Seta Balao

Cote o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Como limpar o interior de veículos?

Você sabia que é possível economizar muito dinheiro se aprender como limpar o interior de veículos em casa? Então leia este artigo para saber como fazer.

Você está pesquisando sobre o segredo para limpar interior de veículos e deixá-lo sempre com aquela aparência de novo?

Ou deseja saber se é possível limpar o carro em casa de uma maneira profissional sem precisar de equipamentos avançados?

Quem sabe, andou pesquisando em algum marketplace de imóveis apartamentos à venda em São Paulo e notou que precisará economizar mais para realizar essa compra?

Em qualquer um dos casos, este artigo foi feito para você, porque é possível deixar o interior do seu carro novinho em folha seguindo as instruções que explicamos aqui.

Estou começando a cuidar do carro, o que devo fazer?

Como limpar o interior de veículos?

Imagem: Freepik

A primeira preocupação de quem comprou um carro novo ou o seu primeiro carro é como mantê-lo limpo e cheiroso sem aumentar as suas despesas.

Afinal, esse não é um serviço tão barato. Em localidades, como São Paulo, por exemplo, o preço para limpar o interior do veículo pode chegar a R$ 400,00.

Imagine quanto ficaria manter um carro, se precisasse desembolsar um valor desses mensalmente.

Mas a boa notícia é que se souber como limpar móveis poderá economizar esse dinheiro. Isso porque as técnicas de limpeza são basicamente as mesmas.

Para isso, precisará apenas de alguns materiais e alguns deles certamente você já utiliza em casa. Confira:

  • Limpa-vidros;
  • Limpador multiúso, All Purpose Cleaner (APC);
  • Intense ou Restaurax: renovador de plásticos com proteção UV;
  • Aplicador de microfibra para a aplicação de ceras, selantes, vitrificadores;
  • Escovas para limpar o pelo de cachorro, limpar unhas, de dentes.
  • Pincel de detalhamento e pano de microfibra para limpar vidros;
  • Um aspirador de pó.

Como pode notar, o kit limpeza completa é bem simples e acessível. Agora confira o passo a passo para começar a limpeza.

Como limpar o interior de veículos em casa?

Como limpar o interior de veículos?

Imagem: Pexels

Em primeiro lugar, tire anéis e relógio, porque eles podem arranhar o carro; em seguida, comece aspirando o carpete.

E caso o seu aspirador não seja muito potente, antes de aspirar, varrer utilizando a escova para pelo de animais ou de sapatos, levando a sujeira para um único local. Esse procedimento vai soltar a sujeira e o seu aspirador trabalhará melhor.

Aproveite o aspirador ligado para tirar as sujeirinhas do banco. Capriche nesse passo para sair toda a sujidade mais grossa.

Limpe o carpete e os pedais

Agora, separe as escovas: de sapatos, de limpar unhas, o pano de microfibra, pincel e o limpador multiúso.

Para começar, borrife um pouco de APC no tapete e esfregue com a escova maior. Por último, passe um pano para retirar a sujeira. É como se fosse lavar e enxaguar, entende?

Faça isso em todo o carpete e aproveite para lavar os pedais; o procedimento é basicamente o mesmo, utilize, portanto, a escovinha menor. Para os locais que não conseguir alcançar, use um pincel para deslocar a sujeira.

Limpeza do volante, do difusor de ar e do painel

Utilizando o pincel, o pano de microfibra e o multiúso, comece a limpeza do volante e do painel.

Primeiro use o pincel para limpar o difusor de ar e os botões. Remova as sujeiras dos cantinhos, aqueles que não são possíveis de limpar com o pano.

Em seguida, aplique um pouco do produto de limpeza em um paninho para limpar o painel, o objetivo é tirar a gordura e a sujeira que ficam grudadas neste local.

Aproveite e limpe a costura do volante. Para isso, use uma escova de dentes com um pouquinho de APC, esfregue bem e enxágue com um pano úmido.

Após limpar toda a região de plástico, note que com o multiuso é possível limpar quase tudo no carro.

Como no interior do carro existem muitos cantinhos, o uso de pincel seco para limpar é obrigatório, podendo, inclusive, usar pincel de maquiagem para limpar lugares mais difíceis.

Aplique a proteção

Agora que tudo está limpo e higienizado, aplique o Intense ou Restaurax. Basta colocar uma gotinha no pano de microfibra e passar nas regiões de plástico, isso vai revitalizar e proteger o carro.

Como limpar a soleira

É possível melhorar a aparência da soleira, limpando com APC. Este produto serve para fazer a flotação das partículas e a esfregação com uma escovinha, serve para remover a sujeira, ou seja, essa é a ação mecânica da limpeza.

Em seguida, enxágue com pano úmido e aplique o Restaurax. Esse procedimento não tira os riscos, mas deixa a soleira com um aspecto de carro limpo.

Como limpar os vidros do carro

Para que a limpeza dos vidros fique perfeita, use panos limpos. Assim, com o produto próprio para limpar vidros, passe o pano com o produto em sentido único e utilize um pano seco para o acabamento.

Essas são as dicas para você limpar o interior do seu carro. Viu como é fácil? Se gostou, deixe um comentário abaixo.

Foto de Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Gestão de Seguros, Marketing e tem pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro. Possui mais de 3.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.