Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Cuidado ao nomear o condutor principal do seguro auto

Informar o condutor principal no seguro de carro é fundamental. Porém, dizer que o condutor A é o principal, quando isso não condiz com a realidade, pode resultar em processo. Entenda sobre o assunto no texto.

Em busca de economia, quem contrata um seguro auto tenta, muitas vezes, “mascarar” a realidade da seguradora.

Isso acontece, por exemplo, quando o usuário indica o condutor principal do seguro auto diferente da realidade.

Apesar de parecer benéfico no momento, esse tipo de irregularidade impacta na hora do pagamento da indenização.

Por exemplo: não é raro vermos os pais se nomearem como condutores principais, quando, na verdade, quem passa a maior parte do tempo ao volante são os filhos.

Geralmente, essa medida dá certo desconto no seguro, pois a seguradora considera indivíduos mais velhos como mais experientes na direção.

Por isso, eles seriam menos sujeitos a sinistros, e assim podem contar com o seguro mais barato.

Mas, surge a dúvida: como isso poderia impactar no seguro, no caso de sinistro? E quais os custos quando o filho é indicado como condutor secundário?

Cuidado ao nomear o condutor principal do seguro auto

O condutor principal no seguro de carro

Quando o seguro auto é contratado, o consumidor precisa preencher um formulário de avaliação de risco, indicando quem é o condutor principal.

É necessário indicar também outros aspectos, como o local de tráfego do veículo e onde ele é mantido estacionado no dia a dia.

Com base nessas informações, os riscos de sinistro são definidos pela seguradora. Então, o valor do prêmio, ou seja, do custo do seguro, é determinado.

Isso quer dizer que o perfil do motorista e do carro, como a idade do indivíduo, estado civil, profissão, histórico de direção e outros, serão avaliados.

Quanto maior o risco de sinistros de um condutor, maior o custo do prêmio da proteção.

Por que nomear condutores adicionais?

Quando um condutor principal de um veículo é nomeado no seguro, não significa que ele será o único que poderá dirigir o carro.

Na verdade, há a possibilidade de nomear os condutores secundários, aqueles que passam menos tempo ao volante, mas que também estarão sujeitos a sinistros na direção.

É bastante comum que as seguradoras cobrem um valor extra por cada motorista adicional nomeado. Porém, essa é uma despesa necessária, pois só assim o usuário terá a segurança de receber a indenização.

O que acontece se um condutor diferente for nomeado no seguro auto?

Pensando em economizar, não é raro vermos os segurados mentirem no formulário de risco das seguradoras.

Com “pequenas mentiras” ou omissões, eles buscam conseguir um prêmio com menor valor — o que costuma acontecer.

Como no exemplo já citado, em que os pais geralmente colocam o seguro em seus nomes, pois sabem que o valor do prêmio será inferior.

Isso mesmo que os filhos sejam os motoristas principais. Afinal, quanto mais jovem o motorista, menos experiência ele possui ao volante, e maiores as chances de se envolver em um acidente.

Em situações deste tipo, em que o perfil incorreto é informado, a seguradora poderá negar a indenização.

O mesmo para omissão do local de estacionamento, estado civil dos condutores, local de tráfego ou endereço do usuário, e mais.

Tudo isso porque, se houver um sinistro, a seguradora passa a investigar o ocorrido para realizar o pagamento da indenização.

Se constatado que foram fornecidas informações falsas no formulário, de forma intencional e para benefício do segurado, a probabilidade dos prejuízos serem ressarcidos será pequena.

Assim, as empresas se recusam a fazer o pagamento da indenização, e todo o dinheiro pago como mensalidade é perdido pelo segurado.

Vale lembrar que, ao fornecer informações falsas, o consumidor comete uma fraude. Este é o motivo da negativa da indenização. Caso deseje, a seguradora também poderá processar o usuário pelas irregularidades.

Por isso, quando for contratar um seguro auto , preencha o formulário com atenção, e fornecendo todas as informações de modo fiel à realidade.

Caso perceba inconsistências após a assinatura do contrato, você poderá entrar em contato com a empresa e fazer um endosso do seguro.

Um endosso também deve ser feito caso os dados mudem, como após a troca de endereço residencial do segurado.

Franquia e coberturas do seguro auto

Com os cuidados citados até aqui, será possível dirigir tranquilamente pelas ruas. Afinal, você saberá que, se algo acontecer, poderá contar com o amparo da seguradora.

Tanto para a cobertura parcial do prejuízo, quanto para, se for o caso, o recebimento da indenização integral.

Uma perda parcial do veículo ocorre quando os danos correspondem a, no máximo, 75% do valor do carro. Nessa situação, o segurado recebe valores para pagar parte dos reparos.

Para a quitação do restante, o indivíduo arca com a chamada franquia, ou seja, a sua parcela dos valores totais para conserto.

Já a perda total do automóvel acontece quando os danos são maiores do que 75% do valor do carro. Assim como quando o veículo é roubado ou furtado, e não recuperado pela polícia.

Nestes cenários, não há franquia, e o usuário recebe indenização integral para a compra de um novo veículo.

Na hora de contratar o seguro, lembre-se de considerar, ainda, os tipos de cobertura da proteção. É importante conversar com o seu corretor, e avaliar as opções mais interessantes ao seu veículo.

Para saber o custo da sua proteção de acordo com o condutor principal no seguro de carro, você pode solicitar várias cotações às seguradoras.

Depois, avalie qual a melhor opção ao seu veículo. Não minta, nem omita informações! É melhor pagar um prêmio mais caro e se manter segurado, do que economizar na contratação e não obter indenização em caso de sinistro.

Leia mais artigos sobre:

8 Comentários

  • Marcos Roismann says:

    Boa noite, minha dúvida é que o carro é meu, tenho recibo de compra e venda, comprei do meu pai pouco tempo antes dele falecer, porém agora terá que fazer o inventário e como estava o seguro em nome da minha madrasta, continuou desde 2014 até a data de hoje, eu sou o condutor principal do veiculo e tenho 7 dias de carro reserva, só que a corretora que fez o seguro, disse que eu não posso ter o carro reserva, por conta que não tenho cartão de credito, e a locadora aceita que eu passe o cartão da minha irmã, e a corretora disse que não pode ser minha irmã, tenho todos os comprovante que paguei o seguro, a seguradora diz que posso fazer formulário que minha irmã vai passar o cartão de credito, a corretora disse que não pode por conta que a segurada não aceita. Está certo este proceder da corretora, recebi a apólice e não consta sobre isso. Quais são os meus direitos?
    Desde o dia 06/03/2019 estou gastando com táxi, uber e acabou minha reserva, posso pedir indenização a corretora, caso tenho direito?

    Obrigado

  • Débora Santana says:

    Bom dia,

    Tenho uma dúvida, eu e meu marido dirigimos na mesma proporção, como faremos esse seguro já que nós temos a mesma idade e sou mais velha que ele apenas 2 meses e 15 dias?

    Obrigada

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Débora,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário em nossa página clicando no link https://goo.gl/gc1bj1 e aguarde um corretor parceiro entrar em contato com você para tirar suas dúvidas.

      Atenciosamente.

  • Fernanda says:

    Oi,

    De fato eu serei a condutora principal e meu filho só em casos de emergência.
    Ele sendo o condutor secundário, meu seguro ficara mais caro?

    Grata

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Fernanda,

      Agradecemos seu contato.
      Geralmente o seguro fica mais caro nestes casos, pela idade do seu filho.
      Para fazer uma cotação, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://goo.gl/gc1bj1 para que um corretor parceiro entre em contato com você e tire suas dúvidas.

      Atenciosamente.

  • Ana Paula Chaves Torres says:

    Boa tarde, adicionei um condutor no seguro do meu carro para trabalharmos como Uber, posso cancelar?

    Att.

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Ana Paula,

      Obrigada pela mensagem.
      Para esse tipo de dúvida, entre em contato com seu corretor para que possa ajuda-la mediante ao seu contrato.

      Atenciosamente.

  • Marisalas says:

    Oi,

    Obrigado pela explicação Dalton.

    Até mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *