Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

O que é o seguro RETA?

O seguro RETA é uma proteção obrigatória para aeronaves. Descubra quais são as coberturas que ele disponibiliza e quem fica isento de ter essa proteção.

O seguro RETA ou Responsabilidade Civil do Explorador ou Transportador Aéreo é um seguro obrigatório para aeronaves que garante proteção para bagagens, tripulantes e passageiros.

Ele também oferece proteção para a aeronave a danos que possam ser causados a ela.

Ele deve ser utilizado por todas as aeronaves independentemente de sua utilização ou operação.

Entretanto, aviões particulares que não transportam passageiros ou os agrícolas pilotados pelos próprios donos são isentos de algumas coberturas, sendo preciso contratar apenas as de Pessoas e Bens no solo e Colisão e abalroamento.

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) órgão que fiscaliza o setor de aviação no Brasil informa que é obrigatório a contratação do seguro RETA. Ela que fiscaliza todo o setor e quando necessário solicita documentos aos proprietários ou arrendatários das aeronaves.

Para que possa comprovar que há o seguro RETA para uma determinada aeronave, se houver uma fiscalização será preciso apresentar a apólice ou certificação do seguro com seu prazo de vigência e comprovante do pagamento.

O que é o seguro RETA?

As coberturas do seguro RETA

As coberturas se dividem em 4 categorias:

Tripulantes – Para os tripulantes a cobertura é a mesma que para os passageiros com o diferencial apenas do público para o qual se destina.

Pax (passageiros) – Ele é válido em casos de morte ou invalidez permanente ou incapacidade temporária. Ele também cobre despesas com assistência médica e suplementares. Quando contratado tem a opção de incluir bagagens.

Pessoas e Bens no solo – Ela cobre sinistros que venham a correr no solo, antes ou após o voo. As coberturas são as mesmas dos casos anteriores e se soma a elas danos materiais causados a terceiros.

Colisão e abalroamento – nesse caso há cobertura de danos a aeronave abalroada quando há comprovação de culpa.

A cobertura de bagagens pode ser vendida de forma separada ou em conjunto com a de passageiros e tripulantes. Isso dependerá da forma como cada seguradora trabalha.

Os valores de indenização em caso de sinistro também são variáveis, devendo essa informação estar na apólice.

Se vai viajar, mesmo que seja em um avião ou helicóptero já pode fazer o seu trajeto mais tranquilo, pois, sabe que a aeronave estará protegida por um seguro.

Já quem é proprietário precisa se atentar as datas para não deixar o seguro RETA vender e descumprir com normas obrigatórias.

Aproveita para já refazer a cotação do seu seguro RETA ou cotar um novo para uma aeronave recém-adquira.

Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *