Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Cuidado ao nomear o condutor principal do seguro auto

Informar o condutor principal no seguro de carro que não condiz com a realidade pode resultar em processo. Entenda sobre isso.

Quem contrata um seguro auto, muitas vezes, acaba indicando o condutor principal diferente da realidade e isso impacta na hora do pagamento da indenização.

Não é raro vermos os pais se nomearem como condutores principais quando quem passa a maior parte do tempo ao volante são os filhos.

Mas, surge a dúvida, como isso poderia impactar no seguro que o filho foi indicado como condutor secundário?

Cuidado ao nomear o condutor principal do seguro auto

O condutor principal no seguro de carro

Quando o seguro auto é contratado é preciso preencher um formulário de avaliação de risco, indicando quem é o condutor principal.

Com base nessa informação é que se terá identificado a maior parte dos riscos e será determinado o valor do prêmio.

Isso quer dizer que o perfil do motorista como idade, estado civil, profissão, histórico de direção e outros serão avaliados.

Condutores adicionais

Ao nomear o condutor principal não significa que ele será o único que poderá dirigir o veículo. Há a possibilidade de nomear os condutores secundários, aqueles que passam menos tempo ao volante.

É bastante comum que as seguradoras cobrem um valor pelos motoristas adicionais, porém, essa é uma despesa necessária para receber a indenização.

O que acontece se um condutor diferente for nomeado?

Pensando em economizar não é raro vermos os segurados mentirem no formulário para conseguir um prêmio com o valor menor.

Os pais costumam colocar o seguro em seus nomes, pois sabem que o valor será inferior. Isso acontece porque quanto mais jovem o motorista menos experiência possui ao volante e maiores as chances de se envolver em um acidente.

Nesse caso, se houver um sinistro a seguradora passa a investigar o ocorrido para realizar o pagamento da indenização.

Se constatado que foram fornecidas informações falsas no formulário com a intenção da seguradora se beneficiar, a probabilidade dele ter o pagamento dos danos pagos é bem pequena.

As empresas se recusam a fazer o pagamento da indenização e todo o dinheiro pago é perdido.

Vale lembrar que ao fornecer informações falsas se está cometendo uma crise e a pessoa ainda pode ser processada por isso.

Portanto, quando for contratar um seguro auto é indicado que o formulário seja preenchido com atenção é que todas as informações sejam verdadeiras.

Dessa forma é possível dirigir tranquilamente pelas ruas e saber que se algo acontecer poderá contar com o amparo da seguradora e que não perderá dinheiro.

Que saber o custo do condutor principal no seguro de carro? Solicite uma cotação e tenha essa informação.

Leia mais artigos sobre:

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *