dcsimg

Direitos e deveres dos pedestres. Tem até multa!

O Código de Trânsito Brasileiro determina quais são as leis de trânsito que os condutores devem cumprir. Quando algumas dessas regras é descumpridas, podem ser aplicadas penalidades legais, mais conhecidas como multas.

Porém, o que muita gente esquece é que não são apenas os motoristas que devem cumprir com a legislação vigente.

Para que uma cidade possa ser organizada e diminuir os riscos de acidentes automotivos, os pedestres também precisam cumprir com algumas regras.

Eles não podem andar em qualquer lugar e nem fazer o que bem entender. Em alguns municípios inclusive, existem multas que são aplicadas, porém por falta de fiscalização, em muitas localidades passam despercebidos.

Por isso, é preciso conhecer bem os direitos e deveres dos pedestres para que nenhuma dessas regras sejam descumpridas e a vida das pessoas não seja colocada em risco.

Direitos e deveres dos pedestres. Tem até multa!

Uso do celular

Isso pode parecer um pouco estranho, mas já parou para pensar quantos atropelamentos acontecem com pessoas distraídas usando o celular?

Esse pequeno equipamento pode ser uma excelente fonte para se informar e se divertir, porém, pode trazer sérios riscos.

Ao ficar olhando para a tela ou conversando com alguém, a sua percepção do espaço diminui e isso faz com que se preste menos atenção ao seu redor.

Além de estar vulnerável e sujeito a roubos, o celular pode fazer com que você entre na frente de um carro sem nem mesmo notar. Por isso, o uso de aparelho é proibido para motoristas e pedestres.

Olhar para os dois lados

Quando criança sua mãe pegava na sua mão e te fazia olhar para os dois lados antes de atravessar a rua. Porém, quando se cresce muitas pessoas abandonam esse hábito.

Ele deveria continuar, pois é para a sua segurança. Antes de atravessar é sempre indicado olhar bem se não está vindo nenhum veículo dos dois lados, mesmo que a rua seja contramão. Isso pode prevenir muitos acidentes.

Atravessar fora da faixa

Todo mundo sabe que é preciso atravessar as vias na faixa de pedestre, porém, nem sempre é o que se vê pelas ruas.

Alguns transeuntes atravessam em qualquer lugar, optando pelo que está mais fácil e sempre tem uma desculpa para esse deslize.

Faça a cotação do seu seguro auto online!
Qual é a marca do seu carro?

Em locais em que não há um semáforo, a prioridade é do pedestre, mas nem sempre os carros acabam parando. Independentemente dos motoristas seguirem ou não as regras, quem está a pé deve seguir,  mas, se não quiser atravessar na faixa, saiba que pode estar sujeito a uma multa que corresponde a 50% do valor de uma “multa leve” de infração de trânsito.

Não usar a passarela

Não é raro vermos pessoas se arriscando e travessando correndo no meio de estradas, na maior parte das vezes isso acaba resultando em acidentes fatais. Os veículos em alta velocidade não tem tempo de parar antes da colisão.

Para evitar esse tipo de problema existem as passarelas, que muitos ignoram. Mas o simples fato de andar um pouco mais, garante uma travessia da pista mais segura e preserva milhares de vidas.

Andar na pista

Pode parecer estranho, mas apenas em algumas situações os pedestres tem direito a andar na pista destinada aos veículos.

O ideal é que haja calçadas para que a circulação de pessoas e veículos seja mais segura, porém, nem sempre isso é possível.

Em estradas rurais, por exemplo, o pedestre pode transitar no acostamento quando não houver um espaço destinado a ele e isso precisa ser respeitado.

Já nas cidades, o pedestre pode andar nos lados extremos da pista, mas é preciso ter atenção ao sentido. Ele sempre deve estar no sentido contrário do qual os veículos estão vindo.

Leia mais artigos sobre:

Comentários

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário