dcsimg

O que é um carro sinistrado e quais cuidados tomar

Você já deve ter ouvido que deve ter cuidado ao comprar um carro direto do proprietário, pois ele pode ser sinistra. Mas afinal o que é um carro sinistrado e quais cuidados tomar antes de realizar a compra?

 Segundo a Fenabrave, a  venda de carros novos subiu 3,65% no primeiro semestre de 2017. Em contrapartida, a venda de seminovos cresceu 9,78%. Existem alguns riscos ao se comprar um carro usado e um deles é que o carro seja sinistrado.

O que é um carro sinistrado e quais cuidados tomar

O que é um carro sinistrado?

Sinistro é simplesmente quando um carro sofre algum dano e é necessário acionar a seguradora. O que é coberto no seguro vai depender do tipo de apólice do segurado e o que está especificado no contrato.

Quais são os tipos de sinistro?

Quando ocorre algum incidente e é acionada a seguradora, o segurado recebe uma indenização que pode ser parcial ou integral.

Sinistro parcial – caso aconteça um acidente e o valor de reparo não ultrapasse 75% do preço do automóvel na tabela FIPE, a seguradora irá arcar com o conserto e o segurado paga a franquia e recebe o carro de volta.

Sinistro integral –  o veículo entra nesta categoria em caso de roubo ou furto (se ele não for encontrado), incêndio ou perda total (preço de reparo ultrapassa 75% do valor do carro).

Dá para saber se um veículo é sinistrado?

 A documentação é a mesma, a única diferença é que o Detran exige que na parte inferior do documento conste a informação “Sinistro/Recuperação”.

É possível verificar também pela internet, dependendo da região em que você se encontra. O site do Detran do Paraná e do Distrito Federal já oferecem este serviço. Basta ter a placa do carro e o número do chassi para fazer consulta.

Existe também uma exigência de que o carro sinistrado deve passar por vistoria em um posto do INMETRO.

É permitido vender o carro sinistrado?

Apesar de muitas pessoas acharem que é ilegal vender um carro sinistrado, isto não é verdade. Não é permitido omitir esta informação. Alguns revendedores costumam dar golpes e revender o carro como se fosse sinistrado. É preciso ficar de olho,

Além do risco de o veículo apresentar problemas, principalmente quando o sinistro foi uma batida com o comprometimento do motor,

É um risco comprar um carro sinistrado? Quais cuidados devo tomar?

A vantagem de se comprar um carro sinistrado é o preço. Geralmente o valor do veículo caí de 30 a 40%, geralmente porque o comprador não quer arriscar e comprar um carro que já teve muitos problemas, principalmente em caso de sinistro de colisão que comprometeu o motor.

O grande problema é na hora de contratar um seguro. O valor será bem mais alto e será bem difícil encontrar uma seguradora que aceite fechar contrato. No final das contas, o barato pode sair caro.

Pense bem os prós e os contras na hora de comprar um carro sinistrado. Lembre-se de verificar os documentos na compra de um carro usado e não se esqueça de contratar um seguro após a aquisição. Aproveite e faça uma cotação sem compromisso.

Leia mais artigos sobre:

Comentários

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário