Seta Balao

Cote o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Como funciona o rastreador portátil para carros

O rastreador portátil para carros possui dimensões pequenas, mas alta capacidade de informar sua localização.

A pandemia fez com que as pessoas repensassem alguns de seus hábitos e serviços contratados. Um dos pontos que teve mudanças foi o carro.

A utilização dele diminuiu no início do surto, mas aos poucos a circulação está voltando ao normal. Entretanto, a preocupação com o carro parece ter aumentado já que cresceu o número de pessoas que buscam por um rastreador durante essa época.

Na hora de contratar o serviço, existe a opção do fixo e do rastreador portátil para carros. Entenda melhor como funciona esse segundo.

Como funciona o rastreador portátil para carros

Imagem: Getty Images

O que é o rastreador portátil para carros?

O rastreador portátil para carros é um equipamento que emite sua localização e permite saber onde ele se encontra.

Por ser portátil se trata de um equipamento bastante pequeno, que cabe na palma da mão. Ele pode ser facilmente transportado e escondido em lugares do carro para que não seja localizado.

O funcionamento ocorre com diferentes tecnologias, conforme o fabricante escolhido. No caso da radiofrequência são utilizadas ondas eletromagnéticas. Existe também a opção de GPS que utiliza satélites e de a de chip que funciona com a ajuda das antenas de celular.

Como funciona o rastreador portátil?

O rastreador possui uma bateria para que possa funcionar. Essa deve ser carregada periodicamente para que o serviço não fique inoperante. A duração da bateria varia conforme o modelo do aparelho, sendo que muitas duram por dias.

Quando em funcionamento, ele precisa ser configurado com a ajuda de um aplicativo ou site. Se optar por uma empresa que forneça o serviço de monitoramento mais o aparelho, ela cuidará dessa parte.

Se for utilizar o equipamento por conta própria, então deverá aprender todas as funções e programar corretamente.

Depois de programado ele deve ser colocado dentro do carro, de preferência em um local que não possa ser visto. Em pleno funcionamento ele enviará um sinal informando a sua localidade e com a ajuda do software também registrará todo o histórico.

Alguns modelos contam com recursos adicionais, como um botão de pânico. Em situações inusitadas é possível acionar o botão e a central de monitoramento ou um número indicado será notificado. Dessa forma ela saberá sua localização e poderá pedir ajuda.

O rastreador pode ser tirado do carro?

Sim. Como se trata de um rastreador portátil para carros, ele pode ser retirado do veículo. Entretanto, ao fazer isso ele perderá sua função de monitorar.

Essa retirada só deve ser feita se houver a necessidade de carregar a bateria em outro local. Além disso, se quiser mudar a posição em que ele está escondido não há problemas. Por exemplo, se estava no porta luvas, poderá ser colocado embaixo do banco.

O rastreador portátil é aceito pelo seguro de carro?

Se existe uma preocupação em diminuir o custo do seguro, o rastreador pode ajudar. Mesmo os modelos portáteis possuem um alto índice de precisão e ajudam na localização do carro em casos de roubo e furto. Isso significa que os riscos para os motoristas são minimizados.

Ao incluir no formulário do seguro que possui um rastreador veicular, poderá conseguir um bom desconto e economizar dinheiro.

Quais as vantagens de contar com um rastreador veicular?

Com o rastreador as chances de recuperar o veículo em casos de roubo são maiores. Isso acontece porque é possível saber onde o carro se encontra e informar as autoridades para que realizem a busca.

Ele também aumenta a segurança do motorista e passageiros em caso de sequestro. Se as pessoas forem levadas junto com o carro as suas posições também serão conhecidas.

O rastreador portátil para carros dispensa a instalação. Ele é um equipamento móvel que apenas precisa ser colocado em algum ponto escondido do carro. Dessa forma é possível economizar tempo e dinheiro que seria gasto na instalação.

Os serviços adicionais também podem ser uma vantagem. Por exemplo, uma cerca eletrônica pode estar disponível e emitir um alerta caso o veículo saia de uma determinada área. O histórico e movimentação ficam registrados, assim empresas conseguem programar melhor suas rotas e motoristas podem pensar em caminhos para economizar combustível.

O rastreador portátil para carro traz uma série de vantagens, possui um funcionamento bastante simples e valor acessível. Para quem busca tranquilidade, ele pode ser a solução ideal.

Leia mais artigos sobre:
Foto de Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *