Seta Balao

Cote o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Entenda a diferença entre prêmio e franquia no seguro auto

Você está pesquisando, ou em processo de contratação de um seguro e não entende muito bem a diferença entre prêmio e franquia no seguro auto? Então, acompanhe este artigo e veja mais sobre o assunto.

Contar com um seguro auto vem se tornando cada vez mais importante, especialmente diante de todas as situações que estamos vivendo. No entanto, contratar esse tipo de serviço nem sempre é uma tarefa fácil.

Além de inúmeras pesquisas e cotações, para a análise de preços, serviços e coberturas oferecidas, é importante conhecer bem os principais termos utilizados no mundo dos seguros de carro.

Isso ajuda muito a entender melhor todas as condições impostas na contratação do serviço, além de compreender seus direitos e os valores aplicados nela.

Para te ajudar nessa tarefa, preparamos este artigo, explicando melhor a diferença entre prêmio e franquia do seguro auto.

Entenda a diferença entre prêmio e franquia no seguro auto

Imagem: Getty Images

Veja a diferença entre prêmio e franquia no seguro auto

Para que você possa entender de maneira definitiva a diferença entre prêmio e franquia no seguro auto, é importante entender o que cada um desses termos significa. Portanto, fique com uma explicação resumida de cada um dos termos mencionados:

Prêmio: o prêmio é o valor pago pela contratação do serviço de proteção, ou seja, ele é o preço do seguro auto, pago no momento da contratação do seguro auto, para garantir todos os benefícios e coberturas negociadas.

Franquia: já a franquia é uma taxa obrigatória que deve ser paga pelo segurado para a utilização de determinadas coberturas. É importante dizer que nem todas as coberturas possuem uma franquia, assim como o valor da franquia não é fixo para todas as coberturas incluídas em uma mesma contratação.

Sendo assim, a diferença entre prêmio e franquia no seguro auto consiste no fato do primeiro ser o valor cobrado pela contratação do serviço, e o segundo ser o valor cobrado pelo uso das coberturas.

Como o valor do prêmio é calculado?

O valor do prêmio é calculado com base em informações referentes ao veículo como data de fabricação, quilometragem, condições de conservação do veículo e acessórios instalados.

Além disso, informações referentes ao condutor principal como idade, gênero, estado civil, hábitos de uso do veículo como estacionar na rua, ou em estacionamentos fechados, frequência de uso do veículo e locais por onde circula, entre outras, também influenciam no cálculo do valor do prêmio.

As margens de cálculo do prêmio, assim como as coberturas, serviços adicionais e benefícios, podem variar de uma seguradora para outra, por isso, é importante pesquisar bastante antes de fechar um seguro auto.

Como funciona a franquia?

Assim como o cálculo do valor do prêmio pode variar de uma empresa para outra, o valor das franquias praticadas em uma apólice também pode.

Portanto, este é um quesito importante a ser considerado durante sua pesquisa. Até porque, a definição do tipo de franquia influencia no valor final do prêmio do seguro auto.

Sempre que um sinistro (acidente, ou problema), de perda parcial, acontece com um veículo segurado, uma parte do custo do reparo dele deve ser pago pela seguradora, e a outra parte deve ser por conta do segurado.

Essa parte de responsabilidade do segurado é chamada de franquia e, apesar de ser um pagamento obrigatório, o tipo da franquia pode ser escolhido pelo segurado no momento da contratação do serviço.

No geral, estão disponíveis para a escolha do segurado três, dos quatro tipos de franquia existentes, que são:

1.   Franquia normal

A mais comum nas contratações de seguro auto, garante o pagamento de um valor mediano sempre que um sinistro de perda parcial acontece e o seguro auto é acionado.

Ou seja, esse tipo de franquia divide a responsabilidade entre segurado e seguradora em 50%. Deixando consequentemente o valor do prêmio do seguro mais equilibrado.

2.   Franquia majorada

Já a franquia majorada, também conhecida como franquia facultativa, costuma possuir um valor maior que a franquia normal. Fazendo com que o segurado pague mais que a seguradora por um reparo caso o seguro seja acionado.

Esse tipo de franquia costuma deixar o valor do prêmio do seguro auto mais baixo, visto que ele garante que o segurado se responsabilizará pela maior parte do pagamento dos reparos em caso de sinistro.

3.   Franquia reduzida

Franquia reduzida pode ter de 25% a 50% de desconto em comparação com a franquia normal. Ou seja, ela permite que o segurado pague um valor bem mais baixo que a seguradora caso um sinistro aconteça.

No entanto, esse tipo de franquia costuma deixar o valor do prêmio mais alto. Por isso, é preciso estar atento a esse detalhe na hora de escolhê-la.

4.   Franquia isenta

Além desses três tipos de franquias mencionados, existe ainda a franquia isenta, que é válida apenas em algumas situações, não estando assim disponível para escolha no momento da contratação do seguro auto.

De maneira geral a franquia isenta é válida apenas em casos de perda total, seja por um acidente, coberto pela apólice, ou por roubo, ou furto do veículo, sem a localização dele em um prazo médio de 30 dias.

Agora que você sabe melhor o que é o prêmio, a franquia e quais os seus tipos, será bem mais simples entender a diferença entre prêmio e franquia no seguro auto e contratar o melhor serviço para as suas necessidades.

Leia mais artigos sobre:
Foto de Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *