Topo

Será que consórcio vale a pena? Faça as contas!

O consórcio parece uma alternativa atraente, mas será que sempre compensa? Entenda quando o consórcio vale a pena!

Já a algum tempo, o setor dos consórcios vem vivenciando um crescimento constante. Segundo dados da ABAC, só no primeiro quadrimestre de 2022, as vendas de novas cotas atingiram a marca de 1,18 milhões, causando um aumento de 15,6% no total de transações.

Diante das taxas de juros, cada vez mais altas, muitos têm encontrado nos planos de consórcios a alternativa ideal para adquirir bens. Mas será que consórcio vale a pena?

O seguroauto.org deseja que você adquira o melhor seguro para o seu carro. Veja como!

Será que consórcio vale a pena? Faça as contas!

Imagem: Getty Images

O que é um consórcio?

O consórcio é uma forma de compra que une pessoas com um objetivo em comum , para criar um fundo que possibilite a aquisição de tais itens (esse objetivo pode ser a compra de uma casa, carro, moto ou outros bens).

Para garantir a adesão do grupo às normas legais, uma administradora de consórcios (empresa fiscalizada e autorizada pelo Banco Central) é encarregada de formar e gerir os grupos e organizar os sorteios das cartas de crédito. Para a administradora, é pago uma taxa administrativa.

Nesse modelo de compra, o valor total do bem desejado é dividido em prestações mensais, durante um período acordado entre a administradora e os participantes. Durante esse período, todos os integrantes do grupo devem realizar o pagamento dessas prestações.

Com o total acumulado pelo valor recolhido dos consorciados, a administradora pode contemplar um ou mais integrantes com a carta de crédito (um documento que permite ao participante a compra do bem consorciado).

Para receber a sua carta de crédito, o participante pode aguardar os sorteios, ou dar lances, onde quem oferecer o maior valor poderá receber mais cedo a carta.

Vantagens X Desvantagens

Muitos relacionam o consórcio a uma forma de investimento, mas não é bem assim. Ao contrário do que acontece nos investimentos, no consórcio o valor pago é maior do que o valor acumulado ao fim do contrato, já que existe a cobrança das taxas administrativas.

Esse fator, apesar de desencorajar quem procura apenas uma forma de acumular um patrimônio, não é o suficiente para tornar o consórcio um mau negócio.

Para avaliar se consórcio vale a pena ou não, vamos considerar alguns pontos.

Vantagens

  • Economia: com o consórcio é possível adquirir algo com o valor elevado, sem precisar encarar juros extremos.
  • Parcelas mais acessíveis: mesmo com a taxa de administração, o consórcio ainda é uma alternativa mais barata, pois sua taxa é bem inferior aos juros atrelados a um financiamento, que podem chegar a mais de 25% por ano.
  • Flexibilidade: com a carta de crédito em mãos, a pessoa tem a possibilidade de a usar como achar melhor. Segundo o Banco Central, desde que seja da mesma categoria, pode-se adquirir qualquer bem. Ou seja, uma pessoa que tenha feito um consórcio de veículos, ao fim dele pode comprar carro, moto ou caminhão. No fim do consórcio, caso o participante desista de efetuar a compra, ele poderá retirar o dinheiro para si.
  • Garantia: ao pensar em realizar uma compra grande, muitos se preocupam com o que pode acontecer caso não consigam continuar a pagar. Em um financiamento, em caso de desistência, os valores já pagos são perdidos. Isso não acontece em um consórcio, onde existe a possibilidade de resgatar os valores pagos ao fim do plano, após o grupo ter a última assembleia.

Desvantagens

Apesar de ser mais barato, nem tudo são vantagens e é preciso considerar todos os aspectos envolvidos antes de tomar uma decisão. Algumas desvantagens relacionadas ao consórcio são:

  • Demora: um consórcio tem a duração média de cinco anos. Isso significa que caso a pessoa não dê lances, ela pode demorar até o fim do plano para adquirir o bem. Dessa forma, se a pessoa tiver urgência em realizar a compra, o consórcio pode não ser a melhor opção.
  • Inadimplência: para que todos possam receber a carta de crédito, é necessário que todos paguem em dia suas prestações, por esse motivo, o risco de inadimplência é preocupante. Uma dica para minimizar esse risco, é consultar junto a administradora, quais são os os impactos que a inadimplência de algum participante pode causar sobre os demais.

Confira as vantagens de fazer um consórcio de veículos!

Será que consórcio vale a pena?

Cada caso é diferente, por isso é necessário uma avaliação individual. Na maioria dos casos, se a pessoa não tem pressa, deseja fugir dos juros, quer flexibilidade e pagar menos, o consórcio pode sim valer a pena.

E no seu caso, consórcio vale a pena?

Simule o preço do seu seguro auto em nosso formulário.

Avalie nosso post

Artigos relacionados

sensor de temperatura carro

Saiba tudo sobre Sensor de Temperatura do Carro

Data: 20/02/24

Tempo estimado de leitura:

2 min
Categoria: Manutenção Carro Leia agora
o que é abalroamento

Descubra o que é abalroamento!

Data: 15/02/24

Tempo estimado de leitura:

2 min
Categoria: Manutenção Carro Leia agora
carros populares

Carros Populares: Os Melhores e os Mais Baratos

Data: 06/02/24

Tempo estimado de leitura:

4 min
Categoria: Marcas de Carro Leia agora

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *