Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Entenda como funciona a cobertura de teto solar no seguro de automóvel!

Quer contratar um seguro, mas não sabe se ele tem cobertura de teto solar? Então, este texto é para você! Nele, explicamos como garantir a proteção para este acessório do seu veículo. Acompanhe!

A cobertura de teto solar no seguro auto é algo simples, mas que merece atenção. Afinal, nem sempre as seguradoras oferecem a alternativa de forma automática.

Na hora de contratar a proteção, o usuário precisa negociar com a empresa e avaliar a opção mais vantajosa ao seu carro.

São vários os modelos no mercado com teto solar. Como o Volkswagen Golf Comfortline e o Peugeot 3008. Já a instalação pelo usuário pode ter custo a partir de R$ 1.500.

Antes de comprar um auto assim, ou de fazer a instalação da opção, vale considerar a contratação do seguro. Assim, você terá maior facilidade em definir os custos associados.

Entenda como funciona a cobertura de teto solar no seguro de automóvel!

Teto solar de fábrica versus teto acessório

Um seguro de carro tem como cobertura básica a proteção contra colisões, furtos e roubos, incêndio e queda de raios.

Outros cuidados com o veículo precisam ser contratados a parte, como um adicional. Isso inclui, por exemplo, o uso da assistência 24 horas e a proteção de acessórios, como a cobertura de teto solar.

Nem sempre, porém, o teto solar é considerado um acessório. Isso só acontece quando ele não vem instalado de fábrica.

Portanto, um carro que, originalmente, possui um teto deste tipo, pode contar apenas com a cobertura básica.

Por outro lado, se o item for instalado pelo consumidor, ele contará como um acessório. Por isso, a proteção contra seus danos, de qualquer tipo, deverá ser contratada em uma cobertura adicional.

Quando o teto é um acessório, é importante especificá-lo bem para a seguradora. Muitas vezes, os consumidores acham que uma simples cobertura para os vidros protegerá o item.

Porém, a maioria das seguradoras não incluem esse teto na cobertura para vidros. Assim, mesmo que você possua a proteção para as janelas, pode ser que o teto não tenha seu prejuízo coberto em caso de sinistro.

Também não são todas as seguradoras que oferecem esse cuidado. Por isso, vale a pena começar as suas cotações avaliando este aspecto.

Deste modo, as empresas que não garantirem a cobertura poderão logo ser eliminadas da sua lista.

Apesar do que citamos, as regras sobre o assunto também podem variar de seguradora para seguradora.

Assim, é fundamental avaliar, com cuidado, as cláusulas da apólice do seguro. Apenas deste modo você terá a certeza de estar coberto como deseja.

Indenização da cobertura de teto solar no seguro auto

Uma cobertura para teto solar garante o reparo de trinca, quebra e pane do item. Também chamado de teto panorâmico, esse acessório é uma ótima opção para aumentar a luz e a ventilação dentro do carro.

Apesar do que os filmes mostram, porém, os ocupantes do veículo não devem ficar com o corpo para fora do teto.

Essa é uma prática perigosa, além de ser uma infração de trânsito que rende multa e perda de pontos na carteira do motorista.

Quando danos ocorrem apenas no teto, o consumidor recebe indenização proporcional ao acessório. O valor aparece na apólice do seguro, e terá como objetivo o conserto ou a troca do equipamento.

Uma cobertura para esse tipo de acessório também possui franquia proporcional. A franquia é o valor de responsabilidade do consumidor na hora de um reparo no veículo.

Ele pode ser fixo ou percentual, é definido em contrato e deve ser pago à oficina.

Já a cobertura total do veículo vai respeitar a Tabela FIPE. Para garantir valores mais altos na cobertura do equipamento, que costuma ser caro, o usuário pode escolher uma indenização de mais de 100% da tabela Fipe.

Este valor ficará definido na apólice, e pode garantir um “extra” ao consumidor.

Viu só como funciona a cobertura de teto no seguro auto? Na hora de definir a proteção e o percentual de indenização, vale a pena contar com o auxílio de um bom corretor de seguros.

O especialista terá facilidade em indicar o melhor plano de seguro para o seu veículo.

Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *