Seta Balao

Cote o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Como o coronavírus está impactando o mercado de seguros

Pandemia de coronavírus está impactando o mercado de seguros e para driblar a situação, seguradoras contam com atendimento pela internet, incluindo a opção de renovar o seguro auto online. Saiba mais!

A pandemia de coronavírus veio como uma avalanche para cima do mundo todo, e já está causando impactos negativos na economia mundial. Os pequenos negócios estão sofrendo sérios perigos, com a falta de consumidores.

Ainda é cedo para se mensurar e até imaginar o impacto que pode realmente acontecer financeiramente, mas estima-se em bilhões de dólares no mundo todo.

Na área dos seguros os impactos serão limitados, pelo menos em curto prazo. Nem todas as empresas estão cobrindo os gastos médicos provenientes do Covid-19, doença causada pela infecção do coronavírus.

Como o coronavírus está impactando o mercado de seguros

Imagem de Steve Buissinne por Pixabay

Então, qual o impacto da pandemia para o setor de seguros?

Segundos especialistas, o impacto se assemelha ao que já ocorreu em pandemias e epidemias no passado. O surgimento de uma pandemia de determinada doença pode levar a uma queda nas produções. Mas, não é um caso que ativa o seguro. É diferente de uma catástrofe natural, que aciona o seguro por conta de perda de lucro.

No caso do coronavírus, o impacto vai acontecendo gradualmente, e não necessariamente causa um desastre. A epidemia/pandemia é um fator que não gera riscos cobertos pelas apólices, como desastres naturais.

Então, o impacto no setor de seguros não estima ser tão grande quanto nos outros setores econômicos. Os seguros que mais poderão sofrer impactos são os seguro viagem e o seguro de vida. Além de seguros menores como de educação, seguros de acidentes de trabalho, entre outros.

O seguro de automóvel pode ser o que menos sofrerá impacto, pela possibilidade de contratação e renovação online. Porém espera-se que será realizado um reajuste nos valores caso a economia do país fique muito afetada pós-surto.

As seguradoras tendem a analisar a cobertura de epidemias?

A ideia é que a demanda para cobertura de casos de epidemia e pandemia aumente após o surto do coronavírus. Como muitas empresas tiveram que pensar rapidamente em como atender seus clientes nessa emergência, é natural que as empresas elaborem um plano com cobertura em casos de epidemia/pandemia no futuro.

E os seguros de saúde privados? Qual o impacto nessa pandemia?

As pessoas que contraíram o coronavírus estão cobertas pelo plano de saúde, porém estando em nível de pandemia, a cobertura pode começar a ser questionada pelas operadoras. Embora os tribunais tenham uma forte tendência a dar o benefício ao consumidor, caso essa disputa vá a julgamento, vários casos podem virar uma disputa litigiosa entre as empresas e seus consumidores.

Os seguros de vida, por exemplo, podem também começar a se recusar a pagar indenizações de fatalidades causadas pela pandemia do coronavírus.

Na Europa, a maior parte da população atingida pelo vírus tem os custos de saúde pagos pelo governo. Já no Brasil, onde os planos privados têm um grande peso, podem surgir sérios prejuízos para as operadoras de planos de saúde decorrentes da pandemia.

Já o seguro auto é uma modalidade menos afetada, já que muitas empresas disponibilizam de atendimento on-line. Além disso, existem vários sites que possuem parceria com as melhores seguradoras de seguro de carro e realizam a cotação e renovação, como o SeguroAuto.org.

Os seguros das empresas sofrerão impacto pela pandemia?

Como o coronavírus está impactando o mercado de seguros

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Estima-se que o seguro de property, que tem como função proteger os bens das empresas, é o setor que mais será acionado. Principalmente nas empresas do ramo hoteleiro, turismo e transporte aéreo, por serem diretamente afetadas por conta dos cancelamentos de eventos e viagens.

Esse seguro é acionado quando eventos inesperados causam perdas ou danos patrimoniais, o que infelizmente é o esperado após o surto da pandemia.

O momento é de cautela, de espera e reclusão. Após o surto, o Brasil tem de se preparar para atender a população da forma que ela necessitar.

Fontes: Estadão e SindsegSP.

Leia mais artigos sobre:
Foto de Andréia Silveira

Andreia Silveira é redatora desde 2011, especialista em conteúdos sobre seguro para carros. É copidesque, redatora, editora e atua na área de criação de infográficos e release com dicas para autos. Também é responsável pela otimização SEO no canal do YouTube para o SeguroAuto.org.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *