dcsimg

Dicas para quem sonha em comprar uma motocicleta

Dicas para quem sonha em comprar uma motocicleta Verifique estas dicas sobre como pesquisar a melhor opção. Saiba sobre o que perguntar antes de fazer essa compra. 

Com a alta temporada de férias, sugerindo passeios bacanas, as motocicletas esportivas, para viagem ou as que atendem a passeios e trabalho estão cada vez mais se tornando uma ideia atraente e um item de consumo desejado.

Antes de ceder ao impulso, se você está pensando em comprar uma motocicleta, seja para lazer ou trabalho, tenha certeza de que você pesquisou corretamente antes de comprar. Enquanto que as marcas como Honda, Yamaha e Harley-Davidson são as top mais procuradas, a maioria dos compradores demora aproximadamente três meses procurando pelo modelo ideal antes de fazer suas compras.

 

Muitos do que vendem ou compram motocicletas têm uma relação de intimidade com as motos. As pesquisas mostram que a maioria dos compradores considera que a compra de uma motocicleta é um sonho que eles sempre desejaram realizar. Para evitar qualquer surpresa desagradável, é preciso se preparar para a compra e estar certo de que as emoções estarão sob controle na hora da decisão de fechar negócio.

As dicas a seguir podem ajudar você a manter os dois pés no chão, até que, é claro, esteja montado em sua moto, fazendo o próximo passeio. Com estes cuidados, poderá ficar tranquilo para encontrar e comprar a motocicleta perfeita para você!

Faça perguntas

– Não tenha medo de perguntar ao vendedor, se a motocicleta for usada, qual a quilometragem, se ainda está na garantia e quais os itens que recentemente passaram por manutenção ou reparos. Pergunte sobre a qualidade das peças que foram substituídas e a quanto tempo isso foi feito.

Respeite o seu orçamento

            – Apesar dos preços variarem de acordo com o ano de fabricação e modelo da motocicleta, existe um preço médio que você precisa saber. O preço não deve ser a única coisa a ser considerada, mas é preciso que você tenha certeza de poder arcar com os custos de manutenção e as taxas de seguro também.

Identifique suas necessidades

            – Saiba para que você vai usar sua motocicleta. Seu uso vai ser na cidade? Ou você pretende utilizar a estrada e viajar pelo país? Você está procurando por conforto ou por velocidade? O seu foco é a performance? Lembre-se também de considerar seu peso e altura, alguns modelos não são adequados para todos.

Verifique se você tem a habilitação adequada

            – Para dirigir uma motocicleta você vai precisar de uma licença e um capacete. Existem diferentes tipos de licença, dependendo do tipo de motocicleta que você vai dirigir. Portanto, esteja certo de que vai poder fazer os cursos adequados e estar devidamente habilitado antes de pegar a estrada.

Encontre o vendedor pessoalmente

– Mesmo que esteja comprando a motocicleta online, em um site renomado ou de um particular, é importante encontrar o vendedor, ver a motocicleta e experimentá-la, mesmo que seja em um estacionamento. Antes disso, seria bom ter um seguro pessoal e a habilitação.

Motocicletas para lazer

Um fenômeno que observamos nas manhãs de sábado ou domingo são as estradas lotadas de quem vai rodar em suas motocicletas para lazer e mesmo válvula de escapa de sua vida profissional estressante.

A motocicleta para lazer está cada vez mais nos hábitos dos brasileiros, com vendas de modelos cujos preços são superiores aos dos melhores modelos de automóveis, acima de R$100 mil. Nesse nicho de mercado não há crise, porque seus compradores pertencem à classe A ou B, adquirindo suas motos sem precisar mesmo de financiamento. As motos que se destinam ao lazer, para percorrer longas distâncias na estrada, muitas vezes não são utilizadas para transporte diário.

Lazer de moto

Faça a cotação do seu seguro auto online!
Qual é a marca do seu carro?

Quem tem uma moto para lazer tem perfil curioso. Muitos não são jovens, mas sempre gostaram de motocicletas desde a juventude, apenas deixaram esse sonho de lado enquanto viveram as fases da vida dedicadas ao trabalho, casamento, filhos pequenos. Em uma nova fase da vida, a paixão por motocicletas reaparece, representando a oportunidade de viver a aventura e o prazer de pilotar, fugindo da rotina.

Voltar a pilotar uma moto não é difícil. Para quem vai fazer isso de fim de semana, a capacidade de dominar a direção desse veículo será rápida. As atuais motocicletas incorporaram muito mais tecnologia de ponta em relação aos modelos mais antigos, o que facilita a operação.

O piloto da moto de lazer, mais cara, geralmente é uma pessoa mais madura, com mais responsabilidade. Não é preciso ser um atleta para pilotar, no entanto, é bom estar com um razoável condicionamento físico e alongamento, que são obtidos com exercícios específicos.

Andar de moto

Entretanto, quem nunca teve contato com motocicletas antes precisa ser mais cuidadoso na escolha da motocicleta de lazer. Se a escolha não for bem acertada, se a estratégia não for planejada, o sonho pode se transformar em pesadelo.

Para o comércio de motos, os melhores clientes são realmente os homens bem sucedidos de meia-idade, que procuram as sonhadas motocicletas para seus passeios aos sábados e domingos. Os candidatos a motociclistas são fascinados pelas motos de alta cilindrada, com aquele visual clássico ligado aos ícones do cinema. Algo como uma Harley-Davidson, um ícone do estilo de vida livre e transgressor, popularizado desde a década de 50 do séc. XX, por filmes em que motocicletas tem lugar de destaque, como em The Wild Onde (O Selvagem), com Marlon Brando, em uma Triumph Thunderbird T6 ou no famoso Easy Rider (Sem Destino), com Jack Nicholson e Dennis Hopper pilotando Harley Davidsons na década de 70, Top Gun (Ases Indomáveis), com Tom Cruise, em uma Kawasaki e Terminator (Exterminador do Futuro), com Schwarzenegger conduzindo uma Honda 750 no primeiro filme e uma Harley Davidson Fatboy, no segundo episódio, filmes da década de 80.

Motos “custom”

As motos “custom” são as chamadas motos estradeiras, para quem dá prioridade ao conforto e não à velocidade. Caracterizam-se por terem um tanque de combustível grande e um banco que torna a viagem longa mais confortável, porque o piloto fica recostado para trás e com os pés para frente. Também o acompanhante viaja acomodado em encostos, de forma confortável.

São motos de formas clássicas e atemporais, que atraem novos motociclistas, nem tão jovens assim. As mais sonhadas máquinas são ainda as Harley-Davidson, que apesar de grandes e pesadas, são relativamente fáceis de conduzir.

Alguns fatores também justificam essa preferência, como a sua configuração que facita as manobras e a altura em que fica o banco, que facilita apoiar os pés no chão para corrigir um desequilíbrio. Até mesmo motos menores e mais leves podem ser mais difíceis de controlar do que uma Harley Davidson.

As motos “custom” chamam a atenção por terem peças cromadas e brilhantes. Geralmente também há alforjes de couro preto, para acomodar peças e bagagens. Os seus motociclistas costumam se filiar a clubes, onde trocam experiências, elegendo as viagens em suas motos como um estilo de vida.

Os clubes e associações integram os recém-chegados ao mundo das motocicletas, sugerindo roteiros para viagens, passeios curtos, de até um dia. Seus integrantes marcam encontros em restaurantes, onde o papo gira em torno das motos. A motocicleta, que em outros tempos foi símbolo de rebeldia e ainda representa agressividade, nesses momentos de confraternização de motociclistas passa a ser o instrumento de lazer para profissionais liberais, que encontram uma forma de experimentar a liberdade de estarem na estrada, cabelos ao vento, conhecendo lugares novos e partilhando tranquilamente suas experiências com novos amigos.

Comentários

Sanaira Silveira - 26 de Fevereiro de 2016 às 13:56

Bom dia Josival,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Caso tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, preencha o formulário na home-page do nosso site para que um de nossos parceiros entre em contato com você.

Abraço.

Josival - 23 de Fevereiro de 2016 às 14:51

Olá,

Tenho uma Custon 750, é ótimo pilotar com segurança e conforto.

Até mais.

Postar um comentário