Seta Balao

Cote o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Quando compensa contratar as coberturas adicionais do seguro auto?

As coberturas adicionais do seguro auto podem oferecer proteção extra ao veículo, mas possuem um custo. Saiba quais são elas e se vale a pena contratar.

Ao pedir uma cotação de seguro auto e receber a proposta, se analisar as informações podem surgir algumas dúvidas. Quem não conhece muito bem o serviço pode se deparar com as coberturas adicionais e ficar sem saber o que elas são.

Isso acontece porque muita gente não sabe sobre a possibilidade de contratar diferentes coberturas. Além disso, para que se possa personalizar o serviço, algumas coisas entram como opcionais.

Aprenda sobre as coberturas adicionais e descubra se vale a pena optar por elas.

Quando compensa contratar as coberturas adicionais do seguro auto?

Imagem: Getty Images

O que são as coberturas adicionais?

Quando se contrata um seguro auto, as seguradoras disponibilizam um pacote de coberturas básicas. Essas podem incluir roubo e furto ou ser um pouco mais completo. No segundo caso inclui roubo, furto, incêndio e colisão com perda total ou parcial.

As coberturas adicionais servem como uma espécie de opcional. Elas são disponibilizadas pelas empresas de seguro e a pessoa decide qual delas quer ter ou não.

Elas podem ser vendidas de forma individual ou por pacote. Vale ressaltar que cada vez que inclui uma cobertura adicional no seguro ele sofre aumento de valores.

É importante diferenciar as coberturas adicionais dos serviços de assistência. As coberturas visam proteger alguma parte do veículo caso venha a sofrer danos.

A assistência auxilia o segurado, por exemplo, quando fica sem gasolina, pneu fura, etc., o serviço de guincho ou socorro pode ser enviado para essas situações.

Quais são as coberturas adicionais do seguro auto?

Existe uma série de coberturas adicionais que podem ser colocadas no seguro auto. Listamos algumas para que possa conhecer.

Responsabilidade Civil (RCV)

Essa é uma cobertura que deve ser contratada por quem está preocupado com danos que possa causar a terceiros e não está disposto a arcar com os custos do próprio bolso.

Ela pode incluir danos materiais, corporais e morais. Por exemplo, se estava dirigindo e acabou batendo em outro carro, terá de pagar o conserto do seu e do outro.

Tendo essa proteção a seguradora arca com os custos para reparar o outro veículo dentro do limite de valores contratado.

Acessórios e itens adicionais

O seguro protege basicamente a carcaça do veículo, então essa cobertura protege o restante.

Ela pode ser usada, por exemplo, para o kit gás, equipamentos de multimídia, som, rodas modificadas, blindagem e outros.

Dependendo da seguradora terá uma proteção específica para cada um dos itens, dessa forma poderá ser indenizado por ele.

Cobertura para carro zero quilômetro

Todos sabemos que um carro ao sair da concessionária desvaloriza, mas ninguém quer perder dinheiro tão cedo.

Nesse caso a proteção é válida por 180 dias ao sair da concessionária. Se alguma coisa acontecer com o automóvel que leve a perda total será indenizado o valor da nota fiscal e não o da Tabela Fipe.

Carro reserva

Se o veículo for roubado ou ficar na oficina por um longo período, o carro reserva ajuda para que não ande a pé.

A seguradora empresta um carro para que possa andar enquanto não está com o seu. O período que esse veículo fica disponível varia conforme o que estiver previsto na apólice, costuma variar de 7 a 30 dias.

Acidente pessoal de passageiros

Essa cobertura é bastante usada por quem trabalha com o carro transportando pessoas. Ela garante uma indenização caso os ocupantes venham a sofrer um acidente no carro.

Nesse caso a indenização serve para cobrir despesas médico-hospitalares, morte ou invalidez.

Quando vale a pena contratar as coberturas adicionais?

É possível perceber que existem diversas coberturas adicionais, mas, não vale a pena sair contratado elas de forma aleatória. Isso porque a adição delas pode elevar muito o preço do seguro, e normalmente se busca economizar.

Isso não significa que elas devem ser dispensadas de cara. Vale a pena apostar em algumas delas conforme as suas necessidades.

Se possuem acessórios de carros no veículo, eles precisam ser protegidos. Se trabalha com veículo e pessoas, precisa garantir uma indenização para elas. Quem não puder ficar sem o carro, precisa ter um reserva.

De todas as coberturas adicionais, talvez a que mais seja procurada é a de danos à responsabilidade civil. Isso porque todo mundo pode sofrer um acidente e ser o causador dele, por maior que seja a prudência ao volante.

Podemos dizer que compensa contratar as coberturas adicionais do seguro auto conforme a sua utilização do carro e de acordo com que ele tem. Antes de descartar as possibilidades, faça uma avaliação do que é um bom custo-benefício e faça o investimento.

Leia mais artigos sobre:
Foto de Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *