Seta Balao

Simule o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Como funciona o cancelamento do seguro auto pela seguradora

Você sabia que o cancelamento do seguro auto pela seguradora pode acontecer? Caso desrespeite o seu contrato ou não atenda a alguns quesitos, o usuário pode ficar sem a proteção. Saiba tudo o que você precisa no texto!

O cancelamento do seguro auto pela seguradora é algo que pode ocorrer quando o consumidor não parece um negócio interessante para a empresa.

Ou porque ele sofre constantes sinistros, ou porque desrespeita as regras da proteção.

Nestes casos, a seguradora pode optar por finalizar a apólice, ou então por não renová-la. Não significa, porém, que o cancelamento possa ser feito sem aviso prévio ou de modo arbitrário.

Veja, logo mais, algumas regras que precisam ser seguidas para que isso ocorra.

Como funciona o cancelamento do seguro auto pela seguradora

Imagem: Getty

Quando há o cancelamento do seguro auto pela seguradora?

Como citado, existem algumas situações em que o seguro pode ser cancelado ou não renovado pela empresa de proteção.

Porém, isso deve ser previamente avisado ao consumidor, e com uma justificativa para a atitude. As regras são definidas pela Susep (Superintendência de Seguros Privados).

Acompanhe a seguir os casos em que pode haver o cancelamento do seguro auto pela seguradora.

Falsas declarações

Quando o consumidor vai aderir a um seguro, ele precisa preencher um formulário. As informações solicitadas incluem a avaliação do perfil de utilização do veículo e do seu motorista.

É por meio delas que os riscos de sinistro do carro podem ser avaliados.

Algumas informações podem tornar o seguro mais caro. Como, por exemplo, o fato de que o automóvel fica estacionado o tempo inteiro na rua.

Afinal, isso aumenta as chances de roubo ou furto do veículo, e a consequente necessidade de pagamento da indenização pela seguradora.

O grande problema ocorre quando, para tentar tornar o seguro mais barato, o usuário opta por mentir no formulário. Ou então, por omitir alguns dados, como uma forma de levar vantagem sobre a seguradora.

Quando constatado que essas falsas informações podem, de alguma forma, interferir no seguro, é possível que ele seja interrompido pela seguradora.

Muitas vezes, isso ocorre após um sinistro e, caso haja o cancelamento, o consumidor precisa arcar sozinho com seus prejuízos.

Indenização integral

Quando ocorre o roubo ou furto do veículo e esse não é recuperado, ou então quando há a perda total  do carro, devido a um acidente, a seguradora paga a indenização integral e encerra o seguro.

Neste caso, o seguro não é cancelado, mas sim finalizado. Isso acontece porque não existe mais nenhum veículo a ser segurado, e então não haveria motivo para continuar com o serviço.

O usuário poderá contratar nova proteção para o carro que adquirir com a indenização.

É preciso destacar que uma perda total acontece quando os custos para reparo do carro são maiores do que 75% do seu valor de mercado.

A indenização integral corresponde ao determinado em apólice como o custo total do veículo. Ela é paga após o desconto de parcelas faltantes do seguro, caso elas existam.

Falta de pagamento

Como acontece com qualquer serviço, a falta de pagamento pode levar à suspensão desse e até mesmo ao seu cancelamento. Com o seguro não é diferente.

Se o cliente atrasar o pagamento e o carro sofrer algum sinistro nesse período, ele não estará segurado enquanto não quitar a dívida.

Por isso, caso perceba que não será possível pagar as parcelas em dia, negocie os valores com urgência junto à seguradora.

Quando se trata da primeira parcela do seguro, se o valor não for pago até a sua data de vencimento, o contrato é cancelado automaticamente.

Limite Máximo de Indenização

Imagine que o valor do sinistro do seu veículo ultrapasse o que está previsto como máximo no contrato. Ou então, a soma de todas as indenizações já pagas naquele contrato ultrapassa o limite.

Nesses cenários, a seguradora fará o pagamento da indenização máxima determinada. O restante dos custos será de sua responsabilidade. Em seguida, a apólice do seguro será cancelada.

Cláusulas em contrato

Cada seguradora também pode determinar situações específicas em que o seguro será cancelado. Por isso, é fundamental ter atenção ao contrato e seguir todas as regras ali listadas.

O que fazer em caso de cancelamento?

O seguro de carro não pode ser cancelado “do nada” pela seguradora. Primeiro, o consumidor precisa ser avisado da finalização do contrato, e receber uma justificativa.

Algumas empresas permitem o ajuste do usuário para manutenção da apólice, como a atualização das informações do formulário. Outras, apenas farão o aviso e finalizarão a proteção.

Caso o seguro seja cancelado e a pessoa deseje voltar a manter o carro protegido, ela deverá tomar algumas medidas, de acordo com o que levou ao cancelamento.

No caso da inadimplência, por exemplo, é preciso negociar os valores e manter os pagamentos em dia.

Já quando ocorre roubo e o pagamento de indenização integral, é possível adquirir um novo veículo e colocá-lo no seguro. Nesse caso, será feita uma nova apólice, com novas condições.

Importante dizer que, no cancelamento do seguro pela seguradora, o consumidor deve receber de volta parte do que foi pago pela proteção. O retorno será proporcional ao tempo não utilizado do contrato.

No caso das declarações do formulário de risco, é sempre necessário fornecer apenas dados verdadeiros. Assim, não haverá problemas quanto ao pagamento das indenizações.

Quando mente ou omitem dados, o consumidor comete fraude e pode, até, ser processado pela seguradora.

Se o cancelamento do seguro auto pela seguradora aconteceu com a sua proteção, tenha atenção à nova contratação.

Antes de renovar o seguro com a mesma empresa, faça uma cotação no SeguroAuto.org e veja o que outras seguradoras podem oferecer!

Posso cancelar meu seguro auto?

Caso não esteja mais satisfeito com o seu seguro auto, o consumidor também pode solicitar o cancelamento de sua apólice.

Isso ao fim do contrato, ou ainda durante a sua vigência. O cancelamento também é indicado quando o veículo é vendido.

Para o cancelamento, o segurado precisa entrar em contato com a seguradora. De preferência, por telefone ou e-mail, que são canais mais diretos. Informando o seu desejo, o usuário precisará negociar a sua saída da apólice.

Em caso de problemas, o indivíduo pode procurar o auxílio da Susep, ou mesmo de um advogado.

Para a formalização do pedido, são solicitados alguns documentos. A apólice, então, será cancelada após o prazo estimado na negociação.

No caso do cancelamento por parte do segurado, o consumidor também tem direito a parte dos valores já pagos.

Os montantes aparecerão na “Tabela de Prazo Curto” do contrato, e variarão por empresa e por serviço antes contratado.

Agora você já sabe como funciona o cancelamento do seguro auto pela seguradora e pelo segurado. Lembre-se de sempre ler a sua apólice, e conte com o auxílio da Susep, se necessário.

12 Comentários

  • Cristiane says:

    Boa tarde!

    Meu seguro foi cancelado, pois atrasei a penúltima parcela. Como devo proceder?

    Grato.

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Cristiane,

      Obrigada pela mensagem,
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Aline says:

    Olá,

    Quero cancelar meu seguro auto. Como eu faço?

    Obrigada

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Aline,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Entre em contato com a seguradora responsável para pedir o cancelamento do seguro.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página para que um corretor entre em contato com você.

      Abraço

  • Felipe Paulino says:

    Boa tarde,

    Quero cancelar o seguro de financiamento.
    Como funciona para pegar meu dinheiro de volta, porque o vendedor falou para mim que só daria pra financiar com esse tal seguro, me informei e não funciona bem assim.
    Paguei 1200.

    Aguardo a resposta da empresa, obrigado.

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Felipe,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Entre em contato com a seguradora responsável para que possam ajuda-lo.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

      Abraço.

  • Eduardo André Amaral says:

    Olá,

    Quero o cancelamento do meu seguro, não tenho mais condições de pagar.

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Eduardo,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Para cancelar seu seguro, entre em contato com a seguradora responsável para que possam te ajudar.

      Abraço

  • Luis Filipe Godinho says:

    Bom dia,

    No ano passado, fiz mais uma vez o seguro do meu carro com a PBS. Combinamos via telefone que o pagamento seria em 10 vezes. Nunca recebi a cópia da apólice, pois deve ter sido enviada para um e-mail que foi desativado.
    Acontece que foi-me debitado na conta corrente, duas parcelas como se tivesse feito o seguro em 5 x.
    Entrei em contato com a PBS que me disse que nada poderia ser feito, pois a SulAmérica não poderia alterar para 10 x.
    Como atualmente o meu orçamento não me permite pagar mensalmente o valor de R$353,31 correspondente a cada uma das 5 parcelas, pretendo cancelar o seguro. O que deverei fazer?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Luis,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Entre em contato com seu corretor para que ele possa te ajudar.
      Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário em nossa página e receba todas as informações necessárias para a concretização de sua proposta.

      Abraço

  • Serino Lira da Silva says:

    Olá,

    Gostaria de fazer o cancelamento do carro porque troquei e não estou mas com ele. Se possível me envie algum resultado.

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Serino,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Para cancelar seu seguro auto, entre em contato com a corretora ou seguradora responsável para que possam te ajudar.

      Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *