caso tenha tido um sinistro de perda total é necessário contratar uma nova apólice.

      Atenciosamente.

  • Maykon says:

    Boa tarde a todos,

    Eu assumi o acidente e acionei o seguro só para terceiro, no dia seguinte após verificar local do ocorrido com mais calma, percebi que eu não fui culpado.
    Eu posso fazer o cancelamento do acionamento do seguro?

    Grato!

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Maykon,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://goo.gl/gc1bj1 para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Edison says:

    Oi,

    Tive meu veículo roubado, já tinha quitado o valor total, recebi da seguradora, comprei outro veículo e eles me cobraram tudo de novo e até mais caro. É por lei isso?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Edison,

      Por favor, procure um profissional especializado para que possa ajuda-lo.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://goo.gl/gc1bj1 para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Sonia Maria Aparecida de Almeida Lorencini says:

    Boa tarde, eu tenho uma dúvida, se chamar para bateria arriada perde pontos?

    Grata

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Sonia,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para seu tipo de pergunta, somente um corretor para ajuda-la.
      Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário em nossa página clicando no link https://goo.gl/gc1bj1 e receba todas as informações necessárias para a concretização de sua proposta.

      Atenciosamente.

    • Milene says:

      Boa tarde Sonia,
      Para serviços de assistência tais como: pane seca, troca de pneu, bateria arriada e outros, não perde-se o bônus. Só em caso de sinistros.

  • Mauro Morales says:

    Oi,

    Tenho 62 anos, uso carro para lazer, carro de garagem, no entanto meu seguro não baixa com o passar do tempo. Minha corretora ofereceu duas opções de seguro este ano, sendo que a mais barata retira o desconto de bom motorista, que será concedido se eu tiver conta bancária na instituição (seguro com venda casada). Qual o caminho a seguir?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Mauro,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para este tipo de informação, somente um corretor para ajuda-lo.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://goo.gl/gc1bj1 para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Augusto Azevedo says:

    Bom dia,

    Tenho um seguro bônus 10 que vence em março de 2018.
    Pretendo vender o carro segurado agora e comprar outro três meses depois.
    É possível manter a minha classe de bônus quando eu comprar o novo carro, considerando que terei que cancelar o seguro do carro que for vendido?

    Obrigado!

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Augusto,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Caso você tenha interesse em fazer uma renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://goo.gl/gc1bj1 para que um corretor entre em contato com você e tire suas dúvidas.

      Atenciosamente.

  • Patricia says:

    Olá, minha classe de bônus era 10. Porém tive que acionar o seguro e paguei a franquia. Perco 100% da minha classe de bônus na próxima renovação do seguro?

    Obrigada

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Patrícia,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário em nossa página clicando no link https://goo.gl/gc1bj1 para que um corretor entre em contato com você para tirar suas dúvidas.

      Atenciosamente

    • Karen says:

      Bom dia,
      Neste caso você não perde 10%, na sua renovação irá cair uma classe de bônus.

      Atenciosamente.

    • Milene says:

      Olá Patricia,
      Perde apenas uma classe de bônus. No seu caso, na próxima renovação será 9 a classe de bônus.

  • Mateus says:

    Boa tarde,

    Primeiramente, parabéns pela matéria, muito esclarecedora.
    Eu tenho uma dúvida: o meu atual carro não está em meu nome, nem a apólice do meu seguro. No entanto, eu consto como o único condutor, sendo que possuo o bônus máximo.
    Caso eu troque de veículo, colocando o novo carro em meu nome, eu perco esse bônus só porque não constava como o titular da antiga apólice, mas apenas como condutor principal?

    Obrigado

  • Gelson Manzoni says:

    Oi,

    Tenho um seguro auto que vence em novembro/2017, se eu cancelar o seguro agora, posso contratar em outra seguradora e manter os meus pontos?

    Obrigado.

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Gelson,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Entre em contato com seu corretor para que possa ajuda-lo.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página para que um corretor entre em contato com você.

      Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *